em

Como fazer flor de sal em casa

Se você mora perto de um mar com água limpa, já pode fazer a sua própria flor de sal em casa mesmo
fazer flor de sal
Crédito: Pixabay

A flor de sal é um entre os tipos de sal mais consumidos atualmente. Junto com o sal rosa do Himalaia, é considerado um dos tipos mais saudáveis de sal a escolher, pois é extraído das salinas de forma artesanal e cuidadosa, sem passar por processos industriais. Por isso a flor de sal é mais saudável, rica em nutrientes, e não contém aditivos químicos. Mas justamente por ter tantos benefícios, também é um dos tipos mais caros de sal, então uma boa solução para levar mais saúde à mesa sem ter que investir tanto é fazer flor de sal em casa.

Como fazer flor de sal passo a passo

O processo de extração da flor de sal ocorre a partir da água do mar evaporada, como outros tipos de sal marinho. Porém, sua extração é mais superficial e cuidosa, pois assim é possível obter um sal muito puro. Se você quer fazer flor de sal em casa também vai precisar de água do mar, então precisa morar perto do litoral. Veja como fazer.

1. Materiais

Água do mar fresca;
Bandeja;
Pote para armazenar a flor de sal.

2. Limpe a água

Quando chegar em casa com a quantidade desejada de água do mar, coloque-a para ferver rapidamente, garantindo que vai desinfetá-la.

3. Coloque a água para evaporar

Depois de ferver a água, coloque-a na bandeja, que deve ser um pouco funda, e deixe repousando ao sol, se possível com uma tela protetora por cima. A ideia é que a água evapore um pouco, mas deve continuar líquido.

4. Coloque a água na geladeira

Depois de algumas horas no sol evaporando, cuidando para não evaporar tudo, ou você vai ter sal comum. Pegue a bandeja e coloque na geladeira. Observe que vai se formar uma espécie de teia cristalizada, que é a flor de sal.

5. Extraia a flor de sal

Quando notar essa teia cristalizada, retire a bandeja da geladeira e raspe cuidadosamente essa camada fina, armazenando dentro de um vidro fechado. Use um garfo para pegar apenas a camada superficial pura.

Dicas úteis

  • A primeira dica importante é que você pegue a água do mar mais limpa possível, mesmo que vá ferver. As bactérias e os poluentes vão acabar ficando um pouquinho na flor de sal e você não quer levar tanta poluição para dentro do seu corpo;
  • Não se preocupe se o seu sal não ficar branco, pois vai depender da composição da água do mar que você escolheu. Pode ser que fique mais transparente, rosado ou acinzentado;
  • Na hora de temperar a comida, use esse tipo de sal somente no final, sem deixar cozinhar, para que não perca suas propriedades. Pode usar em todo tipo de comida;
  • Se não puder colocar a bandeja com a água na geladeira para formar os cristais, o processo também dá certo fora da geladeira, só que é mais demorado;
  • Por fim, consuma no máximo 5 gramas de qualquer tipo de sal por dia. Menos do que isso pode causar deficiência de sódio no corpo e, mais do que isso, aumenta o risco de problemas cardiovasculares e de rins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
sal do Himalaia é verdadeiro
Como saber se o sal do Himalaia é verdadeiro
receitas de panqueca de banana fit
10 Receitas de panqueca de banana fit e fáceis