Como tirar ferrugem do piso
Crédito: Freepik
em

Como tirar ferrugem do piso: 2 produtos + 4 receitas caseiras

Antes de aplicar as receitas no piso, faça um teste em uma pequena parte para ter certeza de que não vai piorar a situação

Publicidade

Se deixar objetos de ferro sobre o piso, eles podem oxidar quando entram em contato com a água e o ar. Logo, uma mancha de ferrugem vai aparecer e você só vai perceber quando for tarde demais para prevenir. Nesse caso, a solução é descobrir receitinhas e produtos para remover as manchas e voltar a ter um piso bonito.

1. Limpa-alumínio (para cerâmica)

Não quer fazer misturas caseiras para remover ferrugem do piso? Então compre logo um produto limpa-alumínio, pegue uma esponja e faça o serviço com mais praticidade.

Aplique o limpa-alumínio sobre a mancha de ferrugem e deixe agindo por uns 10 minutos. Depois esfregue com a esponja e finalize com um pano úmido.

2. Produto tira-ferrugem (para cerâmica/porcelanato/pedras)

Outra dica mais prática é você comprar no supermercado um produto tira-ferrugem próprio para essa função. Existem várias marcas e os específicos para cada tipo de superfície. Sendo assim, o modo de uso vai depender do que estiver recomendado na embalagem, pois varia conforme o produto.

Publicidade

3. Bicarbonato de sódio (para cerâmica/porcelanato)

Tenha sempre bicarbonato de sódio em casa, pois ele tem diversas utilidades. Uma delas é ajudar a remover manchas difíceis como a de ferrugem do piso.

Misture 1/2 xícara de chá de bicarbonato com 3 colheres de água até obter uma pastinha homogênea. Espalhe a pasta sobre a mancha e deixe agir por 15 minutos. Passe um pano úmido até limpar totalmente.

4. Suco de limão (para mármore)

Se você tem uma superfície de mármore que ficou manchada de ferrugem, o suco de limão espremido na hora pode ajudar.

Publicidade

Corte um limão ao meio e esfregue uma das metades na área manchada. Se a mancha não sair só esfregando o limão, use uma escovinha até sair tudo. Depois limpe com um pano úmido e passe um pano seco.

5. Sal e vinagre (para cerâmica/porcelanato/mármore – que não sejam polidos)

Cuidado com essa dica, pois o sal pode riscar o piso, caso seja bem polido. É melhor fazer essa experiência em pisos ásperos, sem polimento. Se preferir, pode testar apenas com o vinagre, pois ele é o agente principal dessa receita.

Misture 1/2 xícara de sal grosso com 1/2 xícara de vinagre de vinho branco. Com o auxílio de uma escovinha ou um pano, esfregue bem a área enferrujada. Enxague com pano úmido e finalize com pano seco.

Publicidade

6. Refrigerante de cola (para cerâmica/porcelanato/mármore)

A famosa Coca-Cola não serve apenas para beber. Esse refrigerante é capaz de remover ferrugem de diversos tipos de superfícies, desde que esteja com bastante gás. Faça o teste em uma pequena parte do seu piso. Se der certo, faça em toda a mancha.

Molhe um pano limpo no refrigerante e passe sobre a mancha de ferrugem do piso, esfregando levemente. Vá colocando mais refrigerante no pano e esfregando até a mancha desaparecer.

Paulo Castelli hoje em dia

Galã dos anos 80: o que faz Paulo Castelli hoje em dia

receitas de pizza de pão de forma

Pizza de pão de forma: 5 receitas fáceis, rápidas e deliciosas