em

AmeiAmei

Máscara de carvão ativado: para que serve e como aplicar em casa

O carvão ativado é um poderoso desintoxicante com várias utilidades, entre elas, limpar a pele

mascara de carvao ativado
Crédito: Freepik

O carvão ativado é um produto vendido em farmácias na forma de comprimido ou cápsula. Ele é um composto de cor preta, semelhante ao carvão de churrasco, mas não é a mesma coisa. Na hora de usar uma máscara de carvão, precisa comprar o tipo ativado.

Esse carvão é obtido por meio da queima de materiais orgânicos, como madeiras, cortiças e cascas de coco. O processo não deve ser feito em casa, pois necessita de cuidados especiais. Então, para fazer em casa, compre os comprimidos na farmácia. Veja quais são os benefícios para a pele e como preparar.

Benefícios

carvao de farmacia na pele
Crédito: Distrito SA

A principal utilidade do carvão ativado é a desintoxicação do organismo. Ele é usado para tratar de cães envenenados e também em hospitais para eliminar as toxinas de pessoas que abusaram de substâncias químicas ou sofreram intoxicação alimentar.

Mas também é amplamente utilizado na indústria cosmética, inclusive para fazer máscara de carvão ativado. Veja o que ele faz de bom para a pele:

Absorção de toxinas

Ao aplicar a máscara no rosto ele vai atuar absorvendo o excesso de toxinas que estão dentro da pele, ajudando a deixá-la limpa, mais bonita e mais macia.

Controle de oleosidade e fechamento de poros

Quem sofre com a pele muito oleosa, antes de aplicar qualquer máscara por conta própria, primeiro deve ir ao dermatologista para verificar a causa do problema. Depois, se o médico recomendar, pode utilizar a máscara de carvão ativado para ajudar a reduzir a oleosidade e, como consequência, fechar os poros dilatados.

Limpa, sem tirar a hidratação

Ao absorver as toxinas da pele, o carvão leva embora os poluentes do dia a dia, os resquícios de maquiagem, o excesso de óleo e deixa os cravos menos aparentes.

Por conta disso, ele também pode auxiliar no controle da acne, dependendo do caso de cada paciente, pois é necessário ter a orientação do dermatologista, evitando que o produto reaja com outros medicamentos utilizados no tratamento da acne.

O fato é que essa máscara oferece todos esses benefícios sem tirar a hidratação da pele, deixando-a mais lisa, macia e iluminada.

Como aplicar em casa

fazer mascara de carvao em casa
Crédito: Freepik

É possível que você encontre pela internet várias receitas de máscara com o carvão ativado e cola branca, na intenção de remover os cravos. Não siga essas receitas, pois cola branca não foi feita para aplicar na pele, nem mesmo as não tóxicas. Veja receitas seguras para usar e, ainda assim, só aplique se a sua pele estiver totalmente saudável.

Máscara pronta de carvão para remoção de cravos

A primeira dica, caso tenha medo de fazer misturinhas caseiras e dar errado, é comprar um produto pronto. Diversas marcas de cosméticos, dessas mais conhecidas no Brasil, já lançaram máscaras que atuam com esse mesmo efeito da versão caseira com cola branca, só que de forma mais segura, testada e aprovada.

Essas máscaras removem cerca de 70% do cravos, mas não servem como tratamento profundo. Então, podem ser aplicadas de vez em quando, mas pelo menos uma vez por mês é bom ir ao dermatologista ou esteticista para uma limpeza profunda. Confira no vídeo como funciona:

Máscara detox

Essa é outra recomendação segura para testar em casa comprando um produto pronto. Além das máscaras que grudam na pele para removerem os cravos, existem também as mais maleáveis, que não secam e grudam. Esses tipos são aplicados e depois removidos com água. A intenção é proporcionar a limpeza e remoção das toxinas. Confira no vídeo como usar:

Máscara caseira com carvão ativado

Essa sim é uma receita de misturinha caseira que serve para limpar a pele de forma segura, usando carvão ativado, argila verde e soro fisiológico, todos ingredientes recomendados pelos dermatologistas. Confira no vídeo como preparar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

síndrome mão-pé-boca

Síndrome mão-pé-boca: conheça os sintomas e como tratar

como negociar dívidas

Como negociar dívidas e evitar contraí-las de novo