A sensação de inchaço abdominal é muito desconfortável. Além das dores e do mal estar, o inchaço também afeta a autoestima quando vai vestir aquela roupa favorita e o botão simplesmente não fecha, mas não é porque você engordou.
Apesar de ser recorrente, não deve ser considerado normal. É preciso conhecer algumas maneiras de amenizar os sintomas e evitar que isso aconteça, pois se não tratar a causa, pode acabar com outros problemas decorrentes do problema principal.
Veja também: exercícios para gordura nas costas e mais cuidados
Principais causas
Nem sempre estar com a barriga inchada quer dizer que você comeu demais. Veja quais são as principais causas e os outros sintomas que aparecem para saber identificar e procurar um médico para tratar.
Metabolismo lento
Você já reparou que depois de uma refeição pesada, mesmo sem exagero, acaba sempre ficando com uma sensação de inchaço na barriga? Isso pode significar que você tem um intestino com funcionamento mais lento.
Como cada pessoa tem um metabolismo que funciona em um ritmo particular, é preciso conhecer quais os alimentos provocam essa sensação e reduzir a quantidade ou evitar consumi-los. Também é importante aumentar o consumo de fibras, beber pelo menos 2 litros de água por dia e fazer atividades físicas com regularidade.
Sensibilidade ao glúten e lactose
Além do ritmo do metabolismo, cada vez mais, as pessoas estão conhecendo sobre o que o glúten e a lactose têm a ver com o inchaço. De fato, esses açúcares do leite e dos amidos podem causar inchaço abdominal, dores, diarreia ou prisão de ventre e enjoo ao serem ingeridos por quem tem sensibilidade ou intolerância. É preciso consultar um médico para confirmar o diagnóstico e começar a fazer as mudanças necessárias na alimentação.
Gaseificados
É verdade que ao ingerir bebidas gaseificadas o estômago fica mais inchado. Esse gás vai sair de alguma forma, mas até que isso aconteça, a sensação desagradável vai permanecer, podendo causar um pouco de dor e um mal estar constante. Então, nesse caso, basta evitar o excesso. O mesmo vale para certos alimentos fermentados, como o pães com glúten.
Problemas no sistema gastrointestinal
Se você não tem sensibilidade ao glúten nem à lactose, se não come com exagero e evita as bebidas com gás, pode ser que o problema seja outro. Pode estar relacionado com alguma questão no sistema gastrointestinal que esteja dificultando a digestão dos alimentos. Consulte um gastroenterologista para fazer exames e ter certeza de como está o seu estômago, o intestino e os outros órgãos como fígado e rins.
Como eliminar
Como você viu, as causas para o inchaço abdominal são muito variadas, assim como os tratamentos possível para cada caso. Portanto, vá ao médico ou ao nutricionista para fazer exames antes de começar a mudar seu estilo de vida. Alguns bons hábitos para adotar são os seguintes:
1. Coma devagar
Sabe aquele almoço correndo, sentado ao computador e que dura menos de 10 minutos? Pois é, ele pode ser a causa da sua sensação de inchaço. Separe pelo menos 30 minutos para cada refeição, mastigue com atenção e garanta uma boa digestão.
2. Reduza o consumo de bebidas gaseificadas
Por mais refrescantes e saborosas que sejam, as bebidas com gás, como refrigerantes e água gasosa, podem causar um tipo de inflamação. A consequência? Sensação de inchaço e mal estar depois de consumi-las. Portanto, tente evitar sempre que possível.
3. Evite mascar chicletes
Apesar de parecerem inofensivos e, muitas vezes, sem calorias, os chicletes podem ser o motivo do inchaço abdominal. Isso porque, durante a mastigação, você acaba engolindo muito mais ar e saliva, estimulando a produção de suco gástrico, mas que não vai ter nada para digerir. Ele pode acabar machucando as paredes do estômago por causa disso e gerar algum problema estomacal que tenha o inchaço como sintoma.
4. Equilibre o consumo de sódio
Um prato não precisa ser extremamente salgado para ser rico em sódio. Muitas vezes, produtos industrializados, congelados e embutidos contêm um elevado índice de sódio. Apesar de importante para a saúde, se consumido em excesso, ele contribui para a retenção de líquido e, claro, com a sensação de inchaço.
5. Evite alimentos que incham
Feijão, couve-flor, couve-de-Bruxelas e brócolis. Você sabia que esses alimentos podem causar gases? Se você não está acostumado a comê-los no seu dia a dia, comece aos poucos para que o organismo se acostume.
6. Consuma bebidas anti-inchaço
Da mesma maneira que alguns alimentos contribuem para a formação de gases e sensação de inchaço abdominal, há outros com efeito contrário. Chá de menta, gengibre, abacaxi, salsa e iogurtes com lactobacilos vivos são excelentes aliados na redução do inchaço.
Os sucos são diuréticos, ajudando na produção de urina para eliminar as toxinas e líquidos retidos. Alguns também favorecem a digestão, eliminando os gases mais rapidamente. Faça suco de salsa para desinchar e hidratar o corpo.
7. Faça massagens
Muitos tipos de massagens servem para ajudar a aliviar o inchaço na região abdominal, independente da causa. Você pode pesquisar mais sobre massagem detox, técnicas de massoterapia e também sobre osteopatia para descobrir qual vai funcionar melhor no seu caso.
8. Mantenha-se em movimento
Praticar atividades físicas todos os dias não serve só para emagrecer e modelar o corpo. Serve para manter a saúde do organismo todo e também para evitar os acúmulos. Para que o corpo trabalhe corretamente, ele precisa consumir calorias e gastá-las como fonte de energia. Não pode ficar parado ou vai começar a acumular gorduras, líquidos e toxinas, causando inchaço e outras complicações.