em

AmeiAmei HahahaHahaha

Ginseng-brasileiro: o que é, benefícios e como usar

Conheça uma planta nativa do Brasil que pode ajudar a manter sua boa saúde
ginseng-brasileiro
Crédito: Wikimedia Commons

Pode ser que você já tenha ouvido falar dos benefícios do ginseng para a saúde, mas talvez não seja a mesma planta que o ginseng-brasileiro. Essa espécie é do gênero Pfaffia, por isso que um dos seus nomes populares é fáfia, mas há quem o chame também de para-tudo. São mais de 20 espécies desse gênero, sendo que as mais populares são as do tipo Pfaffia paniculata, nativas da Amazônia.

Benefícios para a saúde

propriedades do ginseng-brasileiro
Crédito: Pixabay

Os benefícios do ginseng-brasileiro estão relacionados à medicina popular que o recomenda para diferentes finalidades e formas de uso, como os tradicionais garrafadas. Mas a planta também é estudada cientificamente para que seus benefícios reais sejam comprovados. Por enquanto, nenhum estudo científico é considerado finalizado para que se possam fazer recomendações seguras dessa planta. Seus usos populares são para:

Estimulante físico e mental

Essa planta tem uma propriedade que oferece efeitos semelhantes ao do ginseng-oriental, que é a capacidade de melhorar a oxigenação cerebral e do corpo, estimulando a realizar atividades com mais eficiência e ânimo.

Melhora da circulação sanguínea

Esse mesmo efeito estimulante, para ocorrer, precisa passar pela corrente sanguínea, onde também contribui com o fortalecimento da atividade cardíaca, a redução de tremores em idosos, a formação de glóbulos do sangue e a redução de inflamações.

Ação antioxidante

As várias vitaminas presentes no ginseng-brasileiro fazem dessa planta uma boa aliada de um estilo de vida saudável, seja para a manutenção da saúde das células ou para sua regeneração. A planta ajuda a remover os radicais livres que deixam as células oxidadas e doentes, trazendo o rejuvenescimento da pele e revitalizando todos os sistemas do corpo.

Combate à dor de cabeça por causa estomacal

Quando algum alimento não cai bem e o estômago fica parecendo que parou de funcionar, um dos sintomas é a dor de cabeça. Por ajudar a melhorar a circulação do sangue, o ginseng-brasileiro pode ajudar a aliviar a dor de cabeça, atuando no foco do problema e não apenas no alívio da dor.

Controle do diabetes

Esse efeito ainda necessita de mais estudos para ser comprovado, então você não deve fazer uso dessa planta em substituição ao tratamento médico para diabetes. Se quiser experimentar, fale primeiro com o seu médico para que ele oriente como deverá preparar e a quantidade que poderá consumir. O que a planta teoricamente faz nesse caso é potencializar o trabalho da insulina.

Propriedades

A composição do ginseng-brasileiro é bastante variada, contendo vitaminas de diversos tipos, potássio, cálcio, ferro, aminoácidos essenciais e muitos outros compostos químicos que atuam nos benefícios mencionados.

Como usar

Você pode encontrar o ginseng-brasileiro nas farmácias ou lojas de produtos naturais ou pode consumi-lo diretamente do preparado amazonense, se estiver visitando ou se mora no estado.

Garrafada

A garrafada é a forma mais popular de consumir essa planta, feita de forma artesanal. É um preparado mais forte e concentrado, por isso o uso deve ser cauteloso, conforme a recomendação da pessoa que o fez.

Chá de folhas e raiz

As folhas e raízes desidratadas da planta podem ser compradas prontas e o chá é feito misturando uma colher de sobremesa da planta em 200 ml de água acabada de ferver. Depois de 10 minutos de descanso do chá, basta coar e beber.

Chá com a planta em pó

Você também encontra essa planta na forma de pó para fazer chá, mas nesse caso, a quantidade recomendada é menor, já que o pó é mais concentrado. Use apenas uma colher de café para cada xícara de água e não ultrapasse a quantidade de duas xícaras ao dia.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados desejados, use com cautela, de preferência com acompanhamento médico, e mantenha um estilo de vida saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
suco de salsa com limão
7 Receitas de suco de salsa com limão e seus benefícios
chá de salsa para os rins
Chá de salsa para os rins: benefícios e como fazer