Exercícios na frente do computador
Crédito: Freepik
em

Exercícios na frente do computador para quem trabalha sentado

E aí, já alongou o corpo e fortaleceu os músculos hoje?

Publicidade

Fazer exercícios na frente do computador é a forma mais prática de manter o corpo alongado e relaxado, sem precisar parar tudo, trocar de roupa e ir se exercitar em outro lugar. Principalmente para quem trabalha muito e não sobra tempo para fazer alguns exercícios, essas dicas são muito valiosas. Esses exercícios não substituem os de academia, mas cumprem outras funções importantes pro seu bem-estar.

Alongamentos para melhorar a postura e evitar dores

Precisa de força de vontade para manter a coluna reta durante todo o horário de trabalho. O problema é ainda maior quando a cadeira não ajuda e as costas começam a doer. É aí que os alongamentos para postura entram. Veja alguns exemplos:

Abertura de peito

Crédito: Reprodução Catraca Livre

Fique de pé. Pegue um cabo de vassoura e posicione-o nas suas costas, segurando-o com a parte superior dos cotovelos, como demonstrado na foto. Mantenha a postura reta, olhando para frente e respirando em um ritmo tranquilo e constante por 5 minutos.

Depois, veja esses exercícios de alongamento pra fazer antes de se levantar

Publicidade

Alongamentos para aliviar dor no pescoço

Essa é uma sequência de exercícios para fazer de pé, já que você trabalha sentado. Pode fazer tranquilamente, mesmo se estiver no ambiente de trabalho com outras pessoas. Veja o passo a passo nesse vídeo da Fisioprev, com as demonstrações do fisioterapeuta Guilherme Stellbrink:

Extensão de pernas

Crédito: Meu Joelho

Para esse exercício continue de pé, mas agora fique atrás da sua cadeira de trabalho, se apoiando no encosto ou na parede mais próxima. Se estiver de salto, é melhor tirar para evitar se machucar.

Publicidade

Mantendo a postura ereta e contraindo os glúteos e o abdômen, levante a perna para trás, sem encostar o pé no chão, e retorne à posição inicial. Repita esse movimento 10 vezes com cada perna.

Esse exercício é bom para a postura e, principalmente, para trabalhar os músculos da parte da frente e trás da perna, do abdômen e da região lombar. Se quiser, pode adicionar um peso nos tornozelos e aproveitar para trabalhar mais os músculos das pernas.

Agachamentos

Crédito: Freepik

O agachamento é para quem trabalha sozinho, em casa. Não é um exercício legal para fazer no local de trabalho, com mais pessoas, porque não é discreto e pode incomodar.

Publicidade

Inserimos os agachamentos nessa lista porque eles estão entre os melhores exercícios para trabalhar pernas e glúteos, ao mesmo tempo em que exigem uma boa postura e respiração equilibrada.

Para fazer, fique de pé e afaste as pernas até a linha dos ombros. Segurando as mãos esticadas para frente, agache até formar um ângulo de 90 graus, como se estivesse sentado na sua cadeira, e volte à posição inicial, trazendo as mãos para junto do peito. Faça 3 séries de 15 repetições.

Veja outros tipos de agachamentos e seus benefícios

Publicidade

Por que é bom fazer exercícios na frente do computador?

Os exercícios que você faz no seu local de trabalho, ou seja, sem sair da frente do computador, ajudam a prevenir aquelas dores musculares nas costas, os problemas de postura, alongam o corpo inteiro e melhoram a circulação do sangue. Com isso, você consegue trabalhar com mais eficiência e disposição.

Mas, atenção: a ideia desses exercícios na frente do computador não é deixar seu corpo malhado nem substituir os exercícios da academia, a caminhada, a corrida, a yoga ou o Pilates.

Mesmo praticando os exercícios que listamos nesse artigo, é importante manter uma rotina com outras atividades físicas, tanto aeróbicas quanto de força, nem que seja em casa mesmo, com aparelhos próprios para isso.

Publicidade

Para saber qual é a frequência e intensidade de exercícios físicos que o seu corpo precisa, recomendamos que consulte seu médico para uma avaliação, principalmente se você é uma pessoa sedentária.

cor de calcinha

Escolha sua cor de calcinha para usar na virada 2022

Sintomas de autismo em bebê

Sintomas de autismo em bebê: Veja os 7 mais comuns