em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Leite de soja: 7 benefícios e como fazer

Confira como fazer essa saudável bebida em sua casa para usufruir de suas vantagens
leite de soja benefícios e como fazer
Crédito: Freepik

O leite de soja é uma opção prática e saudável para quem não ingere nada de origem animal ou tem intolerância à lactose. Mesmo assim, ele também é uma opção para quem ingere o leite da vaca e deseja buscar um estilo de vida mais saudável.

Benefícios para a saúde

leite de soja benefícios
Crédito: Freepik

Sendo uma alternativa ao leite de vaca para veganos e intolerantes à lactose, o leite de soja é considerado uma boa fonte de ferro, proteína, cálcio e vitaminas do complexo B. Confira abaixo quais são os benefícios que ele pode trazer para seu organismo.

1. Auxilia no emagrecimento

Esse leite vegetal é muito leve, possuindo apenas 54 calorias por 100 ml, o que faz dele um substituto para o leite integral. Já contra o leite desnatado, o de soja possui a vantagem de promover uma sensação de saciedade em quem o ingere.

2. Previne a anemia

Muitas crianças pequenas não comem feijão, brócolis, abóbora e outras fontes de ferro. Nesse cenário, o leite de soja pode aparecer como uma espécie de herói. Isso porque o seu consumo promove um aumento significativo na ingestão de ferro.

3. Combate a osteoporose

Para quem tinha alguma dúvida, essa bebida também é riquíssima em cálcio. Desse modo, ela ajuda a combater e a prevenir a osteoporose. Essa doença se enquadra no ramo dos problemas ósseos, sendo o cálcio essencial para combatê-la.

4. Ajuda no ganho muscular

Essa bebida possui um bom teor de proteínas em sua composição, o que faz com que haja um ganho muscular muito mais elevado do que um leite desnatado. A proteína possui um papel essencial para a regeneração dos músculos.

Desse modo, ela pode ser uma excelente bebida de pós-treino, para acompanhar um ovo cozido, uma carne ou outro alimento rico em proteína.

5. Mantém a pele saudável

Por ser rico em vitaminas do complexo B, nesse caso em tiamina, esse leite é excelente para a saúde da pele. A presença desse nutriente gera uma pele mais elástica e macia, menos susceptível a danos do meio externo.

6. Benéfico para o sistema digestivo

O leite de soja possui excelentes efeitos para o sistema digestivo. Isso gera maior sensação de conforto no momento da digestão, o que é muito válido para crianças pequenas, por exemplo.

7. Previne câimbras

O leite de soja é rico em riboflavina ou vitamina B2, o que o faz ser excelente contra câimbras. Tal fato é explicado, pois esse nutriente facilita o transporte de oxigênio pelas hemácias no tecido muscular.

Lembrando que uma das causas principais da câimbra é a baixa oxigenação. Portanto, esse é mais um motivo para que atletas consumam essa bebida com frequência.

Bebê pode tomar?

leite de soja como fazer
Crédito: Freepik

Não, pois ele é rico em isoflavinas que podem gerar puberdade precoce. Além disso, o seu consumo nessa idade pode aumentar as probabilidades de alergia. Assim, o bebê só poderá consumir se o pediatra falar que ele deve por algum motivo.

Engorda?

Isso é um mito! O leite de soja não engorda e ainda por cima facilita bastante o processo de emagrecimento. Além disso, é muito recomendável para quem pratica esportes.

Faz mal?

Se consumido de modo excessivo ou na idade errada, o leite de soja pode fazer mal à saúde. Por isso, é recomendável que se procure um médico antes de consumi-lo com frequência.

Além disso, a soja possui elevadas quantidades de toxinas naturais que afetam os níveis de estrogênio. O consumo de dois copos de leite de soja por dia originaria uma alteração hormonal significativa no organismo feminino.

Outro ponto é que a soja possui hemaglutinina, uma substância que permitiria a formação de coágulo, causando a aglutinação dos glóbulos vermelhos.

Como fazer leite de soja caseiro passo a passo

Se você almeja usufruir do leite de soja de maneira consciente, para aproveitar apenas de suas vantagens, saiba como fazê-lo em sua casa. Além de economizar, esse leite sairá mais natural.

1. Separe os grãos

Separe os grãos que serão utilizados. Para isso, deverá selecionar apenas os grãos que estiverem conservados em um bom estado de armazenamento.

2. Deixe de molho

Coloque esses grãos da soja de molho durante 1 dia inteiro. Isso ajudará a eliminar quaisquer impurezas indesejáveis.

3. Escorra e bata

Nessa fase, você irá escorrer a água do dia anterior que estava de molho. Então, você coloca a soja no liquidificador e adiciona 1 litro e meio de água filtrada. Bata bem.

4. Coe e esquente

Você irá coar a soja batida e colocar a parte utilizável em uma panela. Deixe que ferva e espere 10 minutos no processo de fervura.

5. Refrigere

Por fim, coloque esse material em uma vasilha de suco e deixe que esfrie na geladeira.

E não jogue fora a parte sólida que sobra da feitura do leite. Faça esses cookies deliciosos:

7 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Alemão perde licença de arma depois de levar um tiro do próprio cachorro
Alemão perde licença de arma depois de levar um tiro do próprio cachorro
como tratar mãos envelhecidas
Como tratar mãos envelhecidas