em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Como limpar azulejo de banheiro – 10 métodos eficazes

Veja três métodos simples e eficientes, e uma mistura caseira que pode usar sempre
limpar azulejo de banheiro
Crédito: Pixabay

O azulejo é o tipo de revestimento mais comum para se usar em banheiro porque é fácil de limpar. O que dificulta, na verdade, é o rejunte. Só não vai ser tão simples de limpá-lo se ele for texturizado e poroso. Então vai precisar de uma ajudinha de substâncias extras para garantir a eliminação do mofo que aparece com o tempo. Veja essas dicas para limpar azulejo de banheiro e tenha mais facilidade nesse processo.

3 Dicas para limpar azulejo de banheiro

melhores dicas limpar azulejo de banheiro
Crédito: Freepik

Muitas vezes, ao limpar o banheiro, a azulejo pode passar em branco, mas isso não deve acontecer. Se você tem um banheiro novo e mantém uma limpeza semanal, vai ser sempre fácil. Agora se foi morar em uma casa em que a higienização dessa área era precária, vai precisar de reforço. Mas para tudo tem solução. Confira as opções.

1. Água morna e pano

Para limpar azulejo de banheiro que não esteja muito sujo, nem sempre precisa de produtos químicos. Você pode simplesmente aquecer um pouco de água, pegar um pano bem limpinho e cheiroso e ir passando por todo o banheiro.

Passe em uma parede e enxágue o pano na pia com água da torneira para não misturar a sujeira removida com a água limpa morna. Depois volte a mergulhar o pano na água morna e passe em outra parede. Se necessário, faça duas vezes em cada parede.

Se o banheiro não tiver boa ventilação ou for um dia de chuva, passe por fim um pano seco, também limpo e cheiroso.

Aprenda como limpar espelho com dias eficientes

2. Vinagre e escovinha

Se o seu problema for com os carunchos nos rejuntes, vai precisar de uma ajuda. O vinagre é um ótimo bactericida para remover a cor escura do rejunte e eliminar o cheiro de mofo. Mesmo que ele tenha um odor forte, não se preocupe, pois em alguns minutos desaparece.

Você pode tanto diluir um pouco de vinagre em água morna, quanto usá-lo puro. Coloque o líquido em um potinho e vá molhando nele uma escovinha de cerdas mais firmes. Molhe e esfregue nos rejuntes. Quando terminar, enxague tudo com água morna limpa e pura. O branquinho do rejunte vai voltar a aparecer como novo.

3. Vinagre, detergente e esponja

Essa dica é para limpar azulejo de banheiro com textura, pois o mofo se instala nas partes mais difíceis e só pano com água não resolve. Faça uma mistura de uma parte de vinagre branco para duas de água. Adicione algumas gotas de detergente. Coloque em um borrifador.

Aplique a mistura nos azulejos e vá esfregando com o lado verde da esponja. Depois de passar em tudo, passe um pano limpo e seco para remover o excesso e não deixar úmido.

4. Água oxigenada

 limpar azulejo de banheiro
Crédito: Cimento Montes Claros

Para fazer a limpeza semanal, seja quando o azulejo não estiver mais encardido ou mesmo quando ainda estiver, use essa misturinha poderosa que mata as bactérias e elimina os odores.

Ingredientes

Bicarbonato de sódio: 8 colheres (sopa);
Detergente: 1 colher (sopa);
Água oxigenada 10 volumes: 4 colheres (sopa).

Modo de preparo

  1. Misture todos os ingredientes muito bem;
  2. Aplique nos azulejos com um pano. Deixe agir por 15 minutos;
  3. Passado esse tempo, limpe os azulejos com um pano seco, para retirar o excesso. Não precisa enxaguar, senão vai remover os produtos. Assim eles continuam agindo.

5. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio possui um papel fundamental referente à remoção de gordura, o que ajuda a limpar azulejo de banheiro. Primeiro, misture o bicarbonato com água no recipiente, de modo que forme uma pasta.

Essa pasta irá ser espalhada pelos azulejos com uma esponja. Depois, utilize uma escova de dentes velha para esfregar nos locais afetados, Para retirar, molhe os azulejos com água pura. Por fim, passe um pano seco.

Dicas simples e fáceis para limpar torneiras

6. Suco de limão

O suco de limão é excelente removedor de gorduras, além de acabar com o mofo e ser antibacteriano. Para utiliza-lo, você irá necessitar fazer um suco concentrado de água e limão em um recipiente. As medidas irão variar conforme a necessidade, mas sempre procure colocar mais limão do que o normal, para um suco.

Na aplicação, você irá borrifar na região desejada e, com uma esponja, esfregar para remover a sujeira. Depois, retire o limão com água e pano seco. Não se esqueça de utilizar luvas ou tomar cuidado na hora da aplicação, pois o limão em contato com o sol mancha a pele.

7. Água sanitária

Para limpar azulejo de banheiro muito sujo, faça uma mistura de 1 tampa de água sanitária para cada 3 colheres de sopa de água. Depois, utilize essa solução concentrada com um borrifador, espalhando-a pela superfície dos azulejos. Esfregue bem com esponjas e seque com um pano.

Aprenda a limpar cromados do banheiro

8. Sal com vinagre

limpar azulejo banheiro
Crédito: Decor Fácil

Essa técnica é importante para a limpeza do rejunte dos azulejos, além da remoção do mofo presente nessa área. Isso se deve ao fato de o vinagre possuir um pH ácido, que combate os fungos que estão acostumados a viver em um pH alcalino.

Desse modo, essa solução quebra a camada de queratina dos fungos e os expõe ao efeito osmótico gerado pelo sal que os desidrata.

9. Limpeza a vapor

Sabe aquelas maquininhas utilizadas para limpezas mais profundas que são excelentes para a remoção de manchas? Elas também podem ser utilizadas para limpar azulejo de banheiro.

O seu uso é muito simples, pois basta colocar água em seu reservatório interno e ler o manual de cada fabricante. Você perceberá como os efeitos serão muito mais poderosos, de um modo muito mais simples, sem precisar de muito esforço manual e tempo despendido.

Veja as melhores dicas para manter a casa limpa

10. Vinagre com bicarbonato

A mistura desses dois produtos gera uma efervescência típica que o caracteriza. Em relação ao seu efeito, ele é antibacteriano, combate mofos e deixa os azulejos mais branquinhos e limpos.

Para isso, misture ½  xícara de bicarbonato com ½  xícara de vinagre. Espalhe com um borrifador e aguarde 10 minutos. Esfregue com uma esponja e remova com água e pano seco.

2 Comments Leave a Reply
  1. Como é que 4 colheres de agua oxigenada e 1 de detergente liquido com 8 de bicarbonato conseguem fazer produto suficiente para usar com burrifador???

    • Oi, Celeste.
      Você tem razão. O ideal é só passar a mistura direto no azulejo. Já corrigimos o artigo.
      Obrigada pelo seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
tirar risco de carro
Como tirar risco de carro
chá de folha de goiaba
Benefícios do chá de folha de goiaba e como fazê-lo