em

Confira quais as frutas e alimentos que ajudam regularizar o intestino

Para enfrentar o mal-estar causado pela prisão de ventre e intestino solto é preciso controlar as refeições.
frutas e alimentos que ajudam regularizar o intestino
Crédito: Pixabay

Quem nunca enfrentou uma desordem intestinal e se desesperou atrás de frutas e alimentos que ajudam regularizar o intestino que atire a primeira pedra. O mal-estar provocado pela prisão de ventre ou pelo intestino solto é capaz de acabar com seu dia, deixar você mal humorado ou até desidratado.

Não tem jeito, a alimentação é quem dita as regras do funcionamento do intestino e da saúde. Se você está precisando fazer as pazes com seu organismo confira o que pode e o que não pode na hora das refeições.

O que comer quando está com intestino solto?

Quando você precisa ir no banheiro mais de três vezes ao dia e as fezes estão líquidas é hora de tomar uma providência. Vez ou outra algum alimento não cai bem e deixa o intestino meio louco, mas se o problema não se resolver em um dia é preciso apelas para uma dieta certeira.

Isso porque a diarreia pode provocar desidratação, além de irritabilidade, gases, cólicas abdominais e hemorroidas. Se ocorrer frequentemente é preciso consultar um médico, mas se for ocasional uma simples mudança alimentar é suficiente.

Frutas e alimentos que ajudam regularizar o intestino

Veja abaixo quais frutas e alimentos que ajudam regularizar o intestino. Assim poderá montar uma alimentação focada em ficar melhor!

Frutas

A natureza é sua aliada nessa luta e as frutas são suas melhores amigas, principalmente aquelas que contêm taninos, os fenóis responsáveis pelo sabor adstringente que amarra a boca.

  • Goiaba: os fitoquímicos presentes na fruta reduzem o movimento do intestino, o que retarda a frequência com que ele é esvaziado;
  • Caju: uma das melhores opções para prender o intestino, porém é bom deixar de lado a castanha, que contém bastante gordura;
  • Maçã: rica em fibras, a maçã é uma das frutas que ajudam o intestino a regularizar, mas deve ser consumida sem casca;
  • Jabuticaba: apesar de pequena, a jabuticaba é poderosa e rica em pectina, uma fibra solúvel que auxilia na flore intestinal e ajuda a cortar a diarreia;
  • Pera sem casca: além das pouquíssimas calorias, a pera ajuda a regular a função intestinal e é excelente para introdução alimentar de bebês;
  • Banana: essa fruta tem pelo menos uma grama de fibras, mas quando consumida meio verde ajuda a prender o intestino.

As frutas que ainda estão verdes contém mais tanino que as maduras, porém vá com calma: em grande quantidade elas causam dor de barriga.

O mesmo vale para o suco de limão, uma excelente opção para os dias de mal-estar intestinal, porém pode irritar o estômago e causar uma gastrite se tomado indiscriminadamente.

Outros alimentos

Em relação a outros alimentos, chamados de obstipantes pela sua função de prender o intestino, vale frisar que o consumo desenfreado pode prejudicar a flora intestinal e causar prisão de ventre. Assim que a diarreia diminuir é preciso voltar para uma alimentação normal e regulada.

Farinha branca

Presente em pães, macarrão, bolacha água e sal e massas, absorve muito líquido quando ingerida e por isso é tão hostilizada por quem faz dieta. No caso de quem sofre com a evacuação, no entanto, ela ajuda a diminuir o problema.

Carne vermelha

O sistema gastrointestinal precisa fazer muito esforço para digerir proteína, e com isso a carne vermelha auxilia no controle do intestino. Carne de frango sem pele e peixe também são bem vindas, embora tenham menos nutrientes.

Legumes

Beterraba, cenoura, chuchu, abobrinha, batata, mandioca e mandioquinha podem ser servidos cozidos ou em forma de purê.

Frutas e alimentos para prisão de ventre

São muitas as frutas e alimentos que ajudam regularizar o intestino. Há quem sofra com o intestino preso e precisa ingerir grande quantidade de fibras para se sentir bem.

As fibras são as principais aliadas, pois são elas que formam o bolo fecal; do outro lado, alimentos de fácil absorção, como salgadinhos e macarrão instantâneo, não geram restos,  consequentemente, forçam o intestino a trabalhar sem “material”.

A boa notícia é que são muitas opções de frutas ricas em fibras e águas que consertam essa situação. São elas:

  • Mamão;
  • Kiwi;
  • Frutas vermelhas (amora, framboesa, mirtilo e morango);
  • Pera com casca;
  • Ameixa preta – que contém sorbitol, uma espécie de laxante natural;
  • Laranja;
  • Abacate;
  • Acerola;
  • Jambo.

Entre frutas e alimentos que ajudam regularizar o intestino, invista em:

  • Feijão: cada porção tem mais de 10 gramas de fibras. O alimento contribui para captação de água e acelera o transito intestinal;
  • Pipoca: prática e saudável, contém quase quatro gramas de fibras a cada três xícaras;
  • Nozes, amêndoas e castanhas: ricas em fibras e gorduras boas, que também contribui para
    regularização do intestino;
  • Alimentos integrais: pão, arroz, biscoitos e macarrão integrais são melhores do que suas versões brancas, que atuam de maneira contrária e causam prisão de ventre;
  • Chia, linhaça e gergelim: assim como os mix de castanhas, nozes e amêndoas, contém gorduras boas para o bom funcionamento intestinal;
  • Legumes e verduras: invista em alface, couve, couve-flor, tomate, ervilhas, milho, repolho e grão de bico.

No entanto, consumir todos esses alimentos contra prisão de ventre terá pouco ou nenhum efeito se você não combinar com algo essencial: água!

Quem sofre com intestino preso deve consumir, no mínimo, dois litros de água por dia e evitar refrigerantes e sucos industrializados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

como evitar a gastroenterite
Conheça os tipos de gastroenterite e saiba como se prevenir
ganhar dinheiro em casa
Como ganhar dinheiro em casa? 7 Trabalhos fáceis