em

Como limpar alumínio e deixar as panelas brilhando

É muito bom poder cozinhar em uma panela de alumínio brilhando como nova. Se as suas estão escurecidas, veja como resolver
limpar alumínio
Crédito: Pixabay

Na sua cozinha devem ter diversos utensílios feitos de alumínio, como panelas, talheres e bandejas. Então você bem sabe que, embora esse material seja útil na rotina da cozinha, de vez em quando é preciso adotar umas técnicas especiais para limpar alumínio e deixar as louças feitas desse material sem nenhuma mancha, no capricho. Veja quais são os melhores produtos a utilizar para ter esse resultado.

4 Formas de limpar alumínio

O alumínio é um material que reage com o oxigênio para resultar na formação de óxido de alumínio, mas essa reação causa o escurecimento das peças feitas com esse metal. Então, se quiser suas louças brilhando como novas, deve fazer uma limpeza especial de tempos em tempos ao perceber esse escurecimento.

1. Bicarbonato de sódio

Além de ser usado como fermento em algumas receitas, o bicarbonato de sódio é um ótimo aliado na limpeza doméstica em vários sentidos, inclusive para limpar alumínio. Ele desengordura, elimina bactérias e remove a oxidação do metal.

Para limpar as louças que estão com sujeira muito encrustada ou que estão escurecidas, adicione 2 colheres de sopa cheias de bicarbonato no seu detergente de louça e lave as peças normalmente. Para evitar arranhar determinadas peças, aplique o bicarbonato puro em um pano úmido e limpo.

2. Vinagre

Não só para temperar as saladas que o vinagre pode ser usado. Ele também é bactericida e neutralizador de odores e reações químicas, como a que ocorre entre o oxigênio e o alumínio. Então, se tiver bastante vinagre branco em casa, saiba que ele é um ótimo aliado para limpar alumínio.

Para isso, encha sua panela com água ou mergulhe os utensílios de alumínio em água e misture uma xícara de vinagre. Deixe de molho por uns 10 minutos e depois lave tudo normalmente.

3. Limão

Outro grande aliado na limpeza de casa e que é um alimento poderoso para a saúde é o limão. Sempre tenha alguns na sua fruteira para diversas finalidades, até mesmo quando a sua panela de alumínio preferida estiver precisando de uma faxina mais pesada.

Para fazer essa limpeza você pode deixar a panela de molho em água com suco de limão puro ou com rodelas de limão durante alguns minutos e depois lavar normalmente. Quando terminar de lavar a peça, seque-a muito bem com um pano limpo para prevenir mais manchas.

4. Todos os ingredientes

Se as suas peças de alumínio estiverem realmente em um estado crítico e apenas um desses ingredientes não resolver o problema, faça uma pasta com todos eles juntos para potencializar o efeito de cada um. Misture 1 colher de sopa de bicarbonato com suco de meio limão fresco, um pouco de sabão de coco ralado e vá misturando o vinagre até dar o ponto de pasta.

Use essa pasta para deixar os utensílios de molho e depois esfregue-os com a esponja, lavando normalmente, mas sem usar o detergente.

Agora que já sabe como limpar alumínio, aproveite esses ingredientes e aprenda também a como limpar o micro-ondas por dentro e por fora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
ácido fólico engorda
Ácido fólico engorda: sim ou não?
desinfetar a escova de dente
Como desinfetar a escova de dente