em

6 dicas de saúde que são mitos – Conheça quais são e suas verdades!

Muitas pessoas passam a vida inteira acreditando nelas, mas muitas dessas dicas não fazem sentido

dicas de saúde que são mitos
Crédito: Freepik

Existem muitas dicas de saúde que são mitos, mas elas estão tão enraizadas na sociedade que são difíceis de parar de acreditar. Muitas pessoas passam a vida inteira tendo a certeza de que são verdadeiras, mas muitas dessas não possuem comprovação científica ou se quer fazem sentido.

Dicas de saúde que não fazem sentido

dicas de saude que sao mitos sem sentido
Crédito: Pixabay

Muitas das dicas de saúde que são mitos, são muito antigas, tendo sido passadas de mãe para filho, por gerações. Enquanto algumas delas já foram provadas cientificamente, como por exemplo a canja de galinha que faz bem para a gripe.

1. Andar descalço faz você pegar pneumonia

Muitas pessoas acreditam que ficar com os pés no chão frio tem ligação com a pneumonia, mas isso não passa de um mito. A doença pode ser viral, bacteriana ou fúngica, e é transmitida pelo ar, entrando no corpo através do sistema respiratório. Desenvolver a doença depende do seu sistema imunológico. Ou seja, andar descalço não é um modo de prevenção, pode andar até na neve que não pegará uma pneumonia.

2. Vitamina C cura gripes e resfriados

Uma das dicas de saúde que são mitos mais propagados, muitas pessoas aconselham e ingerem alimentos ricos em vitamina C, como limão e laranja, durante o período de gripe. Mas na verdade a ingestão da vitamina não vai fazer com que a gripe acabe mais cedo, já que a doença é viral e tem seu tempo para sair do organismo. A vitamina C também não ajuda a eliminar os sintomas causados pela gripe, e não existe comprovação científica que ela ajude a prevenir as doenças.

Depilar com lâmina deixa os pelos grossos

dicas de saúde que são mitos
Crédito: News Daily

A depilação feita com lâmina não deixa os pelos mais grossos, assim como a cera não deixa os pelos mais finos. A diferença entre as duas formas é que com a cera, o pelo é arrancado da raiz. Por isso quando ele nasce a ponta está fininha. Já a lâmina corta o pelo mas deixa a parte de dentro, e quando cresce parece mais grosso. Mas com o tempo, os pelos atingem a mesma espessura.

Pasta de dentes seca espinhas

Colocar pasta de dente nas espinhas piora a qualidade da pele, e faz com que apareçam mais espinhas. A pasta de dente faz com que a pele resseque, que em resposta vá produzir mais oleosidade para repor.

Esmaltes escuros deixam as unhas mais fortes

Os esmaltes tanto claros como escuros possuem a mesma composição. A única coisa diferente nos esmaltes é realmente a cor, se quer deixar as unhas mais fortes use esmaltes específicos para isso. Como por exemplo, esses remédios caseiros para unhas fracas e quebradiças.

Comer carboidrato à noite engorda

Essa é mais uma das dicas de saúde que são mitos! Muitas pessoas acreditam que os carboidratos devem ser abolidos das dietas nas refeições noturnas se quiser emagrecer. Mas comer os temidos carboidratos a noite te ajudam a emagrecer, já que faz com que você coma menos no dia seguinte. O que importa é não exagerar.

bebê com mais de 100 larvas na cabeça

Impressionante: bebê com mais de 100 larvas na cabeça

pessoas que rejeitam homossexuais

Pessoas que rejeitam homossexuais não têm coração, afirma o Papa