em

5 dicas para remover manchas do mármore ou granito

A pedra de mármore ou granito precisa ser limpa na hora para não absorver um líquido derramado e manchar. Veja como fazer.

Ter pias, bancadas e outros objetos de mármore e granito em casa deixa o design do ambiente muito bonito e valorizado, mas é preciso cuidar direitinho para não danificar a pedra com manchas, ferrugem ou arranhões. Você sabe o que fazer nestas situações?

Os agentes mais perigosos para deixar manchas na sua pedra são os mesmos que mancham as roupas: vinho, azeite, suco concentrado, frutas roxas, café, molhos e outros. O grande problema é que o mármore e o granito possuem superfície porosa e absorvem rapidamente o que for derramado sobre eles.

Outra situação é quanto a ferrugem que pode acontecer quando você deixa algum objeto de metal molhado sobre a pedra. Ao levantar o objeto perceberá que ficou uma mancha e o melhor a fazer é remover na hora. Quanto mais demorar, mais encrostado vai ficar.

Nós selecionamos 5 dicas para te ajudar: uma para cada situação e com ingredientes diferentes. Confira e mantenha seu mármore ou granito sempre como novo.

1. Manchas de alimentos – Bicarbonato de sódio

Para limpar sua pedra quando derramar alimentos (os que mencionamos acima) faça uma misturinha com bicarbonato de água. Borrife um pouco de água sobre o local, passe a misturinha, cubra com plástico filme e deixe agir por 24 horas. Depois lave com água e sabão e seque.

2. Mancha de ferrugem – Limão

Essa técnica pode não funcionar no caso de manchas que já estão na pedra há anos, pois neste caso o limão não chegará tão no fundo. Mas se você tem uma mancha recente, corte um limão ao meio e esfregue em cima dela como se estivesse limpando com um pano. Remova com um pano molhado e depois seque.

3. Manchas de graxa – Amido de milho

As manchas de graxa não são difíceis de remover, por mais que pareçam por ser uma substância engordurada. Polvilhe um pouco de amido de milho sobre a graxa e espere ele absorver tudo. Cerca de meia hora depois limpe com um pano úmido e seque.

4. Clarear amarelados – Vinagre

Se você tem mármore branco, com certeza detesta ver que ele está ficando amarelado com o tempo de uso, não é verdade? Para resolver isso, dilua vinagre em um pouco de água e esfregar sobre a mancha com uma escovinha macia. Deixe agir um pouco, limpe com um pano úmido e seque.

5. Arranhões – Água morna ou lixa

Sim, você também consegue resolver casos de arranhões na sua linda pedra de mármore. Se for bem superficial, esfregue um pano macio com água morna sobre o local. Se for mais profundo, use uma lixa bem fina e vá lixando aos poucos e com cuidado para não acabar arranhando mais. Finalize com um pano úmido e depois seque.

DICAS EXTRAS PARA LIMPAR E PRESERVAR SEUS UTENSÍLIOS E MÓVEIS DE COZINHA

Se estas 5 dicas acima já vão ajudar a manter seu mármore ou granito mais bonito, aproveite para conferir também outras dicas de limpeza para todos os eletros e móveis da cozinha:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

Exercício de Kegel para mulheres: fortaleça a musculatura íntima

6 técnicas para tirar as manchas amarelas da roupa