em

Feijão guandu: o que é e benefícios

Já experimentou esse tipo diferente de feijão? Ele é muito saudável, fácil de preparar, além de saboroso
benefícios feijão guandu
Crédito: Pixnio

O feijão guandu, também chamado de feijão andu e de nome científico Cajanus cajan L., é um dos tipos de feijão produzido e muito consumido no Brasil. Esse feijão tem um grande valor nutricional e substitui outros tipos, como o popular feijão carioca, em muitas receitas.

Como ele é mais comum no Cerrado, Norte e Nordeste, custa mais barato nessas regiões e mais caro nas outras. Mas certamente vale a pena comprar um saquinho para experimentar quando tiver a oportunidade. Conheça os benefícios dessa leguminosa à saúde e veja uma receita para se inspirar.

Veja também: receitas com feijão-de-corda

Benefícios do feijão guandu

benefícios feijão guandu para saúde
Crédito: Matos de Comer

Rico em fósforo, magnésio, potássio, cálcio, proteínas, vitaminas e carboidratos complexos, ele é um ótimo aliado da saúde dentro de um estilo de vida saudável. Confira no que ele contribui aos ser consumido pela sua família.

Prevenção de anemia

Contém ácido fólico, muito importante para a prevenção da anemia e também para a formação do tubo neural dos fetos, prevenindo doenças congênitas. Em 1 xícara desse feijão há 110% das vitaminas recomendadas para consumo diário.

Controle da pressão arterial

O mineral presente nesse feijão que ajuda a controlar a pressão arterial é o potássio, pois é um vasodilatador que ajuda o sangue a circular com mais facilidade e eficiência pelo corpo. Logo, além de contribuir com uma pressão equilibrada, também ajuda a melhorar a distribuição de oxigênio e nutrientes para todos os sistemas do organismo.

Rico em proteínas

As proteínas são macronutrientes essenciais em todas as fases da vida, pois elas participam de uma série de atividades vitais. São importantes para o crescimento das crianças, para o desenvolvimento dos adultos e a manutenção do corpo dos idosos. Ao comer 1 xícara desse feijão cozido, você estará comendo 11 gramas de proteínas, o que é uma ótima quantidade para um só alimento.

Ajuda a emagrecer

Ao incluir o feijão guandu em um plano alimentar saudável, ele vai ajudar no processo de emagrecimento porque tem poucas calorias, gorduras e colesterol. Ao mesmo tempo, contém fibras, minerais e vitaminas essenciais para que o corpo funcione adequadamente e consiga eliminar excesso de gordura de forma saudável.

Efeito anti-inflamatório

Quando o corpo está recebendo uma alimentação deficiente, rica em industrializados e com pouca água, ele começa a inflamar de diferentes formas e em diferentes partes. Então, por causa dos seus compostos orgânicos com propriedade anti-inflamatória, esse feijão ajuda na recuperação de um corpo desequilibrado.

Fortalece ossos e dentes

O cálcio presente nesse feijão é um minerais mais importantes na formação de ossos e dentes, além de participar de vários outros processos no corpo. Então ele é bom tanto para as crianças em fase de crescimento, quanto para adultos e idosos que precisam prevenir a osteoporose.

Propriedades nutricionais

Em 100 gramas desse tipo de feijão você consome:

  • Valor energético: 343 calorias;
  • Sódio: 17 microgramas;
  • Potássio: 1.392 microgramas;
  • Carboidratos: 63 gramas;
  • Fibras: 15 gramas;
  • Proteínas: 22 gramas;
  • Cálcio: 130 microgramas;
  • Magnésio: 183 microgramas.

Receita de salada com feijão guandu

Para que você se inspire a experimentar esse tipo de feijão, veja como é fácil fazer uma deliciosa salada com ele para servir de acompanhamento no almoço.

Ingredientes

Feijão gandu cozido: 1 xícara (chá);
Sal marinho: a gosto;
Cebola roxa: 1 unidade em cubos;
Tomate: 2 unidades sem sementes;
Alho-poró: 1 talo picado;
Cheiro-verde: a gosto;
Azeite extravirgem: a gosto;
Vinagre de maçã: a gosto.

Modo de preparo

  1. Deixe o feijão de molho de um dia para o outro para facilitar o cozimento. Depois cozinhe-o na pressão com 4 xícaras de água por cerca de 20 minutos. Escorra e deixe amornar;
  2. Prepare os demais ingredientes, depois reúna tudo em uma tigela, tempere a gosto e sirva morno ou deixe na geladeira por mia hora antes de botar na mesa.

Além da saladinha leve, veja também como preparar uma farofa com esse feijão:

feijão fradinho
9 Receitas de feijão fradinho
tirar risco de carro
Como tirar risco de carro