em

Dicas para economizar no Natal

Essa época do ano promete muitos gastos, mas se você seguir algumas dicas pode dar uma bela controlada no orçamento
economizar no natal
Crédito: Public Domain Pictures

O Natal é uma época linda de celebração, amor, esperança e de estar entre os amigos e família. É muito comum durante as celebrações natalinas as pessoas abrirem a carteira um pouco a mais, o que pode acabar afetando as finanças. Conheça formas simples de economizar no Natal e assim não abrir um rombo no orçamento.

Como economizar no Natal: 3 dicas

economizar no Natal dicas
Crédito: Max Pixel

A ceia, a decoração e os presentes são basicamente os pilares de todos os natais, principalmente quando se trata do orçamento da festa. Só que é possível economizar nestes itens e ainda realizar uma bela festa.

Decoração

Todo mundo adora deixar a casa linda para o Natal, decorando a árvore e enfeitando a casa com objetos temáticos. Antes de sair comprando tudo que vê, organize as coisas que você já tem guardado em casa.

E se quiser coisas novas na decoração, faça os objetos você mesmo. Na internet existem vários projetos que você pode realizar em casa usando materiais baratos ou reciclados. Uma ideia é fazer isso junto com as crianças, tornando esse momento muito especial.

Veja também: modelos de artesanato de Natal

Ceia

A ceia é a hora mais especial do Natal, todos reunidos em volta da mesa conversando, rindo e comendo pratos deliciosos. Por questões de orçamento, você pode fazer pequenas mudanças.

O primeiro passo é contar quantas pessoas vão a sua ceia e depois fazer a lista de compra dos ingredientes necessários. A lista é importante para que você não caia em tentação no mercado e compre mais do que precisa. Se o orçamento estiver apertado, você pode substituir ingredientes e produtos da ceia.

O mesmo acontece com as frutas, prefira as nacionais da estação que são mais baratas e agradam todos os paladares. Outra opção é pedir para seus familiares levarem um prato, não precisa ter vergonha. Assim o Natal se torna mais colaborativo e você guarda um bom dinheiro.

Presentes

Os presentes são uma delicia de se receber, mas um pesadelo de se comprar. Além de ser difícil a tarefa de escolher, eles acabam levando boa parte do salário.

O primeiro passo para economizar no Natal com as compras dos presentes é fazer uma lista de quantas pessoas precisa presentear. Depois defina quanto dinheiro você pode gastar no total, separe entre 10% e 30% da sua renda mensal, e volte a lista dividindo o dinheiro entre os presenteados.

Àqueles que você vai dar só uma lembrancinha, designe uma quantia menor, e aqueles que você precisa dar um bom presente designe uma quantia maior. Na hora das compras, dê prioridade às compras pela internet, pois é mais fácil de pesquisar os preços e economizar muito.

Veja também: sugestões de presentes para o namoradopresentes de Natal criativos para amigos e familiares e ideias de lembrancinhas de Natal baratas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
penteados faceis faça você mesma
5 Penteados fáceis: faça você mesma
melhores antibióticos naturais
15 Melhores antibióticos naturais para combater infecções