Flores comestíveis para bolo
Crédito: Freepik
em

Flores comestíveis para bolo com decoração natural

Para decorar bolo com flores, escolha comprá-las em um local da sua confiança ou plante-as em casa, de forma orgânica

Publicidade

Os bolos decorados não têm limites! Enquanto houver criatividade, haverá arte em forma de bolos para nos surpreender em todos os sentidos. Nos bolos de festa, o uso de flores naturais está em alta há anos. Se você nunca usou, veja algumas lindas espécies de flores comestíveis para bolo e os cuidados que deve ter na hora de usá-las.

Espécies de flores comestíveis para bolo

Há algumas décadas, quando se usavam flores naturais para decorar bolos, as pessoas não costumavam comê-las. O motivo era que não se falava sobre as PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais. Aí as pessoas não sabiam se aquela flor que estava decorando o bolo poderia ser comida sem fazer mal à saúde.

Hoje em dia já se sabe de diversas plantas que, embora não pareçam, podem ser consumidas e ainda oferecem nutrientes para fortalecer a saúde. Então, você tem muito mais opções de flores comestíveis para bolo, pensando não apenas no visual, mas no aroma e no sabor que elas oferecem ao prato.

Dente-de-leão

Crédito: Freepik

Você já deve ter pego um dente-de-leão seco para soprar ao vento, mas sabia que essa flor pode ser consumida? Na decoração de bolos, a flor fica linda nas duas formas: amarelinha, quando é nova, e só com as penugens, quando as pétalas secam. As folhas também podem ser comidas, mas talvez não sejam tão apetitosas cruas, depende do gosto de cada pessoa.

Publicidade

Amor-perfeito

Crédito: Freepik

Essa bela for é vista nos pratos de saladas em almoços e jantares elegantes e também na decoração de bolos cheios de estilo e delicadeza. Elas decoram e adicionam um sabor surpreendente aos pratos em que são inseridas. Se gosta de flores ao ponto de querer experimentá-las, essa é uma oportunidade.

Violeta

Crédito: Freepik

As violetas são lindas, fáceis de cultivar e de encontrar para comprar. Suas pétalas são delicadamente brilhantes, deixando a decoração dos bolos ainda mais especial. Elas têm um sabor adocicado e você as encontra em diferentes cores, como lilás, roxo, rosa, azul e branco.

Rosa

Flores comestíveis para bolo rosa
Crédito: Freepik

Sim, as rosas são comestíveis! Se você já comeu algumas pétalas quando era criança e achou que fariam mal, pode até voltar a comê-las hoje em dia, sem se preocupar! As rosas têm pétalas delicadas, com toque suave e um aroma inconfundível. Pode satisfazer a vontade de comer junto com o bolo.

Publicidade

Cravina

Flores comestíveis para bolo cravina
Crédito: Freepik

Essa flor é muito bonita com suas tonalidades bicolores. Os bolos ficam alegres com um visual festivo e encantador. Seu sabor remete aos cravos-da-índia e pode adicionar na massa também. Dá para imaginar que combina com bolo de especiarias, geleias, frutas e castanhas.

Lavanda

Flores comestíveis para bolo lavanda
Crédito: Freepik

Entre as flores comestíveis para bolo em estilo campestre ou bem delicado, a lavanda está entre as primeiras da lista. Suas flores posicionadas em formato de espiga, num lindo tom de roxo, e o aroma inconfundível deixam os bolos mais especiais e apetitosos.

Veja também: 5 benefícios e como fazer limonada de lavanda para dor de cabeça

Publicidade

Cuidados ao escolher flores comestíveis para bolo

Depois que você descobre o universo das flores comestíveis para bolo, fica com vontade de colocar todas as possíveis sobre um bolo delicioso. Antes de sair comprando flores para decorar seus bolos, tenha alguns cuidados importantes:

Evite o excesso

Não é porque as flores são comestíveis que as pessoas vão gostar de comer mais do que uma ou algumas pétalas. Então, não exagere na quantidade sobre o bolo ou junto à massa, pois o sabor e o aroma podem ficar enjoativos. Cuidado também com as misturas de espécies que vai fazer, pois elas devem ter aroma e sabor que harmonizem.

Cada flor tem um sabor

Ao escolher as flores comestíveis para decorar seus bolos, não pense apenas no visual. Lembre-se que cada flor tem um aroma e um sabor únicos. Então, experimente-as para saber se são mais adocicadas ou amargas, e qual aroma e sabor melhor combina com o do seu bolo.

Publicidade

Prefira plantar em casa

Ou compre de uma loja da sua total confiança, garantindo que as flores tenham boa procedência e não sejam cultivadas com soluções químicas, como pesticidas.

Sempre frescas

A decoração de bolos com flores naturais precisa ter um cuidado especial: ser muito fresca. Coloque as flores sobre o bolo apenas quando ele estiver prestes a ser servido, evitando que elas murchem ou manchem a cobertura do bolo. E use sempre flores frescas para que tenham seu melhor aroma, sabor e visual.

Precisa lavar

Sim, as flores precisam ser lavadas antes de colocar sobre o bolo. Como algumas são muito delicadas, limpe-as com muito cuidado, usando água em um pulverizador e, se a pétala permitir, papel-toalha para limpar e secar.

Publicidade

Veja também: As melhores épocas para plantar diferentes flores

Caipirinha de limão com picolé

Caipirinha de limão com picolé: aprenda a fazer

mau humor

Como o mau humor afeta a saúde da pele e do cabelo?