em

Como limpar piso laminado sem arranhar

Veja quais produtos são recomendados para garantir uma boa limpeza e preservação do piso laminado.

como limpar piso laminado
Crédito: Pxhere

Ter piso laminado em casa é uma maravilha no sentido de conforto, além de deixar o ambiente mais bonito e aconchegante. Porém, esse é um tipo de revestimento sensível e por isso você precisa limpar do jeito certo para não arranhar e manter sua beleza. Veja dicas importantes de como limpar piso laminado.

4 Dicas para limpar piso laminado

De modo geral, a forma correta de limpar piso laminado é bem simples, provavelmente do jeito que você já está habituado. Remover a sujeira, passar pano e secar. Porém, é preciso tomar cuidado com os materiais e produtos que escolhe ou o piso laminado poderá riscar, perder o brilho e precisar ser trocado antes do que esperava. Veja as dicas:

1. Use aspirador ou vassoura macia

A primeira etapa para limpar piso laminado é remover o excesso de sujeira e a poeira que acumula com o passar dos dias. Para essa tarefa, a melhor recomendação é que utilize o aspirador de pó, mas sem raspar a ponta no chão. Utilize aquela ponta com pelinhos.

Se não tiver o aparelho à disposição, uma vassoura também serve, desde que tenha cerdas bem macias. A razão de a vassoura ser a segunda opção é porque ela espalha a poeira no ar, que acaba voltando para o piso sem que você veja. Então varra devagar para evitar isso.

2. Utilize um pano de microfibra

Se você não costuma prestar atenção no tipo de pano que usa para limpar piso laminado, saiba que deveria fazer isso. O melhor tipo de tecido para passar nesse tipo de revestimento é a microfibra. Ela é suave, absorve a sujeira ao invés de só arrastar e espalhar mais, e também absorve melhor a água. A microfibra é 7 vezes mais eficiente do que um pano de algodão.

3. Escolha produtos adequados

Tome cuidado com os produtos que vai passar no piso, pois alguns podem manchar e causar um desgaste mais rápido. Dois exemplos são o sabão de coco com sódio e o sabão de roupa, que é abrasivo. Não utilize-os no piso laminado.

Se quiser um produto que deixe um cheirinho agradável e faça uma limpeza bem-feita, procure por aqueles que são feitos especificamente para piso laminado. Se não tiver um produto adequado é melhor usar só água ou pode fazer uma solução caseira com 3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco para cada litro de água.

4. Produtos para remoção de manchas

Muitos produtos são capazes de estragar o piso laminado, deixando manchas ou estufando a lâmina. É o caso das ceras, produtos com silicone, enceradeiras e materiais abrasivos. Manchas com ácido, como o vinho, precisam ser limpas na hora para não corroerem o revestimento.

Se tiver tinta de caneta no seu piso laminado, use álcool e um pano de microfibra para limpar somente essa região afetada. Manchas de tinta látex e batom saem misturando água e detergente neutro, mas não use-o sempre para a limpeza diária.

Manchas mais fortes, como vinho, suco de uva e café, podem sair misturando sabão neutro, água morna e álcool, com um pano de microfibra.

Cola e esmalte costumam sair com a acetona, mas não passe demais, nem esfregue muito e só use na região manchada. Já a sujeira e gordura pode ser removida com detergente desengordurante, deixando agir e limpando com água depois.

Dica bônus: como limpar rejunte

Se você tem outras partes da casa com piso comum, veja também as dicas de como limpar o rejunte de forma eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

cogumelo shimeji

Benefícios e como fazer cogumelo shimeji

limpar ouro

Como limpar ouro do jeito certo e preservar seu brilho