leite materno fraco
Crédito: Wikimedia Commons
em

Leite materno fraco existe?

Entenda se há a possibilidade do leite materno ser fraco ou não e o que fazer se precisar aumentar a produção

amamentar é o melhor jeito de alimentar um bebê que existe, mas muitas mulheres ainda têm dúvidas se o leite materno fraco existe ou não. Rico em nutrientes essenciais, ele tem tudo o que o bebê precisa para crescer e ficar saudável.

Leite materno fraco: mito ou realidade?

leite materno fraco mito ou realidade
Crédito: Pxhere

O leite materno fraco é um mito terrível, propagado pela falta de conhecimento. Não existe leite fraco, são todos excelentes, provenientes dos melhores nutrientes do corpo da mãe.

É mais fácil a mãe que não se alimenta bem ficar sem os nutrientes essenciais e sofrer com dentes sensíveis e queda de cabelo do que o seu leite, pois o processo de produção é perfeito.

Então por que o bebê não engorda? Por que ele quer mamar o tempo todo? Isso acontece porque é absolutamente normal e faz parte da natureza! Cada pessoa é de uma forma. Se o bebê está pedindo o peito constantemente, dê. Isso não é sinal de leite materno fraco, pois isso não existe.

Porém, o leite pode não estar na quantidade que o bebê quer, então, como fazer para aumentar a sua produção? Já que você sabe que leite materno fraco não existe, saiba as dicas para aumentar a quantidade!

O que ajuda a produzir mais leite materno?

leite materno fraco como produzir mais leite
Crédito: Freepik

O leite é formado nas glândulas mamárias e vai pelos dutos mamários até o mamilo, por onde é expelido. Você sabe qual é a matéria prima do leite? O sangue da mãe! Todos os nutrientes do corpo vão ser repassados pelo leite.

Além de rico, ele é de fácil digestão. A proteína do leite materno é muito mais fácil de processar do que o de vaca, sendo assim adequado para os pequenos, ainda em desenvolvimento.

1. Estimule a procução

A melhor forma de produzir mais leite é estimular a produção através da sucção. Então se o bebê pedir o peito, dê. De início é bem cansativo, mas em um mês vai estar mais normal.

2. Relaxe

Ficar tensa e preocupada pode, sim, reduzir a quantidade de leite, então procure relaxar um pouco e aceitar que vai levar um tempo para aumentar a produção. Enquanto isso, aproveite para ficar coladinha com o bebê. Eles crescem rápido!

Aceite o ritmo do seu corpo e aproveite o momento em que estão juntos. Dá até para colocar aquele livro ou série em dia enquanto amamenta.

3. Durma

Dormir é essencial para que a mamãe possa produzir mais leite. Dessa forma, se a noite não foi tranquila e seu bebê dorme somente durante o dia, aproveite para descansar também.

Desligue o celular, feche a porta do quarto e vão tirar um cochilo juntinhos, para que assim você possa aumentar a produção do leite.

4. Beba água

Ou melhor, beba muito mais água. Amamente sempre com uma garrafinha do seu lado, pois você certamente vai precisar.

Durante a amamentação, seu corpo vai precisar de mais líquido, além dos 2 litros diários, então capriche nas águas aromatizadas, chás que não façam mal para o bebê – como o de erva-doce – e sucos naturais sem açúcar.

5. Alimente-se corretamente

Uma boa alimentação é fundamental para que a mamãe se mantenha saudável e para que o leite não contenha toxicidades para o bebê. Dessa forma, evite chocolate, café, refrigerante, álcool e similares.

Quando você se alimenta mal, as chances de redução da quantidade de leite aumentam, sendo o contrário válido também.

6. Invista no milho verde

O suco ou mingau feitos da espiga de milho fresca ajudam muito a aumentar a quantidade de leite quase que imediatamente. Devem ser feitos com pouco açúcar, para não prejudicar a recuperação da mamãe.

7. Tome caldos

Uma misturinha de alho, farinha de mandioca e água pode parecer estranha, mas, além de muito gostosa, é ótima para estimular o aleitamento.É só juntar os três ingredientes e levar ao fogo até engrossar, sempre mexendo.

O alho, além de ser anti-inflamatório, ajuda a aumentar a produção de leite, sendo aliado com a farinha de mandioca e se quiser, pimenta e cominho, todos operando em prol do seu leite.

8. Coma mungunzá ou canjica branca

Com nomes diferentes em diversos locais do país, essa canjica de milho branco ou mungunzá é excelente para aumentar a quantidade de leite materno.

Ela deve ser feita com uma parte de leite e outra de leite de coco natural, feito em casa. A quantidade de açúcar deve ser reduzida, para preservar a saúde da mãe e do bebê.

9. Inclua a aveia na alimentação

A aveia é maravilhosa para a saúde da mãe e do bebê! Rica em diversos nutrientes essenciais, ela vai ajudar a compor o leite materno, ficando ainda mais poderosa se consumida em forma de mingau, com leite e leite de coco natural e caseiro.

10. Experimente o inhame

O inhame é fantástico para as lactantes, aumentando bastante a produção do leite, além de dar mais energia para as atividades do dia a dia. É rico em nutrientes essenciais, deixando a mamãe e o bebê ainda mais saudáveis.

Cuidando da alimentação, do sono, do estresse, bebendo cerca de 3 a 4 litros de água todo dia e tomando ao menos 15 minutinhos de sol, a quantidade de leite certamente vai aumentar. O importante é ter tranquilidade e não se cobrar tanto, lembrando que cada dia vivido é um dia de aprendizado, pois ninguém nasce sabendo como ser mãe.

Aproveite o momento e descanse sempre que puder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

bolo de bolacha

14 Receitas de bolo de bolacha fáceis e deliciosas

receitas de bolo de chocolate na caneca

7 Receitas de bolo de chocolate na caneca