em

Como limpar sapato de verniz em 6 passos fáceis e práticos

Veja o passo a passo e dicas para manter seus sapatos de verniz sempre lindos e brilhosos
limpar sapato de verniz
Crédito: Libreshot

Qualquer tipo de sujeira aparece com facilidade nos sapatos de verniz, pois o brilho desse material destaca tudo o que estiver sobre ele. Então, se você gosta do visual elegante do verniz para montar seus looks, veja como limpar sapato de verniz para tirar todas as manchas e sem deixar marcas.

Como limpar sapato de verniz passo a passo

Não precisa de muita coisa para fazer uma limpeza nos sapatos de verniz, mas é importante usar os produtos certos para que o brilho se destaque e o sapato pareça sempre novo.

1. Remova o pó

O primeiro passo para limpar sapato de verniz é usar um pano macio, seco ou úmido, para tirar todo o pó dos sapatos, mesmo que estejam guardados. Pequenas partículas de pó podem riscar o verniz na hora de aplicar o produto. Se tiver passado um pano úmido, seque com outro pano em seguida.

Como limpar tênis branco e deixá-los como novo

2. Aplique o produto

A limpeza correta do sapato de verniz deve ser feita com produto próprio para esse material que você encontra em uma sapataria. Depois de aplicar o produto, aguarde o tempo recomendado na embalagem.

3. Lustre os sapatos

limpar sapato de verniz
Crédito: Pisamonas

Passado o tempo de ação do produto para limpar sapato de verniz, lustre-os com um pano macio e seco para remover todas as manchas e dar o brilho perfeito.

Como limpar sapato de camurça sem estragar o tecido

4. Evite rachaduras

Os sapatos de verniz podem rachar, descascar ou craquelar com o tempo de uso, então uma boa dica para evitar ao máximo que isso aconteça é manter os sapatos sempre hidratados.

Você pode fazer isso aplicando uma fina camada de vaselina líquida, glicerina ou azeite de oliva nos sapatos uma ou duas vezes por ano. Em pequena quantidade esses produtos também servem para a limpeza periódica, caso não tenha o adequado em mãos.

5. Produtos para sujeiras mais difíceis

Se os seus sapatos de verniz estiverem com uma sujeira mais difícil de remover, pode aplicar um pano limpo, macio e umedecido com um pouco de lustra-móveis ou limpa-vidros.

6. Proteja os sapatos

Quando for guardar os sapatos na sapateira ou na caixa, depois de limpos, coloque uma meia de seda ou um pedaço de feltro em volta de um do pés para evitar que encostem um no outro e o atrito do verniz danifique os sapatos. Deixe-os guardados na sombra.

Se tiver dúvidas de com fazer a aplicação dos produtos para devolver o brilho, confira o vídeo:

limpar cooktop
Como limpar cooktop: 5 dicas simples para colocar em prática
fazer lençol de elástico
Como fazer lençol de elástico a partir de um lençol simples