em

Ralo cheio de cabelo? 5 dicas para desentupir

Se o ralo do seu chuveiro traz a água de volta, o problema pode ser o acúmulo de cabelos presos no cano. Veja o que fazer.

Todo mundo perde cabelo ao lavar no banho, mas o que não pode acontecer é deixar os cabelos se acumularem e acabar causando entupimento do ralo. Veja como resolver esse problema.

Quando os cabelos ficam presos próximos ao ralo o processo de remoção é mais fácil, mas às vezes eles ficam presos no caminho de saída para o esgoto, onde você não alcança e, inclusive, pode acabar afetando a eficiência de outros ralos da casa. Então, quais são os métodos mais eficazes para deixar o encanamento livre novamente?

1. Verifique se consegue ver o tufo de cabelo preso no ralo

Se você conseguir enxergar os tufos de cabelo presos dentro do ralo é uma boa notícia. Quer dizer que basta você retirar a tampa do ralo, colocar uma luva e tirar os fios por completo (e até outros objetos sólidos), o máximo de puder. Depois ligue o chuveiro para testar se a água irá correr normalmente, vem entupir. Caso sim, problema resolvido.

2. Espere a água escoar e verifique mais a fundo

Mesmo sem conseguir ver os tufos de cabelo, pode ser que eles ainda estejam mais perto da saída do ralo e seja possível remover com um arame.

Depois que toda a água escoar do ralo e o cano estiver mais seco, retire a tampa do ralo e use uma lanterna para confirmar se consegue ver cabelos presos. Use um pedaço de arame fazendo um gancho na ponta para ajudar a puxar o cabelo preso. Se conseguir, abra o chuveiro para conferir que o problema foi resolvido.

3. Use um desentupidor ou pressão de água

Se você observar que a água do ralo não desce de jeito nenhum, nem depois de algum tempo sem abrir o chuveiro, pode ser que haja outro problema, não só o entupimento por cabelos.

Use um desentupidor, balde cheio de água ou mangueira para fazer pressão. Cuidado com os pés, pois poderá voltar muita sujeira. Se mesmo com a pressão ou o desentupidor, o problema persistir, vá à próxima dica.

4. Use produto caseiro

Antes de partir para os produtos mais fortes, experimente usar uma solução com bicarbonato de sódio. Depois que a água secar do encanamento, Coloque ¾ de xícara de bicarbonato no ralo. Depois, mais ½ xícara de vinagre destilado.

Tampe o ralo com uma rolha de borracha para que os produtos entrem em ação e deixe agir por meia hora. Depois, ferva uma chaleira de água (cerca de 4 xícaras), tire a rolha do ralo e jogue a água de uma só vez. Ela deverá ajudar o material a amolecer e ir embora pelo cano.

5. Use um produto químico

Muito cuidado ao manusear produtos fortes para desentupir ralos. Não aproxime demais do rosto e só pegue com luvas. Utilize soda cáustica ou Diabo Verde, seguindo as instruções da embalagem. Ao final pode ser necessário usar o desentupidor mais uma vez.

A SUJEIRA DO RALO PODE ESTAR PERTO MAS VOCÊ NÃO VÊ

O ralo pode ter uma rosca que precisa ser removida para você conseguir remover uma grande quantidade de sujeira que bloqueia a passagem da água. Veja no vídeo abaixo e confira se o seu ralo é do mesmo modelo, então será fácil desentupir sem usar produtos:

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Como assar, cozinhar ou grelhar carnes mais macias
Ortorexia: a obsessão por comida saudável pode virar doença