em

Como limpar grill com 7 dicas práticas

Saiba como eliminar aquela sujeira encrostada ou aquela mancha de óleo com métodos práticos e eficazes de limpeza

como limpar grill
Crédito: Freepik

Sabe aquele churrasquinho de domingo delicioso ou aquele sanduíche de queijo derretido cremoso que já te deixam pensando naquela hora de limpar o grill? Saiba que essa tarefa não precisa ser penosa e pode ser realizada sem precisar de incessantes esforços para esfregar a superfície do material. Portanto, confira essas formas de limpar a sua grelha e acabe com a sujeira acumulada de maneiras simples, rápidas e extremamente eficazes.

7 Formas de limpar grill

O grill é um equipamento que fica bastante sujo e com resíduos de alimentos depois de ter sido usado e necessita de limpeza após estar frio, para que não se proliferem micro-organismos indesejados. A gordura, o queijo ou o pão são exemplos de resíduos que teimam em grudar nas chapas e que muitas pessoas não sabem como aplicar um modo de limpeza correto. Com esses métodos para limpar grill vai ser possível executar essa atividade de uma maneira mais prática e com maior eficácia para a remoção dessas sujeiras incômodas.

1. Detergente

Essa é a tática mais simples, para aquelas ocasiões em que a sujeira não está tão profunda e necessita de menos trabalho ou química para ser removida. Assim, o detergente consegue remover tanto as impurezas solúveis em água, quanto as placas de óleo que deixam o equipamento encrostado e sujo.

  1. Em primeiro lugar, molhe com água um pano;
  2. Depois, coloque algum detergente no pano, bastam algumas gotas;
  3. Agora, você vai colocar o pano em cima das chapas do grill. Assim que estiver, ponha a chapa a funcionar por alguns instantes;
  4. Depois, quando desligar o grill, vai reparar que a sujeira das chapas já ficou mais solta;
  5. Para garantir a limpeza total, com o pano seco, retire todos os resíduos, deixando a chapa bem limpa.

2. Vinagre branco

Também utilizado para a limpeza de sanduicheiras, o vinagre branco é bastante eficaz como um antisséptico e desinfetante. Para isso, basta que você aplique esse produto sobre uma bucha adequada e dissolva em água, esfregando-o por toda a superfície do grill. Depois, lave em água corrente e passe uma esponja por cima do local lavado.

3. Pão francês

Para esse método, utilize aquele pão francês dormido que é duro e não serve mais para ser apreciado, a não ser que você tenha muita coragem em encarar a sua textura ou faça torradinhas. O que se sabe é que ele é extremamente útil para a limpeza do grill e serve para remover sujeiras superficiais, como se fosse uma lixa.

Para isso, comece cortando esse pão pela metade e esfregue individualmente cada um desses pedaços na camada superficial da grelha. Faça isso em movimentos verticais ou horizontais, utilizando os dois lados do pão; não precisa fazer muita força nesse ato. Depois, basta aplicar a limpeza básica com detergente e água que seria incapaz de remover sozinha as crostas que permanecem na grelha.

4. Com limão

O limão age como um desengordurante na grelha, de modo bastante semelhante ao do vinagre, o que o torna uma alternativa ao uso desse produto. Para aplicar essa técnica, você deve cortar um limão pela metade e esfregá-lo diretamente sobre a superfície suja, até que ela se torne higienizada. Feito isso, enxague normalmente com detergente e água.

5. Cebola

A cebola também é uma excelente alternativa para limpar grill em sua casa. Para isso, você deverá cortar a cebola pela metade e esfregá-la bem por toda a superfície do eletro. Isso irá remover boa parte das impurezas, por meio da absorção da sujeira, bastando que se enxague com detergente e água após esse processo.

6. Azeite de oliva

Pode parecer controverso, mas o azeite de oliva colabora para a remoção de manchas e gordura. Isso é explicado pelo fato de que esse componente é excelente para solubilizar gorduras encrostadas na superfície do local que deve ser limpado. Assim, basta passar o azeite por todo o grill e depois lavar com água e detergente para remover o óleo, juntamente com as sujeiras de origem apolar.

7. Papel-alumínio

Você deve estar se perguntando como o uso de papel-alumínio pode colaborar para a remoção de sujeiras no grill. Então saiba que esse componente é excelente para a remoção de queimados na superfície desse objeto, além de algumas sujeiras que formam crostas.

Portanto, é maravilhoso para passar depois de um churrasquinho e assume um papel parecido com o do pão dormido. Quando for limpar, lembre-se de fazer uma espécie de bola com o papel-alumínio (de modo que cubra uma grande superfície) e esfregue delicadamente na grelha. Depois disso, lave com água e detergente, enxaguando posteriormente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

ferro ou steamer

Ferro ou steamer: qual o melhor?

10 Tipos de pães para experimentar em casa