em

AmeiAmei FofoFofo

Leite de arroz: como fazer e benefícios

Pensando em trocar o leite de vaca pela bebida de arroz? Descubra se essa é mesmo uma boa ideia
leite de arroz como fazer e benefícios
Crédito: Freepik

Os leites à base de vegetais são uma boa opção para quem está de dieta, para vegetarianos e veganos e também para quem intolerância à lactose. Também representam uma rica fonte de nutrientes e auxiliam na manutenção dos níveis adequados do colesterol. Entre as opções mais comuns está o leite de arroz, que melhora a digestão e acelera o metabolismo. Veja como fazer e conheça os benefícios que ele oferece à saúde.

Como fazer leite de arroz caseiro

fazer leite de arroz caseiro
Crédito: Blog da Mimis

Todos os tipos de leites vegetais são assim chamados porque ficam com uma cor branca semelhante ao leite. Mas eles são obtidos a partir da mistura entre o vegetal a ser utilizado com água, virando uma bebida vegetal natural. Veja como é simples fazer em casa.

Ingredientes

Água: 2 litros;
Arroz seco: 2 xícaras (chá).

Modo de preparo

  1. Coloque o arroz dentro de uma panela, sem lavá-lo antes. Coloque a água por cima e deixe ferver por 15 minutos em fogo médio até perceber que o arroz está cozido, mas ainda com bastante água;
  2. Passado o tempo, coloque o arroz com a água no liquidificador e bata bem. Está pronto. Se o seu liquidificador for pequeno, vá batendo aos poucos. Se preferir, depois de bater, pode coar, mas não precisa;
  3. Coloque em uma jarra de vidro e deixe na geladeira por até 3 dias.

Benefícios para a saúde

O leite de arroz caseiro pode não ser tão nutritivo quanto algumas versões compradas que possuem nutrientes adicionados. Nesse caso, deverá incluir esse leite em uma rotina alimentar saudável e compensando os nutrientes que faltam no leite, como proteínas e cálcio. Mesmo assim, ele contém muitos benefícios:

  • Isento de lactose;
  • Ajuda a regular o intestino;
  • Pode ser a solução para quem não pode tomar leite de soja;
  • Não contém colesterol;
  • Substituto para o leite animal em todas as receitas;
  • Ajuda a aliviar a acidez no estômago;
  • Fortalece o sistema imune.

Propriedades nutricionais

Todos esses benefícios do leite de arroz se devem ao fato de ser uma bebida com alto valor nutricional, embora nem sempre vá suprir todas as suas necessidades. Em 1 litro de leite de arroz, consomem-se:

  • Valor energético: 135 calorias;
  • Gorduras: 1,7 grama;
  • Carboidratos: 27 gramas;
  • Proteínas: 1,4 grama;
  • Cálcio: 240 microgramas;
  • Fibras: 0,2 grama;
  • Ferro: 0,2 grama;
  • Magnésio: 11 microgramas;
  • Vitamina D: 1,5 micrograma.

Bebê pode beber?

É de conhecimento comum das mães que a Organização Mundial de Saúde recomenda o aleitamento materno até os 2 anos de idade. Caso não seja possível, há no mercado fórmulas especiais para substituir o leite materno contendo todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê no primeiro ano de vida.

Existe uma bebida que pode ser usada como substituto das fórmulas de origem animal pelas famílias adeptas de um estilo de vida vegan, que é uma fórmula infantil à base de proteína de soja. Esse produto deve ser utilizado com acompanhamento médico para garantir que a criança realmente esteja sendo nutrida.

As demais bebidas vegetais, como o leite de arroz, não são apropriadas para os bebês, pois não contém o valor nutricional necessário para o desenvolvimento dos pequenos. Essas bebidas podem até ser saudáveis, mas não para substituir as principais refeições nas quais seria oferecido o leite materno.

Leite de arroz vs leite de vaca

Do ponto de vista nutricional, o leite de vaca é um alimento completo e a comunidade médica continua recomendando como fonte segura para pessoas de todas as idades, exceto em casos específicos de alergias e outros problemas de saúde. Esse leite tem muita proteína de alto valor biológico, vitaminas, potássio, fósforo e cálcio. Como há versões sem lactose, não precisa deixar de beber o leite de vaca apenas por esse motivo.

Quanto ao de arroz, que deve ser chamado de bebida vegetal de arroz, as principais vantagens sobre o leite de vaca são a ausência de lactose em qualquer versão e o baixo teor de gordura, conduzindo a uma digestão mais fácil. No quesito proteínas, a diferença é grande, sendo que a bebida de arroz não satisfaz como substituta da versão animal.

Antes de começar a substituir o leite de vaca por bebidas vegetais, bem como fazer outras substituições à rotina alimentar atual, consulte um nutricionista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
chás para dormir
Os 11 melhores chás para dormir mais rápido e melhor
leite empedrado
Leite empedrado: o que fazer