em

Como descascar abóbora fácil

Veja um método simples, com truques e receitas para aproveitar todas as partes da abóbora
descascar abóbora
Crédito: Pxhere

Existem vários tipos de abóbora e alguns têm a casca mais dura do que outros, o que faz serem mais difíceis de descascar. As do tipo moranga e cabotiá são as redondas e de casca mais rija. Então se você aprecia essas abóboras, mas passa muito trabalho para descascá-las, veja se já conhecia esse método mais prático de descascar abóbora.

Como descascar abóbora passo a passo

Depois que tiver comprado e quiser prepará-la, só vai precisar de uma faca e uma tábua. Se a tábua não for de madeira, uma maneira de deixar a abóbora mais firme é colocar um pano de prato por baixo. Veja como fazer:

1. Corte a abóbora ao meio

Coloque a abóbora sobre a superfície, com ou sem o pano, como achar mais firme. Deixe-a com o cabinho virado para cima.

Com uma faca bem afiada e proporcional ao tamanho da abóbora, corte o vegetal ao meio, mas sem cortar o cabinho, pois ele é duro o suficiente para estragar a faca. Então, para isso, corte primeiro um lado depois o outro, a partir do caule.

Feito isso, abra a abóbora ao meio com as mãos. Use uma colher para remover as sementes e reserve-as para reaproveitar.

2. Corte a abóbora em fatias

Depois, no sentido dos gomos, vá cortando-a em fatias, com a polpa virada para cima.

3. Corte a casca das fatias

Quando tiver com todas as fatias cortadas é só remover a casca e pronto, hora de cozinhar.

4. Amaciando a casca no micro-ondas

Se ao tentar descascar abóbora, ela estiver muito dura a ponto de não conseguir fazer o primeiro corte, pode tentar amaciá-la um pouco. Se tiver um micro-ondas que a caiba dentro com folga, lave-a, faça uns furinhos com a ponta de uma faca e coloque no aparelho para aquecer por 10 minutos. Depois deixe-a descansando mais 10 minutos lá dentro e tente cortar de novo.

5. Amaciando a casca no forno

Se a abóbora não couber no micro-ondas, leve-a ao forno. Ligue o aparelho em 200°C para aquecer. Enquanto isso, lave, seque e faça pequenos cortes na abóbora. Depois leve-a ao forno por uns 20 minutos (não mais para ela não cozinhar) e tente cortar novamente, cuidando para não se queimar.

Dicas para aproveitar a abóbora por inteiro

descascar abóbora sementes
Crédito: Unsplash

No passo a passo acima foi recomendado que você removesse as sementes da abóbora e guardasse-as para reaproveitar. Essas sementes são muito nutritivas, veja como preparar para consumir e também como usar as cascas.

1. Petisco de sementes de abóbora

A dica para reaproveitar as sementes depois que descascar a abóbora é de assá-las para que virem um petisco crocante e muito saudável. Para fazer isso, primeiro você vai colocar as sementes em um pote com água e mexer um pouco para soltar as fibras que estiverem presas.

Depois seque as sementes, coloque-as em uma forma, sem deixar que fiquem uma por cima da outra. Tempere com um pouco de sal e azeite e leve para assar. O tempo vai depender do seu forno, então quando perceber que o aspecto delas é de desidratado, retire uma e prove.

Quando estiverem crocantes, tire do forno, deixe esfriar e armazene em um recipiente bem fechado. Pode comer como petisco ou salpicar sobre as saladas.

2. Chips de casca de abóbora

Para utilizar as cascas, que também são nutritivas, a ideia é parecida com a das sementes. Você também irá levá-las ao forno para ficarem crocantes, como um salgadinho.

Para isso, precisa lavar bem a abóbora antes mesmo de tirar a casca. Depois de descascar abóbora, seque as cascas, pressionando-as com um pano de louça bem limpo.

Coloque-as em uma forma, cortando em pedaços menores, como chips. Tempere a gosto, com sal e curry, por exemplo, um pouco de azeite e misture bem. Depois espalhe para que não fiquem por cima umas das outras.

Leve-as para assar em forno médio por uns 20 minutos, provando para saber quando já estiverem crocantes. Então é só esperar esfriar e saborear.

3. Receitas com abóbora

Provavelmente você já tinha uma receita em mente quando resolveu comprar a abóbora. Então, ficam aqui mais sugestões para variar o cardápio usando a polpa desse vegetal saboroso e nutritivo:

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

Microplasticos encontrados em 90 do sal de mesa
Microplásticos encontrados em 90% do sal de mesa
chá gelado
22 Receitas de chá gelado para saborear no verão