em

AmeiAmei

Beber água gelada faz mal?

Muito se fala na quantidade de água que devemos beber durante o dia, mas e a temperatura? Ela influencia nos seus benefícios?
beber água gelada
Crédito: Unsplash

Muitas pessoas não sabem, mas há uma grande diferença entre beber água gelada e água levemente aquecida. Uma delas pode debilitar e fazer mal ao organismo humano. E pode parecer muito, mas não é: cerca de 85% do seu cérebro é composto por água, assim como 92% do sangue e 60% do peso de todo o seu corpo.

A água é alcalina, ou seja, ela tem um pH acima de 8, tornando seu organismo mais saudável, reduzindo assim a ação de toxinas. Além disso, é antioxidante, desacelerando o envelhecimento ao combater os radicais livres que destroem as células.

Nem é necessário dizer da importância dela para a saúde celular e combate a doenças como o câncer, por exemplo. Além disso ela é rica em magnésio, que participa de mais do que 400 reações bioquímicas no seu corpo.

Riscos de beber água gelada

Apesar de ser refrescante e até recomendada em alguns casos, a água gelada pode também trazer alguns danos a algumas pessoas.

1. Expõe o sistema respiratório

Há uma produção muito maior de muco quando o organismo entra em contato com líquidos frios. Isso pode agravar doenças como a bronquite, na qual os brônquios já estão encobertos de muco e com dificuldade para absorver o oxigênio.

Além disso, o excesso de muco pode agravar quadros de sinusite, gerando mais dores de cabeça e fazendo com que atividades físicas simples como caminhadas curtas podem deixar a pessoa cansada.

2. Enfraquece o sistema imunológico

Muitas pessoas infelizmente ignoram que beber água gelada demais pode tornar o sistema imunológico mais vulnerável.

Isso aumenta as chances de bactérias e outros agentes entrarem no organismo, o que pode dar início a inúmeras doenças, algumas difíceis de combater.

3. Agrava a dor dos dentes sensíveis

beber água gelada dentes sensíveis
Crédito: Unsplash

Se você tem dentes sensíveis, sabe do que se trata. Beber água gelada quando se tem sensibilidade nos dentes não somente agrava o problema, tornando a dor mais ativa, mas também é muito desagradável.

Retração da gengiva e água gelada também não devem estar juntos, pois quando há retração, as raízes dos dentes ficam mais vulneráveis, causando assim muita dor.

Benefícios do consumo de água morna para a saúde

Já conhecemos os riscos de consumir água gelada, mas e quais são os benefícios de beber água morna?

1. Efeito detox no organismo

A água morna pode ajudar a desintoxicar seu organismo, livrando-o de toxinas, seja através dos processos internos ou através do suor, que se intensifica dada a elevação da temperatura do organismo.

2. Auxilia na melhora da prisão de ventre

Ajuda também a tornar os movimentos intestinais mais fáceis, pois reduz a constipação, facilitando o processo de eliminação do bolo fecal.

3. Atua como descongestionante

Grande auxiliar durante gripes e resfriados, a água morna ajuda a descongestionar as via aéreas superiores, facilitando a respiração. Melhor ainda em forma de chá da vovó, com aquelas ervas deliciosas e mel.

4. Ajuda a curar alergias e irritações na garganta

Auxilia também na cura das irritações na garganta, pois limpa a região, removendo a secreção e acalmando as mucosas. Ao retirar o muco, reduz também a necessidade de tossir para removê-lo, prevenindo novas irritações.

Beber água morna é melhor que beber água gelada?

Foram apresentadas algumas desvantagens da água gelada e algumas vantagens do consumo regular de água morna. Então, qual você achou melhor?

Bom, não foram apresentadas as vantagens do consumo da água gelada, não é mesmo? Pois saiba que beber água gelada também ajuda a emagrecer, deixa a pele com mais tenacidade, estimula a formação do colágeno, reduz a temperatura em casos de febre, entre outras coisas.

Sem contar que é uma delícia em dias de calor e sol forte!

Dessa forma, não se tem como afirmar de forma universal que uma forma é melhor do que a outra, já que ambas têm benefícios. O que se pode afirmar é que – independente da temperatura que você preferir – água faz muito bem ao organismo.

Beba muitos smoothies, chás, águas aromatizadas, água morna com limão e gengibre, etc., mas beba água. Seu corpo agradece.

Para dicas de como beber mais água, clique no vídeo!

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
conserva de rabanete
Como fazer conserva de rabanete: 2 receitas fáceis
óleo essencial de laranja doce
Benefícios do óleo essencial de laranja doce