como organizar o quarto
Crédito: Freepik
em

Como organizar o quarto e manter a ordem todos os dias

Retire do quarto tudo o que não usa com frequência, arrume espaço para o que vai ficar e tenha compromisso em manter tudo em ordem

Arrumar o quarto e deixar esse cômodo organizado é uma tarefa muito fácil quando se tem boas ideias e comprometimento com o próprio bem-estar. Mas, seja por ser um ambiente grande demais, muito pequeno, ou por conter excesso de objetos, muitas pessoas encontram dificuldade em manter a ordem. Então, se esse for o seu caso, veja algumas das melhores dicas de como organizar o quarto.

Veja também: dicas de como organizar um banheiro pequeno

10 Maneiras de organizar o quarto

dicas de como organizar o quarto com eficiencia
Crédito: Freepik

As dicas de como organizar o quarto variam entre soluções físicas e hábitos que precisa adotar. As soluções físicas tratam dos espaços que deve ter para guardar cada coisa em seu lugar. Os hábitos são o que você precisa fazer todos os dias para impedir que a bagunça se instale, mesmo tendo lugar para guardar cada coisa.

1. Aposte em ganchos nas paredes e portas

Quem tem muitos objetos e roupas no quarto e não gosta de ficar dobrando tudo sempre que precisa se vestir, deve apostar em instalar ganchos nas paredes e atrás das portas. Assim, evita-se que tudo fique jogado no chão.

Para as roupas que já usou, mas ainda não precisam ser lavadas, escolha ganchos em partes mais escondidas, como na lateral do guarda-roupas que fica virada para a parede, atrás da porta do quarto ou na parte de dentro das portas do guarda-roupas. Para bolsas e acessórios, pode deixar os ganchos em paredes mais visíveis, pois eles acabam se tornando decorativos.

2. Cama com baú

Uma ótima solução para quem tem quarto pequeno e não tem espaço para tudo no guarda-roupas é investir em uma cama com baú. Dentro do baú podem ficar as roupas de cama, calçados ou outros objetos que não utiliza no dia a dia. Assim não vai precisar deixar tudo jogado em qualquer canto, nem precisar colocar um armário extra no espaço pequeno.

3. Cabides e araras

Para quem não tem paciência de ficar dobrando as roupas, a solução é usar muitos cabides. Eles podem ficar dentro do guarda-roupas ou em araras móveis, como essas de lojas, com rodinhas. Assim, o ambiente pode até parecer mais cheio, só que as roupas sempre estarão penduradas e mais fáceis de encontrar.

4. Sapateira

Os sapatos pelo chão deixam um visual de muita bagunça no quarto. Para evitar esse problema, compre uma sapateira de plástico ou faça uma com papelão para pendurar em uma parede ou porta. Assim, sempre que tirar um par de sapatos, guarde-o imediatamente no lugar dele na sapateira, mantendo o chão vazio.

5. Nichos e prateleiras

Para quem tem muitos objetos decorativos ou livros, a dica é deixar tudo nas paredes. Evite as mesinhas que ficam no chão, pois elas trazem a sensação de que o quarto está mais cheio, bagunçado e com menos espaço para circular. A dica é investir em nichos e prateleiras nas paredes, que inclusive podem ser feitos de maneira artesanal, gastando bem pouco. Para deixar o ambiente com visual mais clean, prefira armarinhos de parede com portas para esconder os objetos.

6. Separadores de gavetas

Para as gavetas do guarda-roupas ou da cômoda, a dica é comprar ou fazer separadores. Assim, uma gaveta grande pode se transformar em duas ou três, ajudando a separar os itens por categoria: um separador para meias, um para calcinhas, um para sutiãs e outro para biquínis, por exemplo. Nada mais vai se misturar e se perder.

7. Cesto de roupa suja

Não deixe a roupa suja jogada em um canto, nem mesmo dentro do guarda-roupas. Compre uma caixa alta ou um cesto e vá colocando tudo lá dentro ao longo da semana. Assim, não vai deixar de lavar o que está sujo, nem acabar lavando o que está limpo. Além do mais, o visual do quarto vai ficar mais organizado do que se deixar aquele monte de roupas jogadas.

8. Faça uma limpa nos seus pertences

Seu quarto está muito cheio de roupas, calçados e acessórios? Certamente uma boa parte deles você não usa faz tempo, e nem vai usar no próximo ano. Então, pratique o desapego e tire um dia para separar tudo.

Lembre-se que são apenas objetos, e não vale a pena ficar acumulando o que não usa com frequência. Doe as peças que estão boas, faça brechó das que estão novas, mas nunca usou, e dê um novo uso para as que já estão bem velhas. Essa atitude vai ajudar a organizar o seu quarto e também a sua vida emocional.

9. Mantenha uma agenda de organização

Se você é uma pessoa muito distraída e vive pensando em mil coisas ao mesmo tempo, ajude-se a ser mais eficiente na hora de arrumar o quarto. Tenha um caderninho na sua mesinha de cabeceira com os dias em que deve fazer cada tarefa. Por exemplo: segunda-feira é dia de lavar roupa; terça-feira para varrer o chão e tirar o pó do quarto; quarta-feira para dobrar as roupas e guardar sapatos, e assim por diante. Fazendo isso sempre, vai acabar virando hábito e você vai se tornar mais organizado naturalmente.

10. Não deixe para depois

Para conseguir fazer sua agenda de arrumação ter sentido, precisa assumir um compromisso com você. Nunca deixe as tarefas do dia para depois, muito menos para o dia seguinte. Levante-se, pare o que estiver fazendo, e faça a tarefa na hora. Depois que fizer, vai sentir um grande alívio e vai perceber que cada vez terá menos coisas para fazer, pois seu quarto estará sempre organizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
sintomas menos conhecidos da diabetes

5 Sintomas menos conhecidos da diabetes para prestar atenção

leite queimado

Como fazer leite queimado: uma bebida aconchegante