em

14 Brincadeiras de festa junina para crianças e adultos

As brincadeiras são muito importantes em uma festa junina. Inspire-se com ideias fáceis e divertidas

brincadeiras de festa junina
Crédito: Max Pixel

Nas festas juninas a diversão é palavra-chave. Adultos voltam a ser crianças e entram nas brincadeiras típicas que deixam a festa muito mais animada. Se você está organizando uma festa junina e está sem ideia do que propor para entreter os convidados, veja essas sugestões de brincadeiras de festa junina que não podem faltar no seu arraiá.

14 Brincadeiras de festa junina

As brincadeiras de festa junina vão desde aquelas mais clássicas, que você vê no parque de diversão que chegou na cidade, até as típicas do arraiá caipira. Todas elas são feitas para crianças, adultos e idosos. Então, não importa quem é o público da sua festa, essas ideias vão fazer sucesso.

1. Casamento caipira

brincadeiras de festa junina casamento caipira
Crédito: Tradições Caipiras

Uma festa junina que se preze precisa ter um casamento caipira! Para organizar esse evento memorável que deve acontecer no auge da festa, você só precisa combinar com alguns convidados para que escolham os noivos, o padre e os padrinhos.

Tudo fica mais divertido quando os participantes fazem um pequeno ensaio antecipado para criar situações engraçadas durante a apresentação do casamento.

O enredo clássico é a noiva grávida que tem um pai bravo e obriga ela a casar com o namorado. Sempre tem o pai da noiva que se “aprochega” no noivo com uma espingarda (de brinquedo, por favor!) na hora em que ele deve dizer o “aceito”.

Desesperado, o noivo tenta fugir, mas os irmãos da noiva ou o delegado estão prontos para impedi-lo e levá-lo de volta ao altar. Depois do casamento, todos dançam a quadrilha e a apresentação se encerra, podendo convidar todo o público para dançar também.

2. Pescaria

A brincadeira da pescaria não pode faltar, pois a pesca é a tradição do caipira, grande homenageado do evento. Para montar uma pescaria, recorte vários peixinhos em cartolina e coloque um clipe preso na boca do peixe, que é por onde ele será pescado.

As varas de pesca podem ser de verdade, mas com barbantes no lugar da linha e com clipes abertos no lugar do anzol. Assim, o clipe aberto da vara vai engatar no clipe fechado do peixe para que seja “fisgado”.

Os peixes podem ser colocados em uma bacia ou em outro recipiente grande com areia ou com serragem. Você pode oferecer brindes para quem pescar mais peixes.

3. Brincadeira das argolas

Para essa brincadeira, encha garrafas pet com água ou areia e coloque-as no chão, uma ao lado da outra, com alguma distância entre cada uma. Os jogadores deverão ficar atrás de uma linha demarcada para ficarem longe das garrafas.

Então cada um receberá uma quantidade de argolas. As pessoas devem acertá-las no gargalo da garrafa com arremessos. Você define a premiação para aquele que acertar mais argolas.

4. Derruba latas

brincadeiras de festa junina derruba latas
Crédito: Toda Matéria

No mesmo estilo da brincadeira das argolas, dessa vez você só precisará organizar latinhas vazias em uma bancada para que as pessoas tentem acertá-las. Deve organizar as latinhas na altura dos olhos e não no chão.

Demarque uma linha com 1,5 metro de distância entre as latas e os participantes e entregue três bolinhas para cada um fazer três tentativas. Ganha quem conseguir derrubar mais latas na sua vez.

5. Bingo

O bingo é um jogo clássico. Você pode comprar as cartelas prontas e ter grãos de milho ou de feijão para marcar os números em cada cartela. Vai precisar de uma pessoa para sortear e cantar os números e combinar um valor simbólico de colaboração entre todos ou um prêmio para dar ao participante que completar a cartela primeiro.

6. Cadeia

Outra das mais comuns brincadeiras é a cadeia. Para organizar, você deve escolher um local do ambiente da festa para ser a cadeia, que pode ser um cercado com bancos, cadeiras ou mesmo uma estrutura feita de bambu.

Alguns convidados serão os guardas e as pessoas poderão indicar quem elas querem que seja preso, então os guardas irão buscar o “preso” e colocá-lo na cadeia. Para que ele seja solto, precisa fazer algum tipo de prova, como dançar, cantar ou recitar um poema.

7. Corrida do ovo

Essa brincadeira típica de gincanas também é uma boa ideia para sua festa junina. Para não fazer sujeira, utilize ovos cozidos. A brincadeira consiste no seguinte: os convidados deverão formar duplas e serão formadas duas fileiras, com cerca de 3 metros de distância uma da outra.

As duas fileiras ficarão de frente uma para outra, sendo que cada membro da dupla fica de um lado. Cada um recebe uma colher para colocar o cabo na boca e os participantes de uma fileira receberão um ovo para colocar sobre a colher.

Então, deverão levar esse ovo para o seu par na outra fileira e colocá-lo na colher do par sem usar as mãos. A dupla que fizer o percurso de ida e volta em menos tempo sem derrubar o ovo no chão é a vencedora.

8. Dança da cadeira

Outro clássico: a dança da cadeira. Faça um círculo com várias cadeiras viradas com o assento para fora. Deve ter uma cadeira a menos do que a quantidade de participantes.

Para brincar, você precisa ter um som para tocar uma música enquanto os participantes dançam ao redor das cadeiras. Assim que música parar, todos deverão se sentar. Apenas um não vai conseguir sentar, então essa pessoa estará fora da brincadeira.

Nesse momento, uma cadeira deverá ser retirada e volta a tocar a música enquanto os participantes continuam dançando ao redor das cadeiras. A brincadeira acaba quando sobram apenas dois participantes e uma cadeira. Quem conseguir sentar quando a música parar, será o vencedor.

9. Boca de palhaço

brincadeiras de festa junina boca de palhaco
Crédito: Divulgação

Para colocar essa opção na sua lista de brincadeiras de festa junina vai precisar de um pedaço grande de papelão. Nela, use tinta guache e pincel para desenhar um grande palhaço. Na parte que ficar a boca do palhaço, faça um recorte circular de tamanho médio e faça outros recortes em volta do palhaço em tamanhos variados.

Depois coloque essa folha de papelão de pé com um calço atrás. Também vai precisar de bolinhas, como aquelas usadas em piscina de bolinhas, pois os participantes deverão tentar acertar as bolas na boca do palhaço e também nos outros buracos ao redor, em tamanhos diferentes.

Lembre-se que se for fazer essa brincadeira para crianças pequenas a folha de papelão deve ser menor para ficar mais baixa e estar a uma distância menor das crianças que vão jogar.

10. Acerte o alvo

Essa brincadeira talvez você até jogue em casa, pois em toda loja de brinquedos tem os dardos com um alvo para vender. Você pendura em qualquer parede da casa para brincar. Mas nesse caso das brincadeiras de festa junina você pode usar a criatividade e pendurar outros objetos para serem alvo em uma parede. As crianças podem acertar o alvo com bolas, por exemplo.

Já se for fazer essa brincadeira com os adultos, pode usar dardos com ponta para que sejam acertados em balões presos em uma parede. Tenha a certeza de posicionar a brincadeira em um lugar seguro para que nenhum convidado acabe sendo o alvo.

11. Correio do Amor

Assim como a brincadeira da cadeia, o correio do amor fica acontecendo durante toda a festa. Em um ponto do ambiente é montada uma barraquinha onde ficará uma pessoa para vender os correios do amor. Nessa barraquinha ficam disponíveis corações vermelhos recordados em papelão para que uma pessoa escreva uma mensagem e mande entregar para a outra.

O entregador vai fazer a entrega e essa é uma forma de manter as pessoas entretidas e alegres durante a festa, não tem competição. Para ficar mais divertido, coloque outros tipos de presentes que podem ser entregues também, como bombons e flores.

12. Corrida do saco

Essa brincadeira é parecida com a corrida do saco. Para fazer você vai precisar arranjar sacos de estopa que as pessoas caibam dentro e possam segurar as bordas com as mãos. Dessa vez não é preciso formar duplas, mas se quiser, também funciona.

A brincadeira é bem simples. As pessoas ficam enfileiradas uma ao lado da outra, com as pernas dentro do saco e segurando-o com as mãos. Então, devem ir até uma determinada distância e voltar, pulando com o saco nas pernas e sem cair. Quem fizer o percurso em menos tempo é o vencedor. Faça isso em um espaço com grama para que ninguém se machuque.

13. Cabo de guerra

brincadeiras de festa junina cabo de guerra
Crédito: Parador Maritacas

Assim como a corrida do saco, o cabo de guerra deve ser feito na grama ou em um piso que tenha certo grau de amortecimento para que as pessoas não se machuquem. O cabo de guerra consiste em dividir as pessoas em duas equipes. Cada equipe vai segurar em um dos lados de uma corda grossa que você vai precisar arranjar.

Faça uma marcação no chão delimitando o centro da corda. Cada equipe deve estar atrás dessa marcação com cada membro segurando em uma parte da corda, em fila. Quando apitar, cada equipe puxa a corda de um lado e, quem ultrapassar a linha central primeiro, perde.

14. Corrida do carrinho de mão

Para quem não se importa em sujar as mãos, essa é uma brincadeira bem divertida que estimula o espírito de equipe. Não precisa de nenhum material especial para essa brincadeira.

As pessoas devem formar duplas e o objetivo é fazer um percurso de ida e volta a uma determinada distância (não muito longa). Na ida, um dos membros da dupla fica de pé e segurando nas canelas do outro membro que vai estar com as mãos no chão. Na volta eles trocam de lugar, sendo que o membro que estava de pé vai agora caminhar com as mãos no chão.

A ideia é que a dupla que completar o percurso primeiro vence, então é uma brincadeira que exige velocidade e equilíbrio, pois cada membro da equipe deve estar na mesma velocidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

maquiagem para festa junina

Maquiagem para festa junina: 12 ideias para arrasar no arraiá

bolo de pão de queijo

Bolo de pão de queijo: 10 receitas deliciosas para fazer em casa