em

Como fazer detergente neutro em casa

Veja a receita correta para fazer um detergente neutro de alta qualidade e economizar o ano inteiro
fazer detergente neutro
Crédito: Freepik

O detergente neutro é um dos produtos mais utilizados na limpeza de louças e utensílios da casa. Esse nome não quer dizer que ele não tem essências aromáticas, como limão, e por isso é neutro. Quer dizer que ele tem pH neutro, ou seja, nem alcalino nem ácido. Veja a seguir qual é a diferença entre esses produtos e como fazer detergente neutro em casa.

Como fazer detergente neutro caseiro

como fazer detergente neutro caseiro
Crédito: Pxhere

Essa forma é bem precisa, pois envolve as quantidades exatas de produtos para que não acabe tendo um detergente ácido ou alcalino. Você encontra os produtos nas lojas especializadas em produtos químicos e para limpeza em grande escala. Essa receita rende 20 litros, assim você consegue economizar o ano inteiro.

Veja também: como fazer sabão caseiro.

Materiais

Conservante GNL 208: 40 mililitros;
Corante amarelo para sabonetes: a gosto;
Soda líquida 50%: 160 mililitros;
Lauril: 400 mililitros;
Amida 60: 600 mililitros;
Ácido sulfônico 90%: 800 mililitros;
Água filtrada: 18,05 litros;
Luvas de borracha grossa: 1 par;
Óculos de proteção: 1 unidade;
Máscara de proteção: 1 unidade;
Balde misturador e vara de alumínio para misturar.

Modo de preparo

  1. Coloque metade da água no balde misturador. Adicione o ácido sulfônico e misture muito bem, com uma vara misturadora grande para dar conta. A mistura deverá ficar totalmente branca;
  2. Adicione amida e volte a misturar bem. Vai ficar levemente amarelado. Em seguida, adicione o lauril e misture outra vez;
  3. Coloque a outra metade da água e misture. Depois, enquanto mistura, vá adicionando a soda cáustica líquida. Depois de bem misturado, deixe a mistura descansar por 12 horas, com uma tampa;
  4. No dia seguinte a mistura já vai estar bem espessa. Então, misture o conservante, o corante e já está pronto para armazenar em garrafas menores para usar no dia a dia.

Diferença entre detergente alcalino e neutro

O neutro é mais utilizado na limpeza doméstica, por isso é vendido em embalagens pequenas. Já o alcalino é mais forte, podendo conter outros químicos, como cloro e alvejantes na composição, sendo ideal para limpeza industrial e de empresas. Existem três tipos:

Neutro

Não agride as superfícies, sendo assim, também não serve para limpeza pesada. Porém, como tem seu pH estabilizado em 7, tem um bom poder de remoção. É ideal para lavar louça, outros utensílios e fazer parte de misturinhas para limpeza básica.

Ácido

Existe também o detergente ácido, com pH entre 0 e 7, recomendado para limpeza mineral, como de óleos, cimentos, graxa e outros derivados de petróleo. Precisa ser usado com cuidado para não danificar a superfície onde for aplicado.

Alcalino

O alcalino tem o pH entre 7 e 14. Ele é bom para limpeza de várias naturezas e contém soda cáustica na sua composição.

Por que usar detergente neutro?

É a melhor opção para uso doméstico, justamente por ser mais prático de usar, sem exigências e quantidade específica. Os outros dois tipos precisam de mais cuidado ao usar, podem ter outros químicos misturados e são ideais para tipos de sujeira mais pesada.

Então, para usar sem preocupação e evitar reações alérgicas, o ideal é ter a versão neutra, que é a mais comum encontrada no supermercado, ou então usar essa receita caseira que você aprendeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
benefícios do maracujá para a saúde
Benefícios do maracujá para a saúde e para a beleza
simpatias para arrumar emprego
5 Simpatias para arrumar emprego