em

AmeiAmei

14 Frutas ricas em ferro

Fontes naturais e gostosas para acrescentar no cardápio diário
frutas ricas em ferro
Crédito: Pixabay

O organismo humano necessita de uma determinada variedade e quantidade de nutrientes para que cada sistema receba o necessário para o seu funcionamento. Uma das formas de melhorar essa variedade e quantidade na alimentação é incluindo na rotina as frutas ricas em ferro e em outros minerais, vitaminas, proteínas, lipídios, carboidratos e fibras.

Quais são as frutas ricas em ferro?

No caso específico do mineral ferro, se ele não for consumido na quantidade adequada irá afetar a produção de hemoglobina que compõe o sangue. Com a deficiência na produção de hemoglobina, também acontece a deficiência no transporte de água e oxigênio para todos os sistemas do corpo, resultando em cansaço, anemia, fraqueza e outros problemas.

A quantidade média que uma pessoa necessita de ferro ao dia é entre 10 a 15 mg. Então, não negligencie a sua saúde. Veja quais são as frutas ricas em ferro que podem contribuir com o formação do seu sangue, em conjunto com uma alimentação saudável e equilibrada, de preferência prescrita por um nutricionista para seja elaborada especialmente para você.

1. Romã

frutas ricas em ferro tipo romã
Crédito: Pixabay

A romã tem atividade medicinal sobre diversos problemas relacionados ao sangue. Em cada 100 g da fruta contém 0,3 mg de ferro. Ela pode ser consumida pura ou misturada em saladas, receitas de sucos, bolos, geleias e sobremesas.

2. Ameixa seca

Em cada 100 g de ameixa seca há 9% da quantidade de ferro recomendada por dia. Além disso, é uma das frutas mais recomendadas para quem sofre com intestino preso, pois ela é rica em fibras. As formas de consumo são as mais variadas, desde pura, até para adicionar a sobremesas, smoothies, sucos e onde mais desejar.

3. Tomate seco

Outra rica fonte de ferro que contém quase a metade da quantidade diária recomendada é o tomate seco, que pode ser usado em diversos pratos sem precisar cozinhar. Quando o tomate está desidratado, ele preserva melhor seus nutrientes, fornecendo uma quantidade maior ao organismo.

4. Uva passa

frutas ricas em ferro tipo passas
Crédito: Pixabay

Cada meia xícara de uva passa contém 1,6 mg de ferro. É comum encontrar essa fruta misturada em granolas e pode acrescentar em várias receitas, doces e salgadas. O efeito de tratar o intestino preso é semelhante ao da ameixa, e, por ser uma fruta desidratada, também acaba preservando melhor seus nutrientes até ser ingerida.

5. Figo

Se optar pelos figos secos ao invés de frescos, irá obter o dobro dos nutrientes, mas a fruta fresca também é ótima, especialmente por manter o líquido que ajuda a hidratar o corpo no verão. Além do ferro, o figo também fornece vitaminas A, B e K, fósforo, cálcio, potássio e magnésio.

6. Damasco

É difícil ver damascos frescos, mas eles são bem parecidos com pêssegos. A sua forma seca também é ótima para a saúde, já que, assim como o tomate seco, o damasco fornece quase metade da quantidade de ferro recomendada ao dia.

7. Tâmara

Uma fruta doce, que também é encontrada fresca ou seca, a tâmara contém 1 mg de ferro a cada 100 g de fruta, além de vários outros nutrientes essenciais, como cálcio, magnésio, vitaminas A, C e B6.

8. Abacate

frutas ricas em ferro tipo abacate
Crédito: Pixabay

Além de ser uma fruta muito consumida por causa da sua alta quantidade de ácidos graxos benéficos ao organismo, o abacate também é um bom fornecer de ferro, contendo 1 mg a cada 100 g de fruta.

9. Morango

Rico em vitamina C e com alto poder antioxidante que beneficia a saúde das células e previne doenças, o morango também entra na lista das frutas ricas em ferro, fornecendo 0,6 mg em 152 g de fruta.

10. Coco

Ao consumir um coco você pode aproveitar a água da fruta, que é altamente nutritiva, também pode comer a polpa, que oferece gorduras saudáveis para o bom funcionamento do sistema cardiovascular. Além das gorduras boas, em 33 g de coco também há 0,79 mg de ferro.

11. Cereja

No Brasil, a cereja costuma ser mais encontrada em calda, mas essa é uma versão muito açucarada e menos saudável. Prefira, sempre que possível, comer a fruta in natura para receber muitos nutrientes, como o ferro, que contém 0,57 mg em 145 g de cerejas.

12. Maçã

A maçã é uma fruta muito popular, apreciada pela maioria, altamente nutritiva e aliada da dieta. Além de fornecer fibras, água, cálcio, potássio e magnésio, também é uma das frutas ricas em ferro, auxiliando na produção e na qualidade do sangue.

13. Banana

frutas ricas em ferro tipo banana
Crédito: Pixabay

Essa fruta é bem baratinha, saborosa, versátil na cozinha e que fornece muito nutrientes ao organismo, incluindo uma boa dose de ferro. Com certeza a banana é uma das frutas que não podem faltar na sua fruteira.

14. Mirtilo

Essa pequena frutinha roxa está cada vez mais popular no Brasil por causa das diversas receitas com mirtilo feitas por quem faz dieta ou apenas prefere alimentos mais saudáveis. Essa frutinha atua em benefício de diversos sistema do corpo, inclusive com a produção de hemoglobina, por conter uma relevante quantidade de ferro para incluir nas refeições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
torta de morango com chocolate
9 Receitas de torta de morango com chocolate
frutas ricas em proteínas
8 Frutas ricas em proteínas