em

5 dicas para organizar os armários de panelas e vasilhas

Precisando abrir espaço nos armários para reorganizar as panelas, vasilhas, tampas e formas? Veja estas dicas e resolva o problema.

Cozinha organizada é sinônimo de praticidade e eficiência. Mesmo quando você não tem muito espaço é possível manter todos os armários arrumados e preparar as refeições com agilidade, sem precisar ficar procurando onde está a panela do arroz.

Se você está precisando fazer uma limpa e reorganizar os seus armários, vai adorar estas dicas da Flávia Ferrari, do canal A Dica do Dia, em parceria com o Dicas Online. Elaboramos 4 passos simples para você colocar seus armários de panelas e vasilhas em ordem. Confira e faça na sua casa.

1. Esvazie os armários e selecione os utensílios

Sempre que falamos em reorganizar um ambiente, o primeiro passo é tirar tudo para recolocar depois. Então, tire todas as panelas e as vasilhas dos armários. Coloque-as sobre a pia, a mesa ou balcão para visualizar a quantidade e selecionar.

É comum deixar guardadas no mesmo armário as vasilhas e panelas que você praticamente não usa, mas elas acabam ocupando e reduzindo o espaço. Então, agora que todos os utensílios estão do lado de fora, é hora de selecionar.

Separe as vasilhas e panelas que você não usa, aquelas que você usa em ocasiões especiais e as mais usadas no dia a dia. As que não são usadas há algum tempo você pode guardar em outro armário, naquela portinha que quase não é aberta. Ou, se for uma peça danificada, aproveite para consertar ou descartar para reciclagem.

2. Separe e organize

Os utensílios que sobraram vão ser organizados em pilhas, do maior para o menor, encaixando um dentro do outro, e por ordem de uso. Você vai deixar os menos usados no fundo do armário e os mais usados na frente para ter mais funcionalidade na cozinha.

Também é importante cuidar para não danificar alguns tipos de panelas com material diferente. Por isso, se for possível, evite colocar na mesma pilha panelas de barro, inox, metal e esmaltadas. Se não tiver como, coloque paninhos de feltro entre uma panela e outra que o problema estará resolvido.

As formas de bolo também entram no jogo. Empilhe uma na outra, da maior para a menor, e se não tiver espaço suficiente, encaixe as redondas na pilha das panelas feitas com o mesmo material ou que não sejam tão sensíveis.

3. Não esqueça das tampas

Deixar cada panela e vasilha com a tampa não é uma boa ideia por dois motivos: a tampa impede a ventilação no interior do utensílio e você perde muito espaço por não conseguir empilhar as panelas e vasilhas umas dentro das outras.

O melhor lugar para as tampas é dentro do armário, em pé ao lado das panelas ou vasilhas, para que seja fácil pegar quando precisar. Se você tiver gavetas sobrando só para as tampas, ótimo. Procure usar uma só para as tampas de panelas e outra só para as tampas de vasilhas.

4. Limpe os armários

Com as panelas e vasilhas selecionadas e organizadas, é hora de limpar os armários por dentro. Especialmente embaixo da pia, onde costumam ficar as panelas, o ambiente tende a ser úmido, podendo causar cheiro ruim, bolor e ferrugem. Então, certifique-se de que não haja vazamento no cano da pia para o armário ficar bem seco.

A limpeza pode ser feita com água e detergente neutro ou com álcool e um paninho ou esponja. Passe o produto por todas as partes do armário e depois deixe as portas abertas para secar. Se possível, faça essa limpeza em um dia de sol para ter um resultado melhor e mais rápido.

5. Reorganize

Agora que seus armários estão um brilho e as panelas, vasilhas, tampas e formas estão separadas, é só guardar. Se for possível, deixe as panelas e formas embaixo da pia e as vasilhas em outro armário separado para ter mais praticidade de organização.

Se mesmo fazendo a seleção dos utensílios, ainda tiver muita coisa e faltar espaço, você pode fazer como nas cozinhas americanas, em que é colocado um varão de madeira ou metal suspenso ou fixado na parede com ganchos para pendurar as frigideiras e panelas. É uma opção funcional e relativamente barata, que pode ser feita em casa.

Para as tampas, se não tiver gavetas exclusivas e não quiser deixar dentro do armário, você pode fixar barras para toalhas (aquelas de banheiro) na parte interna das portas dos armários. Assim elas ficam apoiadas, organizadas e não ocupam espaço.

Existem vários tipos de organizadores nas lojas de departamento que você pode usar inclusive para separar as panelas dentro do armário, não apenas as tampas. Basta usar a criatividade. Até mesmo escorredores de louça podem ser úteis.

Quando você abre o armário e vê as panelas organizadas, até se anima para fazer um almoço ou jantar mais caprichado, não é mesmo?

E se as panelas de inox estiverem brilhando, você até abre um sorriso orgulhoso! Veja no vídeo abaixo uma dica super simples para remover as manchas das panelas de inox:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

8 dicas para organizar seu banheiro

6 dicas práticas para organizar as gavetas da sua cozinha