em

Como identificar picadas de insetos de cada tipo

Veja imagens de cada tipo de picada para saber reconhecer e tomar a atitude certa sem prejudicar sua saúde.
identificar picadas de insetos
Crédito: PxHere

Muitas vezes você só percebe que foi picado por um inseto quando sente uma coceira aguda. Dependendo da situação e da aparência da picada, não é nada demais. Mas tem casos em que pode haver uma reação alérgica ou o inseto deixar efeitos colaterais maiores do que se esperava. Sendo assim, saiba como identificar picadas de insetos e o que deve fazer.

11 Picadas de insetos mais comuns e como identificar

Os insetos estão por toda parte e podem pegar você distraído, estando na rua, no campo ou dentro de casa. Há algumas picadas que não trazem qualquer prejuízo à saúde, entretanto se você for alérgico ou for picado por um animal peçonhento, precisa saber identificar picadas de insetos para ir ao hospital e receber os cuidados adequados.

Sendo assim, conheça agora 11 tipos de picadas de insetos, incluindo uma de aranha, que vale a pena saber como deixam a pele para o caso de uma emergência.

1. Aranha marrom

como identificar picada de insetos aranha

A picada da aranha marrom pode ser uma das mais perigosas e doloridas. Ela precisa ser tratada o mais rápido possível, pois pode causar náuseas, mal-estar, febre, inchaço, queimação e a até necrose no local afetado.

Ao identificar picadas de insetos como esse, observe também se a urina da pessoa picada está mais escura, pois é outro efeito colateral que confirma o tipo de aranha que picou.

2. Mosca dos cervos

como identificar picada de insetos mosca cervo

Esse tipo de mosca é comum nos Estados Unidos, e sua picada pode transmitir uma bactéria que causa infecção na pele, nos olhos e nos pulmões. Ela é mais comum em animais, mas os humanos não estão livres. Ao ser picado, logo surgem sintomas de febre, dor de cabeça, cansaço e o local da picada incha e dói.

3. Percevejos

como identificar picada de insetos percevejo

Os percevejos são mais comuns nas roupas de cama ou colchões que não são limpos há algum tempo. Esses insetos atacam enquanto a vítima dorme, sugando seu sangue e deixando algumas marcas de picada próximas das outras, deixando uma inflamação e vermelhidão. Conforme o caso, as picadas podem dar febre e muita dor.

4. Mosca-de-cavalo

como identificar picada de insetos mosca cavalo

Esse tipo de inseto, também conhecido por butuca, deixa uma picada bem dolorosa e que pode evoluir para outros tipos de doenças. A marca da picada é grande, pode haver bolhas, além de tontura e infecção, se não for tratada rapidamente.

5. Piolho

como identificar picada de insetos piolho

Os piolhos podem ser muito comuns, em especial nas crianças, pois eles pulam de uma pessoa para a outra. Podem ficar na cabeça, mas há piolhos de cílios e até pubianos. Eles causam muita coceira e vermelhidão, mas a picada não costuma evoluir para doença grave.

6. Formiga-de-fogo

como identificar picada de insetos formiga

Esse tipo de formiga, também chamada de lava-pés, deixa uma picada bem dolorosa e inchaço quando ataca a pele. É importante, então, ficar de olho para não se aproximar de formigueiros ou plantas em que ela possa estar.

7. Pulga

como identificar picada de insetos pulga

Não é preciso ter animal de estimação em casa para ser picado por pulgas. Elas causam intensa coceira, deixam uma marca vermelha e um pouco inchada. Ao identificar picadas de insetos como esse vai ver que as mordidas costumam ser em maior quantidade porque elas não picam apenas uma vez e vão embora.

8. Vespa

como identificar picada de insetos vespa

Existem diversas espécies de vespas, mas a maioria delas não oferece perigo se não se sentir ameaçada. Então, se perceber uma vespa por perto, apenas deixe-a em paz para que se afaste e nunca mexa com uma colmeia. A picada é bastante dolorosa e coça, mas não costuma evoluir para algo grave. A aparência é de uma picada de mosquito, só que um pouco mais intensa.

9. Abelha

como identificar picada de insetos abelha

Também considerada um tipo de vespa, a abelha deixa o ferrão na pele após a picada, que deve ser removido com cuidado para evitar que todo o veneno penetre. Quando o ferrão se solta do corpo a abelha morre, porque nele estão ligados outros órgãos no inseto. A picada pode ser perigosa para pessoas alérgicas.

10. Mosquito

como identificar picada de insetos pernilongo

No Brasil, a picada de mosquito pode apresentar alto risco, dependendo do tipo. Com os surtos de doenças causadas pelo Aedes Aegytpti é preciso ir ao médico caso perceba qualquer sintoma como náuseas ou febre. Mas se não for o caso, a picada vai causar uma irritação na pele, bastante coceira, e logo vai passar.

11. Carrapato

como identificar picada de insetos carrapato

Esse inseto fica preso na pele quando pica para sugar seu sangue. Então, a primeira coisa a fazer é removê-lo com cuidado. O local da picada vai ficar vermelho e inchado com um ponto mais escurecido ao centro, onde foi o foco do ataque. Ele pode transmitir doenças graves, então o médico deverá ser consultado.

O que fazer em caso de picada?

A atitude a tomar depois que identificar picadas de insetos vai variar conforme o tipo de inseto. Se for apenas um pernilongo comum, passar um pouco de álcool vai ajudar a aliviar a coceira. Porém, se perceber que há outros sintomas, o ideal é ir ao hospital para fazer um exame e tratar da ferida.

Existem pomadas para picada de insetos, mas elas só devem ser usadas se não se tratar de um inseto venenoso para evitar que os sintomas sejam camuflados e intensificados. Da mesma forma, existem remédios caseiros para picada de insetos com o objetivo e aliviar os sintomas.

Mas se eles se agravarem, como náuseas, fraqueza, dor intensa, dor de cabeça, vertigem ou mudança na aparência da pele, é importante ir ao hospital imediatamente.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Crédito das imagens: Shared

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
oracoes da madrugada
Orações da madrugada: 4 versões para elevar sua fé a Deus
piso laminado
Piso laminado: vale a pena ter? Veja vantagens e desvantagens