A casa pode estar limpa e arrumada, mas se não conseguir tirar o mau cheiro do banheiro, de nada adianta! Esse odor acaba com qualquer sensação de limpeza. E ainda tem mais, para melhorar essa situação, nem sempre a limpeza resolve.
Dessa forma, aprenda alguns truques práticos para colocar em ação, entre uma limpeza e outra do banheiro (semanal, se for o caso), deixando-o sempre cheiroso e limpinho.
5 dicas para tirar o mau cheiro do banheiro

Existem algumas coisas que podem ser feitas de forma rápida e prática, durante o dia, para deixar seu banheiro “um brinco”. Aprenda:
1. Higienizar
Crie o hábito de jogar um pouco de água sanitária ou desinfetante, todos os dias, antes de deitar (e sempre que a última pessoa tiver acabado de usar o banheiro). Um pouco dentro do box do banheiro e no vaso sanitário é o suficiente para conseguir tirar o mau cheiro do banheiro e mantê-lo sempre higienizando.
Caso você sinta que os problemas são provenientes do ralo, jogue um pouquinho dentro deles também. Pela manhã, basta dar a descarga, abrir a torneira da pia ou deixar correr um pouco da água do chuveiro antes de usar.
Aprenda a fazer a sua própria água sanitária
2. Não deixe empoçar água

Terminou o banho? Não deixe a água empoçada no canto do box. Puxe com um rodo e deixe o chão sequinho. Além de evitar o acúmulo de sujeira, você alimina o mau cheiro do banheiro causado pela própria gordura do corpo e produtos de higiêne acumulados nos cantos.
3. Limpe a região da pia do banheiro
Pode não ser o primeiro lugar óbio, mas a pia do banheiro, espelho e recipientes para guardar escovas de dente e pasta podem causar este problema! Portanto, terminou de usar, limpe!
Crie uma rotina simples, na qual você tenha um pequeno borrifador com alcool e algum óleo essencial da sua preferência, como o de lavanda, por exemplo. Basta sacudir, borrifar e passar um paninho para secar. Dessa forma você conseguirá tirar o mau cheiro do banheiro.
4. Use aromatizador de ambiente

5. Coloque pastilhas desodorantes
Outra solução caseira, ecologicamente correta e econômica é fazer pastilhas desodorantes para tirar o mau cheiro do banheiro. Os componentes utilizados são: o limão, que promove ação anti-bacteriana; o vinagre, que desinfeta; a água oxigenada que elimina as manchas e o bicarbonato que ajuda a eliminar maus cheiros; e o óleo de malaleuca (ou qualquer outro da sua preferência), para aromatizar o ambiente.
Ingredientes
Limão: 6 colheres (sopa, espremido);
Vinagre branco: 1 ½ colher (sopa);
Água oxigenada: 1 ½ colher (sopa);
Óleo de melaleuca: 2 colheres (sopa);
Bicarbonato de sódio: 1 xícara;
Luvas: 1 par.
Modo de preparo
- Colocaque o bicarbonato de sódio num recipiente de tamanho médio;
- Juntar as 6 colheres de suco de limão e mexa;
- Adicionar o vinagre branco;
- Acrescentar a água oxigenada com cuidado e aos poucos, por causa do efeito reativo;
- Por fim, colocar o óleo de melaleuca;
- Misture muito bem todos os ingredientes;
- Coloque para secar, por 1 dias (não precisa ir ao sol), até endurecerem.
Como utilizar as pastilhas
- Basta colocar uma pastilha no reservatório de água do vaso sanitário;
- Caso não seja possível, reutilize a cestinha de pastilhas de vaso sanitário e coloque estas;
- Cada pastilha dura em média de 2 a 3 dias.
Possíveis causas do mau cheiro

Existem alguns fatores que podem influenciar no cheiro desagradável, mesmo que esteja limpo. Portanto, além de tirar o mau cheiro do banheiro, você também precisa ter atenção a estes pontos, para que não volte a acontecer:
Os acabamentos: se o material utilizado não for o adequado, mas sim poroso, pode haver infiltrações e acúmulo de sujeira, principalmente nos cantos e quinas. Se o azuleijo também estiver solto, o mesmo pode acontecer. Você também pode optar por essas duas dicas preciosas para ajudar a manter tudo muito bem limpo e cheiroso:
O sifão: se este não estiver bem vedado, vai ser impossível tirar o mau cheiro do banheiro. A falta de vedação adequada faz com que o odor da tubulação volte e, em alguns casos, que a água escorra, molhando o armário ou chão.
A forma como o esgoto e os canos adjacentes estão distribuídos também pode ser o causador do problema, pois pode haver “bolsas” em que a água esteja estagnada. Nesse caso, chame um especialista.
Se tudo estiver nas devidas condições, então não há motivo para que o “ar” no seu banheiro não seja respirável. Se ainda estiver na dúvida, pode conferir esse check list de como limpar banheiro para que seja tudo muito eficiênte.

