em

13 Pratos tradicionais para ceia de Natal

Com essas sugestões você vai ter uma mesa tradicional, farta e completa para comemorar o Natal com seu entes queridos
pratos tradicionais para ceia de natal
Crédito: Freepik

As avós, mães e tias que prepararam a ceia de Natal todos os anos já conhecem bem os pratos que não podem faltar. Para quem é novato no assunto e vai organizar sua primeira recepção, é bom lembrar quais são os pratos tradicionais para ceia de Natal.

Entre as sugestões que vai ver a seguir, escolha quais vão agradar sua família e escolha as que vão estar na sua bela mesa natalina. É só clicar no nome receita e ir direto para o modo de fazer!

Pratos tradicionais para ceia de Natal

Peru assado, arroz com passas e farofa estão na lista dos pratos tradicionais para ceia de Natal. Esses estão presentes na maioria das mesas brasileiras, mas veja quais outros também são comuns, conforme a região. De repente você encontra uma opção que vai ser novidade e surpreende a todos.

1. Arroz com passas de Natal

receita arroz de natal
Crédito: Revista Vertical

Esse é um dos pratos mais polêmicos da ceia de Natal, pois metade das pessoas ama e a outra metade detesta. Como a ideia é lhe oferecer as receitas dos pratos tradicionais para ceia de Natal, ele é logo o primeiro da lista. Leva outros ingredientes além das uvas passas, como damascos, presunto e champignon.

2. Peru assado

receita prato ceia natal peru
Crédito: Panelinha

O grande peru que vai ao centro da mesa também entra na maravilhosa lista de pratos tradicionais para ceia de Natal. Se não achar peru, aposte no famoso chester ou em um frango bem rechonchudo.

3. Pernil assado

receita prato ceia natal pernil
Crédito: A Cidade On

Como uma variação do peru ou para adicionar outro tipo de carne ao cardápio, o pernil assado também é um dos pratos tradicionais para ceia de Natal. Para ser gostoso, precisa ficar bem suculento. Tenha paciência no preparo e capriche no tempero.

4. Rocambole de carne moída

receita prato ceia natal rocambole
Crédito: Receitas de Comida

Outra sugestão de carne, dessa vez vermelha, é um belo rocambole recheado com presunto e queijo. É um prato prático e econômico, que costuma agradar a todos. No recheio também pode adicionar azeitonas, cenouras e outros vegetais picadinhos para deixar mais colorido.

5. Farofa de Natal

receita prato ceia natal farofa
Crédito: Dani Noce

A farofa é um prato muito simples de fazer, basicamente com farinha de mandioca, manteiga, alho e sal. Para o Natal ela merece ser incrementada, ganhando mais cor, aroma e sabor. Então, a dica é adicionar cebola, ovos, pimenta, azeitonas, milho e cheiro verde.

6. Salpicão

receita prato ceia natal salpicão
Crédito: Mídia Mix

Essa receita é uma espécie de maionese de batatas, mas agridoce e com mais ingredientes para servir geladinha. É feita com frango desfiado, batatas, cenoura, passas, azeitonas, salsão, alho-poró, cheiro verde, maçã e muitos temperos. Para decorar, bastante batata palha, mas coloque só na hora de servir, para manter a crocância.

7. Bolinho de bacalhau

receita prato ceia natal bolinho
Crédito: Wikimedia Commons

Para as famílias que preservam as raízes portuguesas, o bolinho de bacalhau não pode faltar à mesa da ceia natalina. Pode tanto fazer a versão tradicional, quanto colocar ingredientes diferentes para dar o seu toque especial de sabor.

8. Lasanha de bacalhau

receita prato ceia natal lasanha
Crédito: Sabor Intenso

Outra forma de não deixar o bacalhau faltar à mesa de Natal é preparando uma deliciosa lasanha. Uma receita com massa é bem-vinda e também tradicional, e essa combinação com peixe fica maravilhosa.

Pratos tradicionais para ceia de Natal – doces e sobremesas

Depois das delícias tradicionais salgadas, é hora de pensar nas doces. Todo mundo espera pela sobremesa ou às vezes nem espera, pois é tudo servido meio junto para dar aquela sensação de um grande baquete. Famílias grandes sabem como é.

9. Torta mousse de chocolate

receita prato ceia natal mousse
Crédito: Oetker

Uma mousse em forma de torta com sabor de chocolate e decorada com bolachas de Natal vai fazer muito sucesso quando ninguém mais aguentar comer e a nova leva de pratos for servida. É uma sugestão simples de preparar e deliciosa.

10. Rabanada

receita prato ceia natal rabanada
Crédito: Tudo Gostoso

A rabanada é um prato doce, bem simples de fazer, à base de pão. Como na mesa de Natal a fartura é quem manda, pode sim misturar os doces e os salgados. Ou, se quiser, pode servir essa delícia como entrada, já que para a sobremesa pode ser um pouco pesado. É um ótimo petisco para receber a família.

11. Cheesecake de limão com frutas vermelhas

receitas prato ceia natal cheesecake
Crédito: Cheesecake

A diferença entre muitos pratos comuns que são escolhidos para a ceia de Natal é a decoração. Então, nesse caso, as frutas vermelhas cumprem muito bem o papel, além de serem deliciosas. Essa sobremesa também é uma sugestão simples que pode fazer logo de manhã e manter na geladeira. Não vai ao forno.

12. Torta de morango com castanhas saudável

receita prato ceia natal torta morango
Crédito: Irmãos na Cozinha

Os morangos frescos cortadinhos em fatias também ficam lindos na decoração da mesa de Natal e, claro, irresistíveis, então vão durar pouco tempo. Essa receita tem um sabor maravilhoso que mistura o doce com o azedinho do morango e do limão. Além de tudo, só leva ingredientes saudáveis, então é perfeita para os convidados que estão de dieta.

13. Panetone

receita prato ceia natal panetone
Crédito: Panelinha

Para fechar com chave de ouro, o clássico dos clássicos, que é servido desde a ceia do dia 24 até o café da tarde do dia 25. O respeitável panetone. Essa receita é um pouco mais demorada, pois a massa precisa levedar, porém não pode faltar. Faça no dia anterior à ceia para ter tempo no preparo e servir bem fresquinho depois do jantar.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
plantar lichia
Como plantar lichia em casa
cão passa três dias olhando para uma parede azul
Cão passou três dias olhando para uma parede azul e intrigou vizinhança