em

Como limpar piso vinílico sem manchar

Veja como é fácil fazer a manutenção do seu piso vinílico, mantendo-o sempre bonito

limpar piso vinílico
Crédito: Freepik

Se você já tem ou está pensando em colocar piso vinílico na sua casa, já deve saber que há muitos benefícios para aproveitar com essa opção. Esse tipo de piso é muito bonito, tem variedade de modelos, a instalação é prática, rápida, custa barato, além de ser bem fácil de limpar e de manter. Então, veja como limpar piso vinílico do jeito certo sem manchar o material e ajudando-o a durar por, pelo menos, uma década.

3 Dicas para limpar piso vinílico

O piso vinílico é impermeável, então não tem problema em limpá-lo com água. O que não pode é encharcar o piso, deixando-o submerso. Faça a limpeza da seguinte forma:

1. Manutenção diária

No dia a dia você pode passar uma vassoura de pelo ou cerdas macias no seu piso ou usar o aspirador de pó com a ponta de escovinha. As outras pontas devem ser evitadas, pois há o risco de arranhar a superfície caso você passe o aspirador com muita força, mesmo que sem querer.

Depois da vassoura ou do aspirador, aplique apenas um pano limpo e umedecido em uma mistura de água e sabão detergente neutro, sem segredo. Se a casa estiver bem ventilada, passe o pano e deixe secar naturalmente. Se o clima estiver úmido, passe um pano seco depois do pano com água.

2. Remover manchas persistentes

Para limpar piso vinílico que está com algum tipo de mancha mais persistente, use bicarbonato de sódio. Polvilhe um pouco de bicarbonato puro sobre a mancha, borrife um pouco de água e deixe agindo de 1 a 3 minutos que deve ser o suficiente.

Depois use uma esponja com o lado macio para esfregar até a mancha sair. Se a mancha persistir, repita o procedimento e finalize com um pano úmido em água e sabão neutro, como na primeira dica de limpeza diária.

3. Para dar brilho

Se você gosta de usar receitas caseiras para economizar na limpeza doméstica, saiba que o vinagre é um grande aliado para quando quiser remover algum odor mais forte que ficou no piso, desinfetando de verdade e, ainda, prevenindo que fique fosco.

Dilua 100 ml de vinagre em 3 litros de água, umedeça um pano nessa mistura e aplique normalmente no piso, sem deixar muito molhado. O cheiro do vinagre logo se dissipa e o piso fica realmente limpo, não precisa enxaguar.

Além do vinagre você também pode usar uma enceradeira, aplicando a cera recomendada pelo fabricante do piso que escolheu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

piso vinílico

Piso vinílico: vantagens e desvantagens

doce de mamão verde

9 Receitas de doce de mamão verde