em

4 Maneiras de limpar sapato de camurça sem estragar o tecido

Não deixe de comprar lindos sapatos de camurça por medo de estragar o tecido. Veja estas dicas de como cuidar.
limpar sapato de camurça
Designed by Freepik

Os sapatos de camurça trazem um ar mais elegante ao visual, porém na hora de limpar é preciso ter alguns cuidados extras, pois o tecido é delicado. Esses sapatos, por exemplo, não devem ser lustrados. Pensando nisso separamos as melhores maneiras de limpar sapato de camurça sem danificar a peça. Confira abaixo.

4 Formas de limpar sapato de camurça

Mesmo que os seus sapatos de camurça não sejam usados para sair, e sim para ficar em casa, como aquela pantufa quentinha de camurça por fora e lã por dentro, vale a pena limpar corretamente.

Manter o tecido em bom estado de conservação faz com que o sapato dure por muitos anos. Veja os produtos que podem ser usados para limpar sapato de camurça.

1. Utilize escova de camurça

No supermercado, há escovinhas para utilização especialmente em camurça. Tenha uma em casa para usar apenas nas peças com esse tecido e aplique conforme o passo a passo a seguir:

Sem molhar o sapato, coloque uma mão por dentro para manter o formato e com a outra passe a escovinha em todo sapato, sempre no sentido da fibra. O objetivo é remover o excesso de sujeira e poeira do tecido.

Se perceber que as bordas de camurça estiverem muito sujas e desgastadas, pode fazer movimentos de ida e volta, aplicando um pouquinho de pressão e agilidade, pois assim você irá remover as fibras que estiverem soltas. Faça esse movimento apenas nas áreas necessárias.

Ainda havendo manchas depois desse procedimento, então aí sim você pode aplicar um pouquinho de água na escova, sacudir para tirar o excesso e ir passando no sapato todo, sempre no sentido da fibra do tecido, para ficar um resultado uniforme. Depois deixe secar naturalmente.

2. Borracha escolar

Achou estanha a ferramenta? Mas funciona! A borracha escolar pode ser utilizada se por acaso cair gordura no seu sapato de camurça. Basta passar a borracha suavemente em toda mancha até que ela saia. Se estiver muito difícil de remover, experimente a próxima dica.

3. Talco

Se ocorrer algum tipo de mancha molhada no seu sapato de camurça, aplique sobre ela um pouco de talco e deixe alguns minutos para que ele absorva a gordura. Depois passe a sua escovinha de camurça e veja o resultado.

4. Toalha úmida

Como uma alternativa mais simples e sem precisar comprar nada, você também pode pegar uma toalha, umedecer em água e passar por todo o sapato, sempre no sentido da fibra. Depois, pegue uma escova normal de limpar sapatos, com cerdas macias, envolva em uma meia velha e escove todo o sapato.

Dicas para conservar sapato de camurça

Há três dicas legais para conservar o sapato de camurça: uma delas é usar a escovinha própria para este tecido sempre depois que usar o sapato, apenas para remover o excesso de sujeira e pentear as fibras.

A segunda é que quando passar a temporada de frio ou quando for ficar um tempo sem usar seus sapatos de camurça, guarde-os em local bem seco, envoltos em tecido de algodão ou papel.

A terceira dica é a fazer uma impermeabilização, assim você evita manchas acidentais que sejam mais difíceis de remover, reduzindo consideravelmente o risco de estragar o sapato. Veja no vídeo abaixo um modelo de produto e como aplicar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
chá de jurubeba
Chá de jurubeba – benefícios, como fazer e efeitos secundários
aromatizador caseiro com amaciante
Como fazer um aromatizador caseiro com amaciante