em

Como funciona a dieta do pepino: vantagens e desvantagens

Benéfico ao organismo em vários sentidos, o pepino pode também lhe ajudar a emagrecer.
dieta do pepino
Crédito: Pxhere

Uma das dietas que surgiu recentemente e que promete fazer você perder uma quantidade considerável de peso é a dieta do pepino. O programa alimentar consiste em incluir a salada desse vegetal ou shake de pepino em suas refeições diárias. Veja como funciona, ideias de cardápio e as vantagens e as desvantagens desse método de emagrecimento.

Como funciona a dieta do pepino?

De acordo com os especialistas, você pode ingerir o pepino nessas duas formas o quanto quiser. Claro que a inclusão desse alimento em sua rotina alimentar não é garantia de resultados positivos, tampouco imediatos.

Isso porque o programa demanda que você tenha uma alimentação exemplar, ou seja: balanceada e equilibrada. Isso significa que mesmo que consuma salada de pepino duas a três vezes por dia, se comer de forma ruim, os resultados não virão. Além disso, as atividades físicas regulares são necessárias durante o período.

Veja abaixo uma ideia de cardápio, sabendo que o programa alimentar deve durar entre 7 e 14 dias.

Cardápio da dieta do pepino

cardápio da dieta do pepino
Crédito: Freepik

O pepino não é a estrela dessa dieta, apesar de dar nome a ela. Pense, mais uma vez, em equilíbrio. Você irá montar seu cardápio de forma coerente, com o objetivo de ingerir todos os nutrientes necessários para o seu organismo. Confira uma sugestão:

  • Café da manhã:você irá comer apenas dois ovos cozidos e uma tigela de salada de pepino, com azeite de oliva como tempero;
  • Lanche da manhã:dê preferência a uma ou duas frutas da estação. O importante é que não coma mais de 200 gramas em seu lanche matutino.
  • Almoço:volte com a tigela de salada de pepino, agora temperada com limão. Acresça uma torrada de pão integral ou de cereais e um peito de frango grelhado.
  • Lanche da tarde:opte por um shake de pepino. Pode acrescentar um pouco de gengibre, se quiser.
  • Jantar:a janta deve ser leve, por isso ingira uma lata de atum sem óleo e duas bananas.

Como você pode ver acima, o interessante da dieta do pepino é que você equilibra a sua alimentação. Além disso, há um bom controle da quantidade de calorias que você consome, o que, por óbvio, contribui para que você perca peso.

Apesar de parecer que você passará fome com essa dieta, não se preocupe. O pepino é um alimento com propriedades que saciam rapidamente. Isso faz com que você coma menos, mas logo se sinta cheio e deixe de lado hábitos alimentares compulsivos.

Vantagens

A primeira vantagem da dieta do pepino é que ela realmente funciona. Se aliada a uma rotina alimentar saudável e com controle de ingestão de calorias, o emagrecimento é questão de tempo. Inclua, ainda, trinta minutos de atividade física todos os dias, para, ao final dos 14 dias da dieta, você obter os resultados que espera.

O pepino é um alimento que possui muitos líquidos e muito poucas calorias. Algumas pesquisas apontam, por exemplo, que o consumo regular desse vegetal pode hidratar o corpo tanto quanto a ingestão de água. Afinal, em sua composição você encontra 97% de água!

Visto que ele é composto basicamente por líquidos, o pepino atua no organismo como diurético. Você notará que irá urinar mais assim que começar essa dieta, o que é muito bom. Isso diminui o inchaço abdominal e elimina maior quantidade de toxinas.

Contraindicações

contraindicações da dieta do pepino
Crédito: Pixabay

Existem muito poucas contraindicações a essa dieta. Segundo especialistas, algumas variedades de pepino causam flatulência em algumas pessoas, pois possuem uma substância chamada de cucurbitacina.

Qualquer pessoa pode aderir a essa dieta, desde que com suporte médico e de um nutricionista. Lembre-se que as necessidades calóricas e nutricionais não são as mesmas para todas as pessoas.

Embora você não passe fome com esse programa alimentar, se está acostumado a uma rotina alimentar muito calórica, seu corpo pode não reagir bem a uma mudança drástica em termos de caloria. Por isso, algumas pessoas podem se sentir mal ou sentir algum tipo de fraqueza durante o processo da dieta.

Portanto, as dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Fonte: Associação Brasileira de Nutrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

Saiba como combater a bactéria que provoca diarreia e inchaço
Receita à base de gergelim ajuda a regenerar os tendões