em

Festa junina infantil: como organizar uma comemoração inesquecível

Confira dicas de comidas, de brincadeiras e de organização para ter uma festa animada e divertida
festa junina infantil
Crédito: Wikimedia Commons

Organizar festa junina infantil requer atenção aos detalhes, mas para facilitar a sua vida, aprenda algumas dicas sobre decoração, brincadeiras, cardápio e outros detalhes importantes. A temática de festa junina é uma ótima oportunidade para promover brincadeiras divertidas e também incentivar as crianças a aprenderem mais sobre a cultura regional brasileira.

As festas de junho são típicas em muitos países da Europa. No Brasil teve influências católicas, como a festa de Santo Antônio e a festa de São João. Hoje também é uma forma de homenagem à multiculturalidade brasileira, especialmente à cultura nordestina. Para representar essa rica cultura na sua festa, confira essas dicas de ouro.

Aqui você encontra:

10 Dicas para organizar uma festa junina infantil perfeita

Nenhuma missão é impossível. Use a sua criatividade e acompanhe algumas dessas dicas para que as crianças fiquem bem animadas e entretidas durante horas e para que dê tudo certo.

1. Convites

O convite vem em primeiro lugar porque você vai precisar enviá-lo com 30 dias de antecedência aos convidados. Justamente por ser uma festa para crianças e também com fantasia, os pais precisam de tempo para se organizarem.

Você pode optar por convites com temáticas ou desenhos de coisas que representem a festa junina. Chapéus de palha, bandeirinhas, fogueira, barracas e estampas xadrez avermelhado típico dos tecidos das festas juninas são ideias. Use a abuse da sua criatividade para criar os convites, pois tem muitas referências que você pode usar e os resultados serão incríveis.

2. Decoração

festa junina infantil decoracao
Créditos: Elodafe

A decoração é uma forma de mostrar às crianças o que a festa junina representa e também para criar um clima agradável e de curiosidade para que os pequenos sintam-se em um mundo encantado com cores e sons. Você pode caprichar na decoração de festa junina fazendo o seguinte:

  • Instale bandeirinhas por toda a festa, usando barbante. Cuidado para não deixar muito baixo ao alcance dos pequenos;
  • Utilize toalhas de mesa xadrez e florais com muitas cores diferentes;
  • Enfeitar o ambiente com objetos de madeira, com bambu e com galhos para dar um toque de estilo caipira;
  • Pendure chapéus de palha na parede e pinte-os com cores diferentes usando tinta spray, por exemplo;
  • Capriche na iluminação. Se a festa chegar ao cair da noite, use luminárias para que a luz não fique tão dura. Junto das bandeirinhas, passe cordões de luz para dar aquele ar de quermesse, as crianças vão amar.

3. Música

Uma festa junina infantil precisa também de música ambiente. Escolha um repertório tanto de músicas infantis, quanto de músicas caipira para adultos também, desde que sejam animadas e com uma letra que as crianças possam ouvir.

O som deve ficar em volume médio para que todo mundo consiga ouvir a música, mas também consiga ouvir o que as crianças estão fazendo. Uma pequena caixa amplificadora plugada no seu smartphone é o suficiente, dependendo do tamanho do local.

4. Brincadeiras

As crianças adoram gincanas e se divertem até que as forças se esgotem. Com poucos materiais você pode organizar o ambiente para muitas brincadeiras de festa junina. Algumas opções são:

  • Dança da cadeira;
  • Correio do amor;
  • Cadeia;
  • Pescaria;
  • Acerte o alvo;
  • Boca do palhaço;
  • Corrida do saco;
  • Carrinho de mão;
  • Jogo das argolas.

5. Fogueira

festa junina infantil fogueira
Créditos: Toda Matéria

A parte mais linda da festa merece a sua atenção. Nos dias frios de junho (onde faz frio), a fogueira é sempre bem-vinda para aquecer os corações dos pequeninos desde que haja sempre um adulto por perto para que não haja acidentes.

Você pode montar a fogueira com troncos de madeira e, caso você não tenha essa possibilidade, faça uma fogueira falsa como decoração da festa. Para a simular a fogueira, cole papel crepom e papel celofane na parede para fazer a parte do fogo. Adicione troncos de árvore em volta para que as crianças interajam com a decoração.

Você pode também colocar marshmallow no palito por perto, pois as crianças adoram fingir que o estão derretendo esses doce e a melhor parte disse é que ninguém se queima.

6. Monitores

Se a sua festa for média ou grande, principalmente se algumas crianças ficarem sozinhas sem os pais, pense na possibilidade de contratar monitores que são pessoas para ficar cuidando das crianças e orientando sobre as brincadeiras.

7. Infraestrutura

Para fazer uma festa junina infantil de sucesso, precisa pensar na segurança do pequenos e na infraestrutura necessária para o conforto de todos. Se tem um banheiro próprio para as crianças, com fraldário, tudo fica mais fácil para pais e filhos. Nesse banheiro, não deixe faltar água, energia elétrica e papel.

Também, se possível, disponibilize um micro-ondas para aquecer leite e papinha, por exemplo. Vai ajudar muito se tiverem convidados de colo.

8. Cardápio

cardapio de festa junina infantil
Crédito: Decoração e Arte

Uma festa junina infantil é merecedora de muitas sugestões no cardápio. Você pode caprichar nas comidas típicas de festa junina como canjica, pamonha, milho, pipoca, maçã do amor e muitas outras. Também pode incluir as comidas mais comuns de festas, que todas as crianças adoram, como bolos, cachorro-quente, coxinha, brigadeiro, maria mole, doce de leite de corte, cocada e tantos outros. Faça opções para crianças e para adultos também.

Não se esqueça das bebidas. Além de água para hidratar os pequenos de tanto pular, jogar e dançar, você pode apostar no quentão sem álcool, no suco de milho, no chocolate quente e em sucos. Lembre-se de esbanjar criatividade. Essa é a chave para um arraiá bem animado e cheio de energia.

9. Lembrancinhas

As lembrancinhas não são uma obrigação, mas fazem parte do combo. Você pode fazer lembrancinhas bem simples, como tubinhos de plástico com balinhas fechados com mini chapéus de palha. Faça algo que as crianças possam aproveitar, pois elas são o foco da festa.

10. Trajes

Depois que estiver com tudo organizado para a festa caipira infantil, lembre-se de aprontar os trajes para toda a família. É comum pensar em tudo e acabar esquecendo de você, então anote essa dica como lembrete. Você pode tanto fazer roupas caipira em casa, usando peças que já tem e fazendo combinações extravagantes, ou pode alugar fantasias para ser mais prático.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
bolo de pão de queijo
Bolo de pão de queijo: 10 receitas deliciosas para fazer em casa
pão de queijo de frigideira
10 Receitas de pão de queijo de frigideira para fazer em poucos minutos