em

Colocar alho na base ajuda a unha a crescer. Será que é verdade?

Veja se o uso do alho na base ajuda ou não as unhas a crescerem mais depressa

Há na internet diversas receitas que ensinam como fortalecer as unhas para que elas cresçam de forma saudável. Uma das receitas mais famosas é adicionar alho na base para fortalecer. Mas será que funciona? Veja a opinião de uma dermatologista.

Alho na base para fortalecer as unhas – verdade ou mito?

Infelizmente é mito. Segundo a dermatologista Samantha Enande, na há qualquer estudo que comprove a eficácia do alho colocado dentro da base de unhas para o seu fortalecimento. Além disso, fazer essa mistura deixa a base com um cheiro forte de alho, parecendo que a mulher acabou de mexer com ingrediente na cozinha, o que não é nada agradável. O que pode ter gerado essa lenda, segundo Samantha, é o fato de que: com o cheiro forte de alho, a tendência é que a mulher não coloque a unha na boca (e o hábito de colocá-la na boca enfraquece a unha) e evita também que a mulher roa. Mas não há propriedades do alho que tornem as unhas mais fortes quando adicionadas na base.

E se adicionar alho + cravo-da-índia na base, funciona?

Também não. Outras receitas espalhadas pela internet dizem para acrescentar o alho e também cravo-da-índia na base. A ideia seria disfarçar o cheiro forte do alho e que o cravo-da-índia também teria propriedades fortalecedoras. Mas, a dermatologista diz que assim como o alho, a eficácia do cravo-da-índia também não tem qualquer comprovação.

Não faz mal

Apesar de não ter qualquer comprovação científica de que o alho na base ou o alho + cravo na base fortalecem as unhas, Samantha Enande garante que adicionar esses ingredientes na base não traz qualquer prejuízo às unhas. “Se a mulher costuma adicionar esses ingredientes na base e acha que faz efeito, pode continuar passando, não há qualquer dano à saúde decorrente dessa prática”, afirmou ela. Existem muitas fórmulas naturais que são eficazes mesmo que a ciência não tenha comprovado ou até discorde, portanto, se você quiser tentar em casa e verificar se o alho + cravo fortalece as suas unhas, boa sorte. Depois comente no artigo se para as suas unhas a mistura de alho na base foi eficaz.

Como fazer a unha crescer de verdade?

O crescimento da unha é algo particular, algumas mulheres têm unhas que crescem super depressa, e outras apresentam crescimento lento. Mas o que influencia o crescimento é a presença ou ausência de vitaminas e nutrientes como queratina, biotina, cisteína e cistina, por exemplo. Quem se alimenta de forma não saudável pode ter as unhas mais frágeis e quebradiças. Quem tem mania de ficar mordendo a unha ou batendo na mesa também contribui para causar micro-traumas que as tornam mais frágeis. Muitos produtos químicos também atrapalham. Procure deixar a unha “respirar” sem esmalte durante alguns dias do mês e evite o uso excessivo de acetona, prefira os removedores de esmalte que não possuam este elemento.

4 Comments Leave a Reply
  1. Eu acrescentei na minha base alho e cravo da india e deu super certo a vontade de comer unha foi pro espaço…. gostei mtu agora minha unha da grande e forte… bjus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

O que é a Fadiga Crônica?
Uma xícara de chá de manjericão santo por dia e você irá controlar o seu peso e prevenir o câncer