abiu propriedades
Crédito: Wikimedia Commons
em

Abiu: já ouviu falar dessa fruta medicinal?

Quem já provou diz que essa é uma fruta deliciosa e é muito usada por seus valores curativos na medicina popular

Publicidade

A Amazônia tem uma flora muito mais rica a oferecer do que já se conhece. Uma das plantas que vive em seu bioma é o abieiro, árvore da qual se pode colher o abiu, uma fruta com propriedades medicinais que você vai conhecer melhor agora.

Abiu fruta: o que é?

sobre a fruta abiu
Crédito: Madame das Frutas

O abiu é uma fruta de casca lisa amarela, polpa branca carnuda, com tamanho semelhante a um maracujá ou uma laranja. Seu nome científico é Lucuma caimito ou Pouteria caimito e é nativo da Amazônia Central e da Mata Atlântica costeira do Brasil, de Pernambuco ao Rio de Janeiro. Em tupi-guarani, o nome abiu significa “fruta com ponta”, pois ele tem mesmo uma pontinha em uma das suas extremidades.

Valores nutricionais

Em 100 gramas da fruta você consome, mais ou menos:

Publicidade
  • Calorias: 47,2
  • Água: 88,0 g
  • Carboidratos: 9,9 g
  • Proteínas: 1,75 g
  • Gorduras: 0,2 g
  • Sais Minerais: 0,1 g
  • Vitamina A: 50 UI
  • Vitamina B1: 22,0 mcg
  • Vitamina B2: 196,0 mcg
  • Vitamina B5: 0,58 mg
  • Vitamina C: 13,0 mg

O abiu na medicina popular

Como viu, a riqueza nutricional dessa fruta faz valer a pena o seu consumo, além do seu sabor agradável, bem docinho, com textura muito macia e suculenta.

Na medicina popular ele é usado para tratar anemias, disenterias, dor de ouvido, malária, bronquite, desnutrição e problemas respiratórios. O látex da fruta é usado para ajudar a cicatrização de feridas, pois desinfeta e cola, de dentro para fora, impedindo infecções e reduzindo a inflamação.

É claro que não se pode confiar apenas nesse remédio para tratar de doenças sérias. É preciso sempre consultar um médico e seguir o tratamento mais adequado e com garantia de eficácia.

Publicidade

Como consumir

O abiu ainda não é uma fruta com comércio livre no Brasil, mas quem sabe logo seja possível encontrá-lo no mercado. Por enquanto você pode experimentá-lo se estiver em uma das regiões onde ele é nativo ou cultivado.

Dá para colher o abiu direto do pé, cortá-lo ao meio com uma faca e usar uma colher para saborear sua polpa macia. Ou, então, é possível preparar suco, licor, geleia, compota, sorvete e outras sobremesas com a fruta.

Para as receitas da medicina popular, a fruta ao natural pode ser usada contra afecções pulmonares. Sua casca, na forma de chá, é antidisentérica e baixa a febre. O azeite extraído das sementes alivia inflamações na pele e de ouvido.

Publicidade

Após a colheita, a fruta dura até 7 dias, se for mantida sem látex na parte de fora da casca e  armazenado em condições de 15 graus. Se for embalado em filme de PVC, prolonga a vida até 20 dias.

Veja, nesse vídeo do canal Cardápio Receitas, como é um pé de abiu e como fazer uma receita de suco:

Publicidade

Cuidados a ter

Tanto no tronco da árvore quanto nas bordas internas da casca da fruta tem látex, que é usado para na fabricação de cola e nos remédios caseiros da medicina popular. Então, só deve ter o cuidado que não comer essa parte rente à casca, em especial na fruta ainda verde, em exagero.

Por ser uma fruta tão saborosa, quando tem a oportunidade, dá vontade de comer um monte. Mas, tudo em excesso se torna veneno. Então, tenha cuidado com a quantidade ingerida de uma só vez.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.

Publicidade

Veja também: banana azul e os seus benefícios

aumentar vida util da geladeira

Como aumentar a vida útil da sua geladeira: 5 dicas simples

convento vira abrigo para infectados

Freiras cedem convento para doentes da covid-19