em

11 Dicas de mãe para a vida

Mesmo quando os filhos reclamam, as mães sabem que estão fazendo o que é certo e que eles ainda vão agradecer por isso
dicas de mãe
Crédito: Freepik

Mãe é um ser sagrado. Ela gera uma vida com a qual mantém uma ligação eterna e muito poderosa. Mãe quer ver o filho feliz, alimentado, aquecido, saudável e aprendendo com as lições da vida, mas do jeito certo. Por isso que as dicas de mãe são tão valiosas e sinceras.

Não há outra pessoa no mundo que vá dizer tudo o que você precisa ouvir, porque sabe que mesmo as duras palavras vão servir de degrau para o seu sucesso.

Dicas de mãe que mais ninguém dá

Sabe aquele hábito de cumprimentar as pessoas quando você chega em qualquer lugar? Também a atitude quase que automática de dar lugar a um idoso ou o pensamento de que você tem que voltar para casa cedo porque amanhã tem trabalho, mesmo quando já cresceu e mora sozinho?

Esses são mínimos exemplos do que você aprende com as dicas de mãe e leva para a vida inteira, mesmo que não se dê conta de ter aprendido com ela, pois o aprendizado com as mães acontece naturalmente, conforme o filho cresce. Veja mais dicas que as mães dão e que fazem os filhos crescerem com disciplina, bom caráter e preparados para enfrentar desafios.

1. Organizar a casa para ser uma pessoa organizada

dicas de mãe sobre organização
Crédito: Freepik

As mães sempre se preocupam em salientar o quanto é importante um indivíduo ser organizado e comprometido. Trata-se de um ensinamento que os filhos irão colocar em prática em diversas situações ao longo da vida, mas precisam se habituar desde cedo. Com base nisso, as mães exigem que os filhos arrumem o quarto todos os dias e ajudem nas tarefas da casa.

2. Ser comprometido para ser confiável

As mães sabem o quanto é importante reforçar aos filhos que as obrigações vêm antes do lazer. Sabem o quanto esse hábito vai ajudar a ser um estudante melhor e um profissional de respeito. Por isso, os seus filhos terão que estar cedo em casa. Hoje pode ser dia de festa, mas amanhã é dia de escola ou de trabalho.

3. Avisar para onde vai e com quem

As mães estão sempre preocupadas em saber onde estão os seus filhos e quem os acompanha. Agora eles podem reclamar, mas quando chegar a vez deles, também irão querer saber o mesmo sobre os próprios filhos. Somente depois de ter os seus é que vai entender que toda aquela preocupação era sinônimo de muito amor e cuidado para prevenir que algo ruim acontecesse.

4. Valorizar o dinheiro

É importante transmitir aos seus filhos a importância e influência que o dinheiro tem na vida, assim como a vantagem de poupar e investir do jeito certo. Por isso, não há roupa nova fora das datas comemorativas ou especiais, nem material escolar extra ao que está na lista da escola. Quando chega na idade de ganhar mesada, precisa merecer para receber.

5. Comer comida de verdade para crescer saudável

dicas de mãe sobre comer certo
Crédito: Freepik

Por mais que seja difícil controlar tudo no dia a dia, as mães evitam permitir que os filhos tenham uma má alimentação, composta por fast foods e refrigerantes. Não deixam comer doce antes do almoço e todo prato tem que ter vegetais.

Mais tarde, quando os filhos crescerem, serão gratos pelo organismo saudável que terão. Somente as dicas de mãe são tão valiosas que terão resultado para uma vida inteira.

6. Dormir na hora certa

Até que os filhos cheguem na vida adulta, eles costumam ter muita energia e disposição para tudo, inclusive, para ficarem acordados até tarde fazendo qualquer coisa que considerem interessante. As mães sabem o quanto é importante ter horário para tudo, especialmente para ir dormir.

É importante lembrar aos filhos, diariamente, de que uma noite bem dormida promove a boa disposição, auxilia na aprendizagem e mantém o corpo e a mente sãos. Mas somente depois dos vinte e tantos que eles vão começar a dar valor a essa dica.

7. De onde vêm os bebês?

As mães podem ter conversas constrangedoras sobre cegonhas e sexo, mas é apenas por uma questão de segurança. Assim, previnem que os seus filhos tenham de lidar com uma gravidez não planejada, doenças sexualmente transmissíveis e pessoas mal intencionadas. Ninguém vai ser tão sincero com esse assunto quanto a sua mãe, mesmo que ela também tenha vergonha de falar abertamente a respeito.

8. Lidar com frustrações

Nenhuma mãe gosta de ver a carinha de decepção ou frustração de um filho quando ele quer algo e não vai ganhar. Muitas vezes, dizer “não” aos filhos é necessário e elas não sentem culpa por isso. Elas têm consciência de que os seus filhos irão ouvir muitos nãos ao longo da vida e precisam aprender a lidar com as frustrações em benefício da sua saúde mental e do seu bom caráter.

9. Respeitar os mais velhos

dicas de mãe sobre respeitar mais velhos
Crédito: Freepik

As mães são duras e rígidas com os filhos em determinadas ocasiões, especialmente se eles forem rudes e impacientes com os avós. Essa lição irá lembrá-los de que têm de respeitar as pessoas mais velhas, porque já viveram muito mais e merecem cuidados especiais.

10. Respeitar a todos

O respeito aos mais velhos vem em primeiro lugar, mas os filhos também aprendem, às vezes a duras penas, que devem respeitar todo mundo. As mães não permitem abuso de confiança e falta de respeito. Se descobrirem que os filhos estão praticando bullying com alguém, elas irão chamá-los para uma conversa, relembrando-os dos valores pelos quais eles se devem se guiar.

11. Levar sempre um casaquinho

Para terminar as dicas de mãe, uma das mais clássicas. Mãe que é mãe vai sempre “encher o saco” para que os filhos levem o casaco e o guarda-chuva. Eles reclamam, mas agradecem quando o tempo muda. O mesmo vale para o protetor solar, a garrafinha de água, a carteirinha de estudante e o lanchinho. Mãe é a mais completa fonte de dicas para prevenir imprevistos que se pode ter. Valorize a sua enquanto a tem por perto.

5 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
drinks sem alcool
Drinks sem álcool: 15 receitas incríveis para fazer em casa
tingir cabelos brancos
Como tingir cabelos brancos