usar papel-alumínio
Crédito: Pixabay
em

Como usar papel-alumínio: será que tem jeito certo?

O papel-alumínio é muito usado na cozinha, seja de casa, bares ou em restaurantes. Será que do jeito correto?

Existem muitos facilitadores da vida na cozinha. Ferramentas que tornam tudo mais prático, rápido e sobra mais tempo para se concentrar no tempero. Uma dessas ferramentas é o papel-alumínio. Ele serve para acelerar o cozimento dos alimentos, para proteger sanduíches e conservar frutas. Uma das formas mais usadas é para deixar pratos de forno bem suculentos e no ponto ideal. Veja como usar papel-alumínio do jeito certo para tirar todo o proveito desse produto.

Veja também: as melhores dicas para economizar na cozinha

Como usar papel-alumínio do jeito certo

As formas corretas de usar papel-alumínio só têm a ver com obter o melhor desempenho das funções desse produto. Não estão relacionadas a qualquer tipo de perigo para a saúde. Mesmo assim, veja a seguir como é que se usa esse tipo de papel.

O lado certo para cozinhar

Para quem se pergunta se deve deixar o lado fosco ou o brilhante em contato com a comida, a resposta é o brilhante. Esse lado ajuda a acelerar o cozimento sem ressecar os alimentos, além de ser menos aderente, ou seja, não grudando na comida.

Para preservar alimentos

Na hora de colocar um prato no forno coberto com esse papel, o lado brilhante fica para dentro. O contrário ocorre se quiser congelar algum alimento em papel-alumínio. Nesse caso, o lado fosco deve ser virado para dentro. Assim o lado brilhoso mantém a temperatura ideal enquanto o alimento descongela.

Não colocar no micro-ondas

Embora seja um papel seguro para congelar e usar no forno, não se deve colocar papel-alumínio no micro-ondas, jamais! Ao entrar em contato com as micro-ondas, o choque causa faíscas e o aparelho pode explodir.

Frutas

Para preservar suas frutas por mais tempo, o papel-alumínio também pode ser usado. Embrulhe-as com o lado brilhante para fora e não deixe entrada de ar. Pode deixar dentro ou fora da geladeira. Fique de olho para não deixar dias demais, pois chega um momento em que o papel já não tem mais efeito.

Agora que já sabe como usar papel-alumínio, veja com preparar um churrasco no forno sem sujeira na cozinha:

One Comment

Leave a Reply
  1. Como nossa contribuição, gostaríamos de adicionar a esta conversa alguns dados da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). A entidade esclarece que não existe uma forma incorreta para se utilizar a folha de alumínio no preparo de pratos. A explicação para a folha de alumínio ter um lado brilhante outro fosco e que, devido a sua pequena espessura, as folhas são laminadas dupladas, ou seja, uma folha é sobreposta à outra para aumentar sua espessura e resistência durante o processo. Dessa forma, as superfícies externas das folhas que entram em contato com os cilindros de laminação adquirem seu brilho por contato mecânico e nada mais.

    Sobre a toxicidade do produto, não há evidências que atribuam ao alumínio o papel de causador primário para o Mal de Alzheimer ou de induzir a doença em quaisquer espécies, incluindo seres humanos. Esta foi a conclusão de diversos relatórios e conferências internacionais sobre o Mal de Alzheimer e distúrbios relacionados.
    Para mais informações, acesse o site da ABAL http://www.abal.org.br/sustentabilidade/aluminio-e-saude/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

artesanato com rolo de papel higiênico

15 Fotos de artesanato com rolo de papel higiênico para inspirar

exercícios para gordura nas costas

4 Exercícios para gordura nas costas e mais cuidados