A maionese é um dos molhos mais usados pelos brasileiros na hora de preparar sanduíches, saladas, carnes e massas. Há quem a use apenas para complementar o prato pronto e quem a inclua durante o preparo da receita. Dá para usar maionese em quase tudo. Porém, também tem a parcela de pessoas que evita comer esse molho por achar que maionese faz mal à saúde. Será que faz sentido? Veja agora.
Maionese faz mal ou não?
Existe, sim, motivo para muitas pessoas pensarem que maionese faz mal à saúde. A começar pelo fato de ser um produto industrializado, rico em conservantes e outros químicos que o corpo vai ter que passar mais trabalho para eliminar.
Porém, a maionese faz mal à saúde se for consumida em exagero. O ideal é evitar os industrializados todos, mas uma pessoa saudável, que não é sedentária, pode comer uma pequena porção sem que isso afete a sua boa saúde.
Os problemas que podem surgir se consumir maionese em excesso estão relacionados ao acúmulo de gordura, já que mesmo a versão light é calórica. Como consequência, existe o risco do aumento do colesterol ruim, da pressão alta e do excesso de sódio no organismo. Vale lembrar que o sódio é um mineral muito importante para a manutenção da saúde, mas em exagero também faz mal, e muito.
No caso de preferir consumir maionese caseira, feita à base de ovo, vinagre e óleo, de fato é melhor se você equilibrar as quantidades de cada ingrediente. Mas o cuidado que deve ter com a dose diária permanece o mesmo. Também deve lembrar de ter cuidado especial com a utilização do ovo cru devido ao risco de contaminação por salmonela.
Mitos e verdades sobre a maionese
Agora você já sabe que maionese faz mal quando consumida em excesso, mas ainda assim é bom esclarecer algumas dúvidas que são os mitos e verdades sobre a maionese para garantir que faça a melhor escolha.
Aumenta o colesterol
Verdade. Se consumida em excesso, tanto a maionese industrializada quanto a caseira podem aumentar o colesterol devido ao óleo e à gema de ovo utilizados nas receitas. Por isso, se você já tem essa tendência, a forma mais segura de consumir qualquer tipo de maionese é consultando o seu médico para que ele diga a quantidade adequada e para qual tipo deve dar preferência.
Engorda
Verdade. A resposta é a mesma para a questão anterior. Se você comer demais, ou seja, mais do que uma colher de sopa ao dia, e inclui-la em refeições pouco saudáveis, como no pão ou no macarrão, vai engordar. Então, não é apenas a maionese que vai causar esse efeito, e sim, o conjunto de atitudes, inclusive ser uma pessoa sedentária.
Maionese light não faz mal
Mito. Para que as pessoas pensem estar consumindo um alimento mais saudável, a indústria faz pequenas alterações nas receitas, reduzindo minimamente as quantidades de sódio e gordura. Porém, essas alterações não transformam a versão industrializada em um alimento saudável, apenas um pouco menos nocivo. Então, não pode comer à vontade só porque é light.
Maionese industrializada tem menor risco de contaminação
Mito. Embora a maionese industrializada contenha químicos o suficiente para que sua validade seja muito maior do que a versão caseira, ela também estraga com muita facilidade e há risco de contaminação. Então, nunca deixe-a fora da geladeira depois de aberta e, mesmo estando na geladeira, nunca consuma fora do prazo de validade.
Receita de maionese fit
É sempre bom aprender receitas alternativas às mais comuns, principalmente quando são mais saudáveis e igualmente saborosas. Uma dessas receitas é a maionese fit de abacate, já ouviu falar? O abacate é uma ótima fruta para incluir na dieta, pois contém gorduras que são saudáveis, além de uma ótima consistência para fazer um molho para saladas, sanduíches, carnes e petiscos. Veja como é simples preparar:
Ingredientes
Abacate: 1 unidade;
Azeite de oliva extravirgem: ½ xícara (chá);
Água: 8 colheres (sopa);
Pimenta: 1 pitada;
Sal: 1 colher (chá);
Ervas aromáticas: a gosto;
Limão: suco de 1 unidade.
Modo de preparo
Prefere uma versão fit sem abacate? Então confira essa outra receita no vídeo:

