em

Febre reumática: o que é, quais os sintomas e tratamento

Essa doença inflamatória é causada pela mesma bactéria de infecções de garganta e da escarlatina

febre reumática
Crédito: Freepik

A febre reumática é mais comum entre as crianças de 5 a 15 anos de idade. A doença também é chamada de reumatismo infeccioso e acontece por causa de uma bactéria chamada Estreptococo beta-hemolítico do grupo A de Lancefield. Essa é a mesma bactéria que causa escarlatina e infecção na garganta. Os sintomas são mais perigosos, por isso é bom saber mais sobre essa doença e manter-se atento com os filhos.

Veja também: sintomas, transmissão e prevenção da meningite bacteriana

Sintomas de febre reumática

febre reumática sintomas
Crédito: Freepik

Os sintomas dessa doença são bem variados, de acordo com o quanto ela está afetando o organismo. Deve prestar atenção para identificar cada um eles, pois não necessariamente vão aparecer todos juntos.

Dor nas articulações

As dores são sentidas nas articulações de braços e pernas, dedos, ombros, um mal estar geral de dor. É chamado de artrite migratória.

Movimentos descordenados

Se a doença causar inflamação no cérebro, podem ocorrer movimentos descordenados e involuntários de braços e pernas.

Manchas avermelhadas e nódulos na pele

É uma característica das doenças autoimunes provocar sintomas na pele. No caso dessa doença, podem surgir nódulos embaixo da pele e manchas avermelhadas sobre a pele.

Inflamação do músculo cardíaco

Quando o coração é afetado pela doença pode ocorrer a cardite, que é a inflamação do músculo cardíaco, e o sopro, que acontece quando as válvulas do coração ficam comprometidas.

Febre baixa

O fato de não ser uma febre alta comum nessa doença, atenta para a necessidade de ainda mais atenção. Não se deve pensar que só quando a febre é alta o problema é sério. Nesse caso a febre costuma se manter a 37,5 graus.

Falta de ar, de apetite e fraqueza

Por afetar o sistema imunológico, a doença vai deixar o corpo debilitado. A dificuldade no sistema respiratório pode levar a episódios de falta de ar. É comum que a pessoa sinta uma fraqueza constante e que não tenha apetite.

Causas da febre reumática

febre reumática causas
Crédito: Freepik

A febre reumática é uma doença de caráter autoimune. Quer dizer que o sistema imunológico sofre um mau funcionamento depois de ter passado por um episódio de faringite ou de amidalite com febre, todas doenças causadas pela mesma bactéria.

É como se as bactérias que foram combatidas pelos anticorpos deixassem sequelas neles, fazendo desencadear outra doença, a febre reumática. O tempo que leva entre a cura de uma doença e o início dos sintomas é de 7 a 15 dias.

Não quer dizer que todas as crianças (ou mesmo adultos) que tiverem faringite ou amidalite com febre vão desenvolver o reumatismo infeccioso. Costuma ocorrer com quem tem uma herança genética de alterações no sistema imunológico.

Tratamento

Por se tratar de uma doença provocada por bactéria, o tratamento inclui internação e é feito com antibióticos. Outras medicações podem ser recomendadas pelo médico a fim de reduzir os sintomas, como antitérmicos, analgésicos e anti-inflamatórios.

Todos esses medicamentos devem ser prescritos pelo médico, depois de chegar ao diagnóstico da doença. Ainda que tenham os sintomas evidentes é necessário fazer exames de sangue, pesquisa de anticorpos e exame de cultura de material da orofaringe.

Febre reumática pode matar?

Se não for tratada adequadamente, há o risco dela evoluir para quadros de comprometimento das válvulas do coração e de deixar sequelas graves. O risco é maior quanto mais nova for a criança.

Então, a doença pode, sim, matar, devido à gravidade de uma criança pequena ficar com problemas nas válvulas do coração. Mas existe tratamento, por isso é tão importante prestar atenção aos sintomas e ir ao médico o quanto antes.

torta de salsicha

9 receitas de torta de salsicha fáceis e apetitosas para experimentar

principais doenças reumáticas

10 Doenças reumáticas: veja se está no grupo de risco de alguma delas