biribiri fruta propriedades
Crédito: Pixabay
em

Fruta Biribiri: conheça as propriedades e aprenda receitas

Essa fruta é uma rica fonte de vitamina C e E, é bem azedinha e rende ótimas receitas

O biribiri é uma fruta asiática, também conhecida como bilimbi, bilimbino, amarela de caramboleira, azedinha e limão caiena. Mas o seu nome científico é Averhoa bilimbi. Já conhecia essa fruta? Saiba mais agora sobre as suas propriedades e veja como preparar algumas receitas.

Características da fruta biribiri

No começo dos anos 1800 o biribiri foi trazido da Ásia e introduzido no Brasil. A árvore se adaptou bem, e embora não seja uma fruta popular no país, é do Brasil que sai a 3ª maior safra do mundo.

Quando a fruta ainda está amadurecendo possui um sabor mais adocicado. Porém, o seu sabor depois de madura é azedo como limão. Ela tem um formato cilíndrico com cinco lobos longitudinais, mede de 4 a 10 centímetros e pode ter uma cor verde escuro ou clara, dependendo da maturação. É parecida com um pepino japonês.

Propriedades nutricionais e medicinais

Essa fruta oferece uma boa concentração ácido oxálico, um composto usado no tratamento para diabetes, pressão alta e gordura no sangue, com acompanhamento médico e junto ao tratamento tradicional.

É uma fruta ácida, cítrica, portanto é rica em vitamina C, essencial para diversas funções importantes do organismo, como a ação antioxidante das células, o fortalecimento do sistema imunológico e a absorção de ferro para o sangue.

Quando se fala em ação antioxidante, não é algo simples. Ao impedir a oxidação das células, a vitamina C ajuda o corpo a se manter em constante rejuvenescimento, previne doenças inflamatórias, acelera a cicatrização e facilita a manutenção da saúde de modo geral.

A fruta também tem vitamina E que atua na redução do risco de doenças degenerativas, cardiovasculares e inflamações.

Receitas com biribiri

Nem precisa usar a fruta na forma de remédio. Ela já é um remédio ao ser consumida no dia a dia, com receitas simples e saborosas, doces e salgadas. Aprenda algumas opções para experimentar o biribiri em toda a sua versatilidade.

Conserva de biribiri

A conserva é uma ótima maneira de preservar a fruta por bastante tempo. Nesse caso, a conserva é salgada e você servir de acompanhamento ou petisco, como serviria um pepino em conserva. A receita leva só o biribiri, sal, alho, vinagre de maçã e água. Veja como é o passo a passo da receita:

Molho para salada

Tenha sempre um molho azedinho pronto para adicionar nas suas saladas frescas. Essa receita pode ficar por seis meses bem fechada na geladeira. Leva o biribiri, óleo, vinagre, manjericão, tempero pronto com alho, sal e cebola triturados, pimenta-de-cheiro, cebolinha e coentro. Dá para imaginar como fica bom o sabor. Veja como fazer:

Suco com erva-cidreira

O suco é uma receita doce, que precisa mesmo adoçar ou fica muito azedo. Mas, o sabor da erva-cidreira dá uma adoçada suave e deixa o suco muito aromático. A receita leva a fruta, a erva, água gelada e açúcar. É só bater tudo no liquidificador e saborear. Veja como é o preparo:

Veja também: propriedades e como consumir a fruta abiu

pedra pomes como usar

Pedra pomes: um utensílio multifuncional desde os tempos da vovó

Como encarar a sexualidade na terceira idade

Como encarar a sexualidade na terceira idade