em

Como perder o medo de barata

Entenda o que é, como surge e como perder esse medo que pode até paralisar
medo de barata
Crédito: Wikimedia Commons

Você tem medo de barata? De acordo com a psicologia, o medo está associado de alguma forma ao sofrimento e à angústia. É um sentimento comum a todos. Então, não se sinta só ou estranho por ter um medo como o de baratas, muitas pessoas sofrem do mesmo, em diferentes intensidades e formas.

As principais formas são a simples e a específica, na qual se enquadra o medo de baratas, assim como de elevador, fantasmas e muitos outros.

Aqui você encontra:

Por que temos medo de barata?

por que temos medo de barata
Crédito: Wikimedia Commons

Algumas pessoas realmente passaram por situações estressantes com os animais, tendo como modelo familiares ou apenas a reação instintiva, que acabou gerando a fobia. Essa fobia traz um sofrimento psíquico, assim como reações físicas, por conta de um estado de forte emoção e angústia.

E aqueles que não vivenciaram nenhuma experiência que pudesse causar o medo, nem consigo nem com pessoas próximas? Há, sim, como desenvolver fobias sem ter vivenciado, canalizando em um objeto ou animal, os sentimentos.

Muitas músicas e historias infantis, bem como crendices populares, criadas com o intuito de educar e controlar as crianças através do medo da ridicularização (Boi da Cara Preta, O Cravo e a Rosa, Atirei o Pau no Gato, Nana Neném, Sambalelê e muitas outras), podem iniciar fobias.

Outra forma de se desenvolver fobia é a tentativa do ego em desviar a atenção dos sentimentos e lembranças que incomodam. Como no processo de crescimento ocorrem muitos processos de castração, com sofrimento e tristeza, busca-se mascarar “o real sentimento de angústia latente, criando um objeto externo para descarregar seus conteúdos, mantendo o objeto real interno, rechaçado no inconsciente”, de acordo com um estudo psicológico.

Ou seja, é uma forma de mascarar o verdadeiro sofrimento, o que realmente está incomodando lá no fundo, sem transparecer para o ego, com o objetivo de deixá-lo mais confortável e adaptado à realidade, sem sofrimento aparente.

Veja também: Como acabar com as baratas em casa

4 Dicas para superar o medo de barata

Por mais que não seja um medo que vá prejudicar o dia a dia da pessoa, a depender é claro da profissão, o medo de barata pode incomodar e provocar noites mal dormidas, sensações físicas negativas, pesadelos e outras formas de compensação do corpo. Então veja algumas dicas para superar o medo de barata.

1. Procure ajuda

Se o caso é grave e você realmente já tentou superar o medo sem ajuda e não conseguiu, repense. Vale a pena investigar o que o seu eu está escondendo por trás da fobia e tratar, a fim de obter o resultado esperado no processo.

Especialistas escrevem que iniciar um processo de análise e terapia para curar-se de medos incapacitantes demonstra ser a melhor alternativa para o equilíbrio da saúde física e mental. O medo e a fobia podem comprometer a capacidade de independência e autonomia do indivíduo.

2. Tente recriar sua imagem sobre baratas

De onde veio essa imagem que você tem sobre as baratas? Como ela foi construída? O que você pode fazer é tentar recriar essa imagem, por outra perspectiva, fazendo com que ela passe de uma criatura das profundezas para uma criação fantástica.

O Dr. Peter Liu é um especialista de acupuntura e medicina chinesa, que já vive no Brasil há algum tempo, trabalhando em seu consultório diversas doenças, inclusive as fobias. Veja o vídeo que ele preparou para ajudar a superar o medo de baratas, através da reconstrução da imagem dessas trabalhadoras incansáveis.

3. Aproveite-se da tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada para a perda do medo de baratas, com uma exposição virtual ao inseto, ativando o medo ao mesmo tempo em que a pessoa tem que racionalizar, sabendo que elas não estão ali de fato.

Isso é feito com o auxílio de realidade virtual aumentada, com a utilização de óculos especiais, em clínica especializada. Porém, você pode começar a assistir vídeos e tentar se expor aos poucos, sempre racionalizando, pensando que elas não têm como te fazer mal. Veja como funciona:

4. Teste a hipnose

Para os que acreditam no poder da hipnose para mudar a forma de pensar e desbloquear sentimentos reprimidos que podem se tornar fobias, essa pode ser uma opção. É fundamental que seja feito por um profissional capacitado e de confiança, ok?

Nesse vídeo, o hipnoterapeuta profissional Filipe Lima mostra como superar o medo de baratas com a aplicação correta da técnica da hipnose, com vídeo narrando os passos a serem seguidos, a ser ouvido em ambiente tranquilo e onde você possa se concentrar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Remédios ficam mais caros no Brasil
Remédios ficam mais caros no Brasil
eliminar traças
Como eliminar traças: 10 dicas infalíveis para a sua casa