em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Como cuidar do colchão para evitar sujeira e deformações

Confira métodos práticos para que o seu colchão fique bem cuidado e agradável e livre de microrganismos prejudiciais à saúde
cuidar do colchão
Crédito: Freepik

Sua cama nem sempre está no melhor estado possível para se ter uma boa noite de sono e isso, muitas vezes, se deve a falhas na hora do processo de manutenção do bom estado do seu colchão. Por isso, é essencial que se saiba como cuidar do colchão e mantê-lo sempre limpo e uniforme, para que não haja prejuízos para a coluna e até para o sistema respiratório.

7 dicas para cuidar do seu colchão

Cuidar do colchão que você dorme é essencial para que haja o controle de elementos como fungos e ácaro, além de evitar que ele fique torto e desconfortável. Todos esses resultados expressivos são gerados por meio de simples atitudes que colaboram diretamente para que você tenha uma noite agradável e até mesmo saudável.

Como escolher o colchão ideal

1. Gire o colchão

Esse é um método muito prático para cuidar do colchão e que consiste em gira-lo em todos os sentidos possíveis. Ou seja, você irá colocar o lado da cabeceira nos pés e irá virar o colchão no sentido contrário em que você não encostava anteriormente. Esse procedimento deverá ser feito uma vez por mês e tem como objetivo que a espuma presente no colchão fique uniforme, o que evita a deformação na superfície.

2. Não passe ferro em cima do colchão

Esse é um hábito muito comum feito por diversas pessoas, já que o colchão geralmente fica ao lado de uma tomada e possui uma superfície larga que ajuda na hora de passar a roupa. Porém, esse é um hábito errado, pois o calor liberado pelo ferro estraga a espuma presente no colchão, danificando sua estrutura.

3. Aspire com frequência

uidar do colchão
Crédito: The Record Herald

O hábito de passar o aspirador de pó no colchão uma vez por semana faz com que evite o acúmulo de poeira e de ácaros em sua superfície. Mas atenção, não é o aspirador que você passa no chão, com aquela vassoura de ponta. É preciso usar outro “bico” e higienizá-lo antes, para evitar bactérias.

Faça este procedimento depois de retirar os lençóis antigos e de colocar os novos, aspirando o restante das sujeiras acumuladas junto com as roupas de cama antigas.

4. Ventile o quarto

A ventilação natural é o melhor modo de cuidar do colchão e evitar que haja o acúmulo de umidade, proveniente do suor do corpo. É importante deixar as janelas e portas abertas durante a o dia, para que o ar circule e o ambiente não fique abafado. Essa simples medida reduz consideravelmente a probabilidade do surgimento de mofo no colchão e na região em volta da cama.

As melhores dicas para manter o quarto organizado

5. Não dobre o colchão

Muita gente dobra o colchão, para facilitar o transporte desse material ou até mesmo a lavagem, mas essa é uma atitude que é bastante prejudicial para o colchão e pode afetar tanto a sua estrutura. Por isso, para cuidar do colchão adequadamente e evitar o rompimento de molas e danificação em suas espumas, transporte o seu colchão na posição vertical.

6. Limpe as manchas

como limpar colchão encardido
Crédito: Magazine Luíza

O colchão da sua criança ficou manchado por conta do xixi que o pequeno não conseguiu segurar? Não se preocupe! Para a limpeza de urina no colchão, você pode fazer uma mistura simples e eficiente: ½  xícara de álcool etílico com ½ xícara de vinagre. Coloque tudo dentro de um borrifador.

Borrife a mistura no local manchado e coloque o colcão no sol para evaporar e secar. Essa solução é ideal para matar as bactérias, retirar o odor de urina e clarear possíveis manchas.

Ainda sobre as técnicas de limpeza para cuidar do colchão é interessante aprender como retirar possíveis manchas de sangue. Para muitos, essa mancha não sai de modo algum. Mas isso é porque não conhecem a fórmula ideal.

Coloque 1 proporção de água com 2 de bicarbonato de sódio (exemplo: 3 colher de água e 6 de bicarbonato). Faça uma pasta bem consistente. Passe no local, esfregue e retire os excessos. Pode deixar no sol para secar (se houver necessidade). Caso a mancha ainda não tenha saído, pode tentar uma destas outras técnicas para limpar o colchão.

7. Não sente nas bordas

Essa é uma medida muito simples que pode afetar positivamente a estrutura de seu colchão. Ao sentar nas pontas, você não distribui o peso de maneira uniforme sobre a espuma e/ou molas. Dessa forma elas podem entortar (deformar), provocando desnível da estrutura. a

Como você bem sabe, esse desnível é terrível para a coluna e prejudica bastante a noite de quem utiliza o colchão. Por isso, é essencial tomar esse cuidado para que manter a manutenção das molas.

Se você achou útil conhecer as técnicas para cuidar do colchão, compartilhe em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
O que é a síndrome da cabeça explosiva
salada de berinjela
Receitas de salada de berinjela: sugestões para refeições coloridas