em

Gabiroba: benefícios para a saúde

Nativa do cerrado brasileiro, essa frutinha é gostosa, versátil e faz muito bem à saúde
gabiroba
Crédito: Wikimedia Commons

Nativa do Brasil e outros países da América da Sul, a gabiroba é uma frutinha pequena, redonda, de casca amarela e polpa doce, também é conhecida como guabiroba, guabiroba-felpuda, gavirova, araçá-congonha e guavira. Seu nome científico é Campomanesia pubescens e é uma planta que oferece benefícios à saúde. Veja quais são.

Benefícios para a saúde

benefícios da gabiroba
Crédito: Portal de Itupeva

Sua composição nutricional faz com que essa planta seja uma boa opção para uma alimentação saudável e natural, confira como ela atua no organismo:

Fortalece o sistema imunológico

Por ser uma planta que contém vitamina C, auxilia na manutenção do sistema imunológico, ajudando a manter o corpo mais resistente ao ataque de doenças. Ela oferece esse benefício de forma mais eficiente quando é consumida dentro de um estilo de vida saudável.

Atua como antioxidante

Também por causa das vitaminas que contém, ela oferece um bom efeito antioxidante no organismo. Isso quer dizer que, ao ser digerida e ter suas propriedades distribuídas pela corrente sanguínea, várias delas ajudam a combater a oxidação causada pelos radicais livres as células de todo o corpo. Essa oxidação adoece as células e deixa o corpo mais sensível a inflamações, portanto, é um efeito muito benéfico para a manutenção do organismo.

Combate à infecção urinária

O chá dessa planta, feito com as folhas e cascas da fruta, é bom para combater a infecção urinária por ser um chá com ação anti-inflamatória, diurética e antibiótica. O chá deve ser feito misturando 30 gramas de folhas e cascas em meio litro de água acabada de ferver. O tratamento não substitui a consulta ao médico, mas é um bom aliado.

Prevenção da anemia

Muitos casos de anemia ocorrem por deficiência de ferro no organismo, já que esse mineral é essencial para a produção de mais sangue no corpo. Depois de ir ao médico e ter certeza de que o problema é causado pela falta de consumo do ferro, o médico passa uma dieta com alimentos ricos nesse e em outros minerais, então a gabiroba pode fazer parte do cardápio para auxiliar na reposição e na cura.

Prevenção da osteoporose

A osteoporose é uma doença caracterizada pela fraqueza dos ossos, que ficam com seu interior poroso e frágil. Afeta principalmente pessoas idosas que já não absorvem o cálcio com a mesma eficiência. Então, comer a gabiroba, que contém cálcio, ajuda na reposição desse mineral, junto com outros alimentos saudáveis e um estilo de vida ativo.

Riqueza de fibras

Como essa é uma fruta rica em fibras e água, ela ajuda a manter o sistema gastrointestinal em bom funcionamento. Atua no combate à prisão de vente, à diarreia, ao inchaço por retenção de líquidos e até contribui com o emagrecimento, quando consumida dentro de uma alimentação saudável e equilibrada.

Propriedades nutricionais

Em uma quantidade de 200 gramas, equivalente a 1 frutinha, encontram-se:

  • Valor energético: 121 calorias;
  • Proteínas: 3 gramas;
  • Gordura: 1,9 grama;
  • Carboidratos: 26,4 gramas;
  • Ferro: 6 microgramas;
  • Fibras: 1,5 grama;
  • Cálcio: 72 microgramas;
  • Vitamina C: 62 microgramas;
  • Vitamina B3: 0,95 microgramas.

Como consumir

As principais formas de consumo da gabiroba são in natura, como suco, chá das folhas e cascas, além de ser bem comum, no Cerrado brasileiro onde é abundante, usar a fruta para fazer sorvete caseiro, geleias, licores e outras sobremesas.

Contraindicações e cuidados a ter

Essa frutinha pode ser consumida normalmente, sem cuidados especiais. Mas é claro que o excesso deve ser evitado, do contrário, suas propriedades benéficas passam a se comportar com efeitos colaterais indesejados, como diarreia, náuseas e dor de barriga.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.

deixar o feijão clarinho
Como deixar o feijão clarinho antes de cozinhar
suco para desinchar
10 Receitas de suco para desinchar o organismo naturalmente