em

5 Inseticidas naturais para controlar pragas

Saiba como afastar insetos incômodos com dicas práticas e inseticidas caseiros
inseticidas naturais
Crédito: Freepik

Muitas vezes, os insetos podem ser transmissores de diversas doenças que podem levar à morte. Por isso, é importante que você saiba como afastá-los de modo natural, sem necessitar recorrer a agentes químicos pesados. Por isso, proteja sua família com esses inseticidas naturais e métodos simples para a prevenção desses seres.

Inseticidas naturais caseiros

inseticidas naturais caseiros
Crédito: Freepik

Com diversos casos de contágio causados diretamente por insetos, como surtos de dengue e febre amarela, sem contar com a malária, doença de Chagas e outros males, é importante que se evite o contato com esses insetos. Para isso, utilize ingredientes naturais para se fazer inseticidas práticos que contribuam diretamente para o combate desses hospedeiros perigosos de parasitas.

1. Vinagre de maçã

As moscas são atraídas pelo cheiro do vinagre, assim como outros insetos, como mosquitos machos que confundem esse cheiro de maçã com o néctar de alguma flor. Desse modo, essa opção entre os inseticidas naturais diminui o índice de reprodução de alguns mosquitos e consegue eliminar moscas do ambiente de sua casa.

Ingredientes

Vinagre de maçã: ½ xícara (chá);
Pote de vidro: 1 unidade;
Funil: 1 unidade.

Modo de preparo

  1. Coloque o vinagre no fogo para aquecer;
  2. Transfira o vinagre para o pote de vidro;
  3. Agora ponha a parte estreita do funil dentro do pote;
  4. Seu inseticida está pronto! Agora coloque-o no local onde as moscas mosquitos costumam estar, e aguarde que eles entrem para o frasco pelo buraco do funil. Vão ficar presos lá dentro, pois não conseguem sair por onde entraram.

2. Limão assado

Você verá que o limão assado irá libertar aquele aroma super agradável que vai perfumar sua casa e ainda por cima afastar alguns insetos. As moscas odeiam o cheiro do limão e vão ficar longe dos alimentos. Além delas, as baratas também não gostam, o que faz esse método um bom combate para esses insetos.

3. Leite e pimenta

Já jogou fora alguma comida por conta de uma barata que pousou ou por estar cheia de formigas? Não se preocupem pois o leite com pimenta resolve! Essa é uma receita bem simples para se livrar das moscas, baratas e formigas. Logo, esse inseticida é perfeito para eliminar insetos bastante comuns no dia a dia que influenciam diretamente até na qualidade da comida, tornando-as com impurezas.

Ingredientes

Leite: ½ litro;
Açúcar: ¼ de xícara (chá);
Pimenta: 4 colheres (sopa).

Modo de preparo

  1. Coloque o leite no fogo com o açúcar e a pimenta;
  2. Deixe cerca de 15 minutos;
  3. Divida a solução que preparou em vários pratos rasos e coloque-os onde esses insetos costumam aparecer com mais frequência.

4. Extrato de nim

Conforme a Embrapa, o principal componente ativo do nim como inseticida é a azadiractina-A que atua como repelente e antialimentar nos insetos e interfere nos hormônios reguladores do crescimento, metamorfose e reprodução. Essa planta indiana é excelente para o combate de mosquitos e lagartas que estragam as plantas do seu jardim.

Ingredientes

Água: ½ litro;
Folhas de nim: 50 gramas;
Álcool: 30 ml.

Modo de preparo

  1. Bata as folhas do nim com água no liquidificador durante 3 minutos;
  2. Coe e bata o resto das folhas durante 3 minutos;
  3. Coe novamente e adicione o álcool;
  4. Por fim, bata por mais 1 minuto.

5. Extrato de alho com cebola

Esse extrato concentrado é um excelente repelente e mata mosquitos, moscas, formigas e baratas, devido ao seu teor sulfuroso. Além disso, o Ministério da Agricultura coloca esse extrato como um excelente modo de preservar as plantas contra insetos danosos, como o pulgão.

Ingredientes

Cebola: 3 unidades picadinhas;
Alho: 5 dentes;
Água: 5 litros.

Modo de preparo

  1. Bata a cebola com o alho em um liquidificador;
  2. Misture com os 5 litros de água;
  3. Coe bem.

Outras dicas para controlar pragas

inseticidas naturais prevenir
Crédito: Freepik

Existem dicas muito simples que se resumem a atitudes práticas que são muito eficazes para o controle de pragas. Você irá conhecer cada uma delas abaixo e verá o quanto é possível aplica-las em sua casa! Vale destacar que a maioria dessas dicas são apenas para prevenção dessas pragas, mas como todo estrategista sabe: a prevenção é o melhor instrumento de controle.

1. Limpe os ralos

O simples ato de colocar água sanitária nos ralos da casa toda vez que for usar o banheiro já é suficiente para que se evite diversas pragas, como baratas e moscas. Assim, esses insetos terão dificuldades para se reproduzirem, por conta do efeito causado pelo cloro que mata os seus ovos.

2. Evite focos de água

Essa dica é uma das mais importantes: não deixe água parada! Portanto, cuidado com o acúmulo de água em pneus, caixas d’água, vasos de planta e telhas. Sempre verifique o terreno de sua casa, para que não haja nenhum ponto com água parada, pois esse tipo de local é ideal para mosquitos colocarem ovos. Vale destacar que entre esses mosquitos, estão os transmissores da dengue e febre amarela, doenças bastante perigosas.

3. Colete o lixo

Não deixe o lixo acumular em sua casa ou estabelecimento e procure sempre o armazenar adequadamente em sacos devidos. Além disso, você poderá aproveitar para reciclar os materiais, por meio da separação entre os tipos de lixo. Isso fará com que não se proliferem insetos incômodos e anti-higiênicos, como baratas e moscas.

3 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
alimentos que idosos devem evitar
10 Alimentos que idosos devem evitar
frango desfiado na panela de pressão
Frango desfiado na panela de pressão: aprenda a fazer 5 receitas