em

23 Receitas com tomate seco que você precisa conhecer

Tem opções para todos os gostos. A única regra é usar o tomate seco em tudo.
receitas com tomate seco
Crédito: Pixabay

O tomate seco pode ser comprado conservado em óleo, mais macio, ou seco mesmo, desidratado. Ele também pode ser feito em casa. Não importa a forma que você escolher utilizá-lo, há diversas receitas com tomate seco que pode fazer para todas as ocasiões.

Mas antes de ver as receitas, se quiser uma dica rápida de como fazer tomate seco caseiro, veja como é simples:

1. Lave bem os tomates e corte-os em gomos.

2. Retire a parte mole das sementes;

3. Coloque todos os gomos sobre uma grelha de forno com uma forma embaixo para que eles sequem de todos os lados.

4. Tempere os tomates com sal e orégano ou outro tempero que goste.

5. Leve a grelha ao forno durante 6 ou 7 horas, a 80 °C porque devem apenas desidratar e não assar.

6. Quando as pontas estiverem secas e arredondas, está pronto. Deixe esfriar e armazene em um saco plástico ou coloque-os em um vidro de conserva cobertos com azeite de oliva extravirgem.

Receitas com tomate seco

Viu como é fácil fazer tomate seco caseiro? Agora delicie-se com as sugestões de receitas para usar essa fruta e criar pratos diferenciados, desde o petisco até o prato principal.

1. Mousse de tomate seco

receita de mousse de tomate seco
Crédito: Aqui na Cozinha

Essa mouse fica com aspecto de sobremesa, muito bonita, de cor salmão. Mas é um prato salgado que você pode servir como petisco ou entrada junto com torradas e outros quitutes. O prato leva, além de um vidro de tomate seco com o azeite, creme de leite, cream cheese, sal, pimenta e gelatina em pó. Fica lindo e delicioso.

2. Abobrinha grelhada com tomate seco e gorgonzola

receita de abobrinha com tomate seco
Crédito: Simplesmente Delícia

Esse também é um petisco ou entrada para você servir ao receber seus convidados. As abobrinhas são cortadas em lâminas, então você faz mini rocamboles com recheio de tomate seco e gorgonzola. Se quiser pode usar outro queijo. Depois é só levar ao forno para tostar, deixar esfriar e finalizar com azeite por cima.

3. Patê de tomate seco

receita de patê de tomate seco
Crédito: Sweet my Kitchen

O patê está entre as receitas com tomate seco mais simples e que logo dá vontade de fazer. Também é perfeito para servir com torradinhas ou mesmo com o de forma normal. Você só vai precisar dos tomates secos, alho, ricota, manjericão, sal e pimenta. Além de tudo é uma receitinha saudável que vale a pena experimentar.

4. Maionese de tomate seco

receita de maionese de tomate seco
Crédito: Sabores da Vida

Seguindo a linha do patê, essa é uma versão um pouco diferente. É uma maionese sem ovo que só leva leite gelado, tomate seco picadinho, óleo e sal. O segredo da maionese é você ir batendo os ingredientes no liquidificador ou no mixer e colocar o óleo aos poucos até dar o ponto desejado. Pode servir com diversos acompanhamentos.

5. Salada colorida

receita de salada de tomate seco
Crédito: Aqui na Cozinha

Uma salada crua fica muito mais apetitosa quando você enche ela se cor e sabor. Com certeza essa receita vai fazer todo mundo querer uma porção. Ela leva alface, bem fresquinha e crocante, que você pode até escolher de mais variedades. Também leva tomate seco, claro, se gostar pode botar passas e depois faz um maravilhoso molho de mostarda e mel para colocar por cima.

6. Sanduíche torrado com tomate seco, espinafre e queijo

receita de sanduíche de tomate seco
Crédito: Sweet my Kitchen

Esse é especial para quando você quer um lanche rápido, mas que vá além do misto quente com presunto e queijo. Para esse momento a receita perfeita é um misto quente mais elaborado. Ligue a sanduicheira e prepare o pão com molho pesto, tomate seco, espinafres e queijo muçarela ralado. Leve para tostar até o queijo derreter e seu sanduíche gourmet está prontinho.

7. Strudel com tomate seco e queijo

receita de strudel de tomate seco
Crédito: Sabores da Vida

O strudel é um prato tipicamente alemão e a receita tradicional é de maçã. A base dele é a massa folhada, que você pode comprar pronta. Então é só rechear a massa com tomate seco picado, muçarela de búfala esfarelada ou outro queijo ralado que você ache que combina, sal e pimenta. Para ficar com aquele brilho característico, pincele uma gema batida por cima depois é só levar ao forno. Um ótimo acompanhamento.

8. Pão de liquidificador com tomate seco sem lactose

receita de pão de tomate seco
Crédito: Diário Sem Lactose

Esse não é um pão qualquer. Está entre as receitas com tomate seco especiais. É um pão lindo, cheiroso e delicioso que já vem recheado e é perfeito para quem é intolerante à lactose. Você vai usar açúcar, leite vegetal, ovo, óleo, sal, trigo e fermento, depois vai rechear com tomate seco e orégano. Uma bela opção para colocar na mesa em qualquer refeição do dia.

9. Rondelli fake de tomate seco, muçarela de búfala e rúcula

receita de rondeli de tomate seco
Crédito: Brisando na Cozinha

Quer preparar um petisco com cara de massa italiana para servir uma entrada diferente? Aqui está uma opção cheia de sabor. Na verdade não é uma massa, pois a própria muçarela é a massa, o que deixa o prato ainda mais prático. E também não vai ao forno, é só montar e servir.

10. Wrap de tomate seco com rúcula e cream cheese

receita de wrap de tomate seco
Crédito: Aqui na Cozinha

Você já deve ter percebido que o tomate seco combina perfeitamente com a rúcula e com queijo cremoso. Essa é uma variação do sanduíche tostado, mas você vai usar wrap, que são aquelas massas de tortilha que já vêm prontas em um pacotinho. É uma ideia perfeita para quando estiver com pressa e quiser um lanche gostoso.

11. Tagliatelle com salmão defumado e tomate seco

receita de tagliatele de tomate seco
Crédito: Sweet my Kitchen

Agora chegou o momento das massas para servir como prato principal. Se você gosta de salmão, vai ver que o sabor dele e do tomate seco foram feitos um para o outro. Com essa massa consistente e cremosa então, vai comer mais do que deveria. A receita leva só a massa, o salmão que já compra pronto, tomate seco, alho, azeite, creme de leite, mostarda e parmesão ralado. Delícia para um almoço rápido.

12. Rigatonni com bacalhau e tomate seco

receita de rigatone de bacalhau e tomate seco
Crédito: Cozinha Travessa

Mais uma opção de massa e mais uma versão com peixe, mas dessa vez é o bacalhau, com sabor mais acentuado. Também fica maravilhoso com o tomate seco. Para essa receita você vai usar a massa, que pode ser o rigatonni ou outra, tomate seco, rúcula, bacalhau desfiado, alho e azeite. Simples e gourmet.

13. Lasanha com tomate seco e rúcula

receita de lasanha de tomate seco
Crédito: Brisando na Cozinha

Quem gosta de macarrão provavelmente também é fã de lasanha, tudo parte da maravilhosa cozinha italiana. Para essa versão das receitas com tomate seco você pode fazer massa fresca ou comprar pronta.

Vai usar molho de tomate, tomate seco, depois é feito um delicioso creme de muçarela com requeijão e parmesão. Por cima ainda vai creme de leite com mais muçarela e requeijão, sal, pimenta e parmesão. Os amantes de queijo precisam experimentar.

14. Salada de macarrão com tomate seco

receita de salada de macarrão e tomate seco
Crédito: Pâmela Brandão

Esse prato também é um macarrão, mas chama de salada porque fica ótimo servido frio. Para essa receita você vai fazer um molho com o tomate seco, alho, azeite, vinagre, sal e pimenta. Depois de bater o molho no liquidificador, ele é colocado sobre a salada que leva o macarrão cozido, azeitonas inteiras, tomate-cereja, manjericão e parmesão.

15. Pizza caseira de tomate seco

receita de pizza de tomate seco
Crédito: Vai Comer O Quê?

Se tiver disposição, faça essa pizza com massa caseira e surpreenda a todos. A massa nem leva tantos ingredientes, só o trigo, sal, açúcar, azeite, água e fermento. Depois é só colocar por cima o molho de tomate, a muçarela, a rúcula e o tomate seco. Leve ao forno e sirva essa delícia no almoço ou no jantar.

16. Risotto de tomate seco com brie

receita de risotto de brie e tomate seco
Crédito: Gordelícias

Passada a vez das massas, é hora do arroz. Receitas de risotto são infinitas, e a maioria delas combina com tomate seco e queijo, como essa. Fica muito molhadinho e cremoso, como esse prato deve ser. Use arroz de risotto, caldo de frango, cebola, manteiga, vinho branco, queijo brie, tomate seco e pimenta. Fica bem gourmet, perfeito para um jantar especial.

17. Risotto de tomate seco com palmito

receita de risoto de palmito e tomate seco
Crédito: Receitas que Amo

Para os amantes de palmito em conserva, já dá para imaginar como fica o sabor desse risotto, pois os azedinhos dos ingredientes principais combinam muito bem. Além do tomate seco, do palmito e do arroz, você vai usar cebola, vinho branco, manteiga, caldo de legumes, sal, pimenta e o clássico parmesão a gosto. Mais uma delícia de risotto cremoso para experimentar.

18. Risotto de tomate seco, calabresa e pimentão

receita de risoto picante de tomate seco
Crédito: Brisando na Cozinha

Já se você é fã de sabores mais picantes, vai amar esse risotto. Além desses ingredientes ele leva conhaque, cebola, alho, páprica picante, manjericão, cebolinha, parmesão e, como pode ver na imagem, amêndoas tostadas e laminadas para dar esse acabamento tão apetitoso.

19. Omelete de queijo de cabra com tomate seco

receita de omelete de tomate seco
Crédito: Comida do Dia

Voltando às receitas com tomate seco mais simples, você também pode fazer omelete para o café da manhã, almoço ou jantar. Um dos pratos mais democráticos que existem. Só vai precisar misturar ovos, leite, queijo, sal, pimenta e outras especiarias que gostar, também salsinha para dar aquele sabor especial. Depois que estiver tudo bem misturado é só tostar na frigideira e finalizar com rúcula e tomate seco.

20. Cuscuz de tomate seco com atum

receita de cuscuz de tomate seco
Crédito: Sweet my Kitchen

Se você já comeu cuscuz, vai adorar essa opção entre as receitas com tomate seco. Se nunca comeu, é uma bela oportunidade para experimentar e amar. Você vai usar o cuscuz que já compra pronto, tomate seco no azeite, água, azeite, sal, mel, atum em lata e cebolinha. É bem fácil de fazer e bem leve para qualquer refeição principal.

21. Bolo salgado de tomate seco com salmão

receita de bolo de tomate seco
Crédito: Cozinha Vibrante

Mais uma sugestão de receita com tomate seco que combina com o salmão. Parece muito apetitoso esse bolo e pode comer na dieta, pois não leva óleo nem manteiga. É feito com farinha de amêndoas, de trigo, ovos, iogurte natural, molho de pimenta, tomate seco, salmão, queijo de cabra, cheiro verde e outros ingredientes deliciosos que resultam nessa combinação.

22. Sopa cremosa de tomate seco

receita de sopa de tomate seco
Crédito: Simplesmente Delícia

Entre as receitas com tomate seco não poderia faltar essa sopa, que acaba se transformando em um creme bem espesso, pode ser servida no almoço ou no jantar. Ela leva cenoura, cebola, alho, azeite, tomilho, tomates pelados, tomate seco, creme de leite e vinagre balsâmico. Fica com um leve toque agridoce.

23. Escondidinho de carne com tomate seco

receita de escondidinho de tomate seco
Crédito: Aromas e Sabores

E para finalizar as receitas com tomate seco, um escondidinho de carne para servir com salada fresca. Use a carne que preferir, também cebola, azeite, manteiga, alho, cheiro verde, cenoura, vinho tinto, tomilho, sal e pimenta. Tomate seco também, é claro, e amido para engrossar. Esse escondidinho é feito com purê de mandioca bem cremoso que leva leite, manteiga e sal. Por cima coloque quanto parmesão quiser, leve para gratinar e delicie-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

artesanato em tecido
15 Ideias de artesanato em tecido para se inspirar
benefícios do iodo
Os benefícios do iodo para a tireoide e o organismo