em

Feijão engorda ou emagrece?

Veja como incluir esse delicioso alimento na sua dieta sem engordar
feijão engorda ou emagrece
Crédito: Pixabay

O feijão é um dos alimentos mais comuns da culinária brasileira, muito consumido em qualquer região do país. O tradicional feijão com arroz é considerado um prato altamente nutritivo, que fornece energia ao organismo e sacia a fome. Mas para quem está de dieta há uma preocupação extra se o feijão engorda. Será que deve restringir o consumo desse alimento para alcançar o peso desejado? Veja a resposta.

Feijão engorda ou não?

feijão engorda ou não pode comer
Crédito: Pixabay

O feijão é uma leguminosa, assim como a lentilha, o grão-de-bico, o amendoim e a ervilha. Esse grupo de alimentos é essencial para uma alimentação saudável, mas a grande questão para saber se o feijão engorda é a forma de preparo.

Para ter uma ideia, uma xícara de feijão tem em média 200 calorias, variando conforme o tipo de feijão. Mas quem está começando um processo de emagrecimento com acompanhamento de um nutricionista sabe que não é apenas a quantidade de calorias que define se um alimento engorda ou emagrece. Sendo assim, vale lembrar que o feijão também é rico em proteínas, fibras solúveis que ajudam a reduzir o índice glicêmico, além de muitos outros nutrientes bons para a saúde.

Então, o feijão em si pode, sim, ser consumido por quem quer emagrecer, mas ele deve ser preparado de forma light, ou seja, sem carnes gordurosas. Também deve acompanhá-lo de apenas um tipo de carboidrato, como o arroz integral, e respeitar a quantidade recomendada pelo nutricionista.

E o caldo do feijão?

A grande riqueza nutricional do feijão está nele próprio, ou seja, nas bagas. Se você preferir comer apenas o caldo do feijão, prefira preparar a receita normalmente e depois bater no liquidificador para que as bagas se desfaçam. Se comer apenas o caldo, não vai consumir um alimento com o mesmo valor nutricional, ou seja, com a mesma quantidade de fibras, proteínas e demais nutrientes. Logo, a eficiência para o emagrecimento não vai ser a mesma.

Propriedades nutricionais do feijão

No Brasil é possível encontrar cerca de 14 tipos de feijão para consumo. As propriedades nutricionais variam um pouco de um para outro, mas de modo geral, veja o quais são os nutrientes que contém em 45 gramas de feijão cru, equivalentes a 3 colheres de sopa:

  • Valor energético: 155 calorias;
  • Carboidratos: 27 gramas;
  • Proteínas: 11 gramas;
  • Sódio: 5,4 gramas;
  • Fibras: 9,6 gramas;
  • Cálcio: 37 microgramas;
  • Ferro: 3 microgramas.

O feijão cru e puro não contém colesterol nem gorduras saturadas.

Como comer feijão para não engordar

Como você viu, é um mito dizer que feijão engorda, desde que você coma do jeito certo. Esse jeito é consumindo o feijão apenas na quantidade recomendada pelo seu nutricionista, nas refeições que ele colocar no seu cardápio e não utilizar ingredientes gordurosos no preparo, como linguiça, paio e bacon. Tempere o feijão apenas com louro, cebola, alho, flor de sal ou sal rosa e um pouco de azeite de oliva para refogar esses temperos. É o bastante e vai ficar delicioso.

Além do mais, as propriedades do feijão estão nas bagas, por isso é melhor comer feijão com as bagas do que somente o caldo. O que você pode fazer nesse caso é preparar o feijão normalmente e depois triturar a sua porção no liquidificador para que vire um caldo, mas sem deixar de consumir as bagas.

No caso do feijão com arroz, seguindo o modo de preparo sem gorduras e preferindo o arroz integral, não tem problema nenhum em comer. Aliás, é preferível que você coma arroz misturado com feijão do que apenas arroz, pois o feijão ajuda a reduzir o índice glicêmico do arroz, o que é bom para o emagrecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
desinfetante concentrado
Como fazer desinfetante concentrado em casa
ácido fólico engorda
Ácido fólico engorda: sim ou não?