em

AmeiAmei Meu Deus!Meu Deus! TristeTriste

Aprenda a limpar colchão corretamente com 5 técnicas práticas

Utilize ingredientes caseiros para manter os colchões limpos e cheirosos
limpar colchão
Crédito: Pixabay

Ter um bom colchão é essencial para dormir bem e acordar disposto para as atividades do dia. Cuidar do colchão também é importante, pois com o passar do tempo ele vai acumulando ácaros que podem fazer ele dobrar de peso, além de prejudicar a sua saúde. Se você acha que limpar colchão é uma tarefa muito complicada por causa do tamanho dele, veja a seguir como fazer uma limpeza eficiente.

5 Formas de limpar colchão

Você nem precisa comprar produtos especiais para limpar colchão e deixá-lo como novo. Pode utilizar ingredientes que já tem casa, responsáveis por eliminar os ácaros, remover possíveis manchas de mofo e o odor desagradável deixado por elas.

1. Bicarbonato de sódio

O primeiro ingrediente para limpar colchão é o bicarbonato de sódio puro. Com ele, uma escovinha e um aspirador de pó você vai conseguir um ótimo resultado. Aplique o bicarbonato por todo o colchão, polvilhando principalmente sobre as partes manchadas. Deixe agir durante meia hora no quarto arejado.

Passado esse tempo, esfregue todo o colchão com uma escovinha limpa e seca, sem fazer muita força, apenas para que o produto penetre um pouco mais nas fibras e faça uma higienização mais profunda. Deixe por mais meia hora.

Por fim é só aspirar todo o pó e, se quiser, pode colocar o colchão no sol forte por algumas horas.

2. Bicarbonato com água oxigenada

Para uma limpeza ainda mais profunda, pode fazer uso da água oxigenada junto com o bicarbonato. Porém, vai molhar a superfície do colchão, então só utilize esse método em um dia de sol bem forte, pois o colchão vai precisar ficar algumas horas secando no sol. Também evite esse procedimento com colchões muito grossos.

O método consiste em misturar 4 colheres de sopa de bicarbonato com 250 mililitros de água oxigenada de 10 volumes e duas gotinhas de sabão líquido para roupas, que vai deixar um cheirinho bom.

Coloque essa mistura em um borrifador e aplique sobre todo o colchão, cuidando para não molhar demais. Deixe no sol por algumas horas até secar. Depois use o aspirador ou uma escovinha seca para remover o bicarbonato e está pronto.

3. Vinagre de álcool, bicarbonato e água oxigenada

como limpar colchão encardido
Crédito: Magazine Luíza

A terceira dica é utilizar o poder antifúngico do vinagre para remover as manchas de umidade que se acumulam no tecido do colchão com o tempo. Essa também é uma ótima solução para limpar colchões com manchas de urina.

Comece o procedimento esfregando as manchas do colchão com uma esponja embebida em água oxigenada. Em seguida, aplique um pano molhado com água.

Depois polvilhe o bicarbonato por toda a superfície e borrife o vinagre por cima até ver que se formou um pouco de espuma. Deixe agir durante 1 hora.

Remova o bicarbonato usando um aspirador ou uma escovinha e deixe secar por algum tempo ao sol, até perceber que todo o cheiro do vinagre sumiu, pois irá neutralizar.

4. Quando está sujo com urina

Pode acontecer de vazar urina para o tecido do colchão se tiver crianças ou pessoas acamadas em casa. Em primeiro lugar, se for esse o caso, compre capas plásticas ou impermeáveis para proteger o colchão da umidade, mesmo não havendo vazamento. Mas se mesmo assim acontecer, saiba que as mesmas dicas com bicarbonato e vinagre funciona muito bem, limpando, desinfetando, clareando e removendo o odor.

5. Quando está com mofo

Se você tem um colchão que está sem uso há algum tempo e acabou ficando com mofo, as dicas anteriores para limpar colchão também vão ajudar. Para manchas recentes, passe por todo o colchão um pano umedecido com uma mistura de detergente neutro, água e vinagre branco. Deixe secando no sol enquanto o vinagre faz o serviço de matar os fungos e acabar com o mofo.

Se há mancha de mofo for antiga, faça a misturinha com bicarbonato de sódio e água oxigenada que é mais potente. Esfregue sobre as manchas, deixe agir durante uma hora, depois limpe com uma pano úmido, sem deixar molhado. Seque ao sol para finalizar.

Por que é importante limpar o colchão?

Como você leu lá no começo, o colchão necessita de limpeza periódica porque ele fica acumulando micro-organismos e resíduos do dia a dia.

Suor, pele morta, poeira, pelos e mais um monte de coisas que você não consegue ver, mas estão ali deixando o ambiente menos propício para a saúde.

O colchão acumula muitos ácaros, o que é um grande problema para quem sofre com alergia e doenças respiratórias. Além disso, quanto mais tempo você deixar toda essa sujeira acumulada, mais rápido o material do colchão irá se deteriorar e sua vida útil irá reduzir. Por tudo isso é essencial limpar colchão de tempos em tempos.

De quanto em quanto tempo devemos higienizar o colchão?

A limpeza mais profunda do colchão não precisa ser feita toda semana, nem mesmo todos os meses. De modo geral, a cada 6 meses é o suficiente. Faça uma boa limpeza com uma dessas dicas acima e mantenha seus colchões livres da sujeira. Se tiver crianças em casa, pode fazer a limpeza dos colchões delas com mais frequência, como de 3 em 3 meses.

Para evitar manchas causadas por líquidos, uma boa ideia é proteger o seu colchão e de toda a família com um procedimento de impermeabilização. Veja como uma empresa especializada realiza esse processo que faz prolongar a vida útil dos colchões:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
meu primeiro gradiente está de volta
Meu Primeiro Gradiente: gravador dos anos 90 volta ao mercado
Velhice é só um estado de espírito?