em

AmeiAmei HahahaHahaha

Como fazer água sanitária na sua casa

É muito fácil, rápido e mais barato. Aprenda o passo a passo e nunca mais compre o produto pronto!
fazer água sanitária
Créditos: Pixabay

Fazer água sanitária em casa é muito mais fácil do que você possa imaginar e, além disso, é uma forma mais barata do que comprar o produto pronto diretamente no mercado. Por isso, separamos um passo a passo especial para você testar na sua casa.

Antes de lhe apresentar a preparação da mistura, vale mencionar que é importante garantir a sua proteção quando se trata de produtos químicos. Para isso basta apenas usar uma luva de borracha, óculos transparentes e uma máscara simples que proteja seu nariz e sua boca.

Aqui você encontra:

Como fazer água sanitária?

A água sanitária é conhecida por diferentes termos dentre cada Estado brasileiro como, por exemplo, “cândida” e “Q-Boa”. Fazer água sanitária em casa é muito fácil, rápido e barato. Veja abaixo como!

Ingredientes

  • Hipoclorito de sódio: 1 litro;
  • Água: 6 litros.

Sim, somente isso. Fácil, não?

O hipoclorito de sódio pode ser encontrado à venda em atacados de produtos de limpeza, empresas voltadas para o comércio de piscinas, ou lojas de materiais de construção e decoração. O produto deve obter uma concentração de 10% a 13%, e ao prepararmos a mistura obteremos uma concentração de 2%, que é a ideal para limpezas domésticas.

Modo de preparo

1. Em um recipiente de plástico, mantenha os 6 litros de água e então acrescente 1 litro de hipoclorito de sódio vagarosamente.

2. Depois mexa bem o produto durante 3 minutos com o auxílio de uma colher ou outro objeto de sua escolha. E está pronta a água sanitária caseira!

3. Agora basta transportá-la para uma garrafa plástica que você tenha em sua casa, e é muito importante que não seja transparente, pois a luz que incide no produto reduz sua vida útil. Por isso, se quiser, utilize uma garrafa velha vazia de água sanitária que você tenha sobrando em casa e guarde-a em um ambiente afastado da iluminação.

Como fazer cloro?

O cloro caseiro é mais potente e pode ser utilizado para limpezas mais pesadas como calçadas e quintal. Para fazê-lo você vai precisar dos materiais abaixo!

Ingredientes

  • Água: 600 ml;
  • Hipoclorito de sódio: 400 ml;
  • Sal de cozinha: 3 gramas;
  • Soda cáustica: 30 ml (com concentração de 50%).

Modo de preparo

ATENÇÃO ao mexer com a soda cáustica, pois ela é corrosiva. Por isso, faça a mistura em recipientes de vidro e tenha sempre suas mãos, olhos, nariz e boca protegidos!

1. Em um recipiente de plástico, acrescente a água.

2. Em seguida, adicione o hipoclorito de sódio devagar, depois o sal e a soda cáustica.

3. Mexa bem a mistura por 3 minutos e já está pronto para utilizar.

4. Reserve também em uma embalagem escura para não oxidar o produto e o armazene em um ambiente sem luz.

Diferença entre água sanitária e cloro

Muitas pessoas não sabem a diferença entre esses dois elementos, ou confundem-se, por isso aqui vai uma explicação mais simplificada:

Cloro

O cloro é adquirido através da decomposição do cloreto de sódio (sal) e água em reação com energia elétrica. Em sua forma natural é um gás, mas passa por um tratamento para que, assim, possa obter a forma líquida. A partir deste processo, o cloro pode ser utilizado como matéria-prima para produzir hipoclorito de sódio e outros químicos.

Água sanitária

É o resultado da solução do hipoclorito de sódio diluído em água, atingindo uma concentração de 2%, em média. Apesar de ser menos potente, ainda assim tem ótimas propriedades germicidas em proporções ideais para a limpeza doméstica.

Dica: Tenha cuidado com os produtos químicos!

Caso algum dos produtos químicos entre em contato com a sua pele ou olhos, lave em água corrente o mais rápido possível. Se causar vermelhidão ou coceira busque ajuda médica imediatamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Adaptar casa para idosos
Saiba como adaptar casa para idosos e deixar o ambiente seguro
creme de papaia caseiro
Creme de papaia caseiro: como fazer e como deixar delicioso?